12 Alimentos que não devemos colocar no micro-ondas

12 Alimentos que não devemos colocar no micro-ondas

Quem nunca se assustou quando colocou alguma coisa no micro-ondas e viu faísca, ou a comida explodiu, ou sujou todo o micro-ondas? Alguma experiência desse tipo quase todo mundo já teve, né?

O problema é que, apesar do micro-ondas facilitar muito a nossa vida e cozinhar quase tudo em bem menos tempo, tem alguns alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas, pois podem causar alguns acidentes.

Eu tinha um micro-ondas, que pifou há alguns meses atrás (até mostrei no Instagram). Agora estou com um novinho em folha e eu que sempre usei muito o micro-ondas porque acho prático, pensei em aproveitar e fazer esse post.

Por isso fiz esse post mostrando os alimentos que não devemos colocar no micro-ondas, veja:

1 – Ovo Inteiro

Nunca coloque ovos com casca dentro do micro-ondas, ele vai explodir.

Ovos cozidos descascados você pode colocar no micro-ondas, mas com cautela. Não coloque lá e esqueça, coloque de pouco em pouco tempo, apenas para aquecer. Se colocar muito tempo, ele também corre o risco de explodir.

Já fazer ovo no micro-ondas também exige um certo cuidado. Ou você usa uma forma própria para micro-ondas e segue as instruções, ou faz ele misturando levemente, ou furando a gema. Tudo que tem uma película fina, corre o risco de explodir no micro-ondas.

2 – Batata Inteira

Você pode fazer batatas descascadas ou cortadas sem nenhum problema. Mas, se quiser fazer batatas inteiras com casca no micro-ondas, o truque é furar a batata com uma faca em diversos lugares, isso evita que a batata exploda.

3 – Tomate Inteiro

Se você quiser fazer tomate no micro-ondas, também deve furar a casca, cortá-los em pedaços ou retirar a casca, dessa forma ele não explode.

4 – Peça grande de carne

Normalmente quando colocamos uma peça muito grande de carne, nunca conseguimos cozinhá-la por igual. Uma parte cozinha e a outra não. As vezes uma parte fica muito ressecada. Por isso é melhor cortar a carne em pedaços menores.

Descongelar carne no micro-ondas também não é uma tarefa fácil, pois ela começa a cozinhar nas beiradas.

5 – Pimenta

Pimentas podem pegar fogo quando colocadas no micro-ondas, devido a alguns elementos que ela contem. O vapor que sai delas também quando estão sendo aquecidas no micro-ondas queimam os olhos e a garganta, então evite.

6 – Uva

Tem gente que acha que pode fazer passas com as uvas se colocá-las no micro-ondas, você não vai conseguir. Não faça isso e ainda vai correr o risco da uva pegar fogo.

7 – Frutas desidratadas

Com as frutas desidratadas você só terá problemas se deixar elas no micro-ondas por muito tempo, pois elas tem pouco líquido e correm o risco de pegar fogo.

Mas uma dica boa é quando as frutas desidratadas já estão duras (como passas), você coloca uns 30 segundos e elas voltam a ficar macias.

8 – Linguiças e Salsichas

Elas possuem uma película e podem explodir quando colocadas no micro-ondas. Uma dica é fazer pequenos cortes ou embrulhá-las em papel toalha.

9 – Leite em Caixa

Não aqueça leite na própria caixa, pois ela tem alumínio na composição da embalagem e em hipótese alguma podemos colocar metal no micro-ondas.

10 – Óleo

Não use grandes quantidades de óleo no micro-ondas para fazer frituras, pode ser perigoso. O risco de explosão é muito grande por causa da alta temperatura que ele alcança. Mas, você pode usar uma pequena quantidade para refogar o tempero.

11 – Comidas em pratos com detalhes brilhante

Não aqueça nenhum tipo de comida em louça que tenham detalhes dourados, nem prateados, pois eles normalmente são feitos com tinta metalizada e pode faiscar.

 12 – Copo com água

Esquentar água no micro-ondas parece inofensivo, mas não é. Eu mesma tenho um amigo que se queimou quando colocou uma xícara com água para aquecer no micro-ondas para fazer café. O problema é que acontece um superaquecimento e a qualquer movimento do copo, a água explode e acaba queimando quem está com ele na mão. Uma dica para evitar isso é colocar o café antes de aquecer a água.

E você já passou por algum susto com seu micro-ondas?

Comments

  1. Cristina says

    Fui fazer uma calda de chocolate e passou do tempo, queimou a calda e a vazilha que estava a calda , vixe ficou dias cheirando queimado na cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *