20 dicas para fazer um bolo fofo

Dicas para fazer bobo fofo

Se tem uma coisa que gera muito comentário aqui no blog é receita de bolo. Recebo muitas mensagens e emails de gente que não consegue fazer um bom bolo ou conseguiu fazer seu primeiro bolo seguindo alguma receita aqui do AquinaCozinha, nesse caso fico sempre muito feliz em poder ter ajudado e para quem não consegue fazer um bolo super fofo eu sempre dou várias dicas. Mas, agora resolvir colocar todas elas em um post.

Até já fiz um post aqui falando muitas dicas que uso para o bolo dar certo, foi em 2010, mas as dicas valem sempre, então podem ir lá dar uma olhada, vale muito a pena.

Dessa vez me concentrei em dicas que deixam o bolo mais levinho, mais fofo. São dicas que uso no meu dia a dia, que já testei.

Veja:

  1. Leia a receita e separe os ingredientes. Não comece a fazer o bolo e pare, para ir procurar algum ingrediente.
  2. Use ingredientes de boa qualidade, isso faz muita diferença.
  3. Prefira usar manteiga ao invés de margarina, além do sabor ser bem melhor o teor de gordura também, isso deixa o bolo mas fofo.
  4. Antes de começar a bater o bolo ligue o forno no médio para preaquecer e unte a forma e polvilhe com farinha de trigo (ou a farinha que manda na receita)
  5. Prefira untar a forma com manteiga ou óleo. Margarina tem muita água na composição e menos gordura e isso pode fazer com que o bolo grude na forma.
  6. Peneirar os ingredientes secos, deixa-os mais areados e o bolo fica mais fofo.
  7. Se a receita que você está usando está em peso, use uma balança para pesar os ingredientes. Mas se estiver em medidas caseiras, como xícaras e colheres, use tanto a xícara quanto a colher medida (aquelas que vende em jogos, clique e veja).
  8. Na hora de medir os ingredientes secos em xícaras e colheres medida coloque o ingrediente sem apertar, depois passe uma faca por cima para nivelar.
  9. Para medir manteiga em xícara ou colher medida, coloque a manteiga no recipiente e dê uma leve apertadinha para preencher os espaços vazios.
  10. Se a receita pede para primeiramente bater a manteiga, com o açúcar e os ovos, bata bem até cremar, isto é, virar um creme esbranquiçado.
  11. Nunca coloque os ingredientes de uma vez, vá colocando aos poucos. No caso da farinha de trigo, vá polvilhando com cuidado e aos poucos isso deixa a massa mais aerada.
  12. Se estiver fazendo um bolo simples de farinha de trigo, substitua 2 colheres de sopa por amido de milho (maisena), isso deixa o bolo leve.
  13. Se o bolo pede clara em neve, coloque a clara em neve no final (antes apenas do fermento) e mexa delicadamente na mão com um fouet ou colher grande com movimentos de baixo para cima para o bolo ficar aerado. Delicadamente gente, aqui a pressa é inimiga da perfeição.
  14. A última coisa que colocamos na massa do bolo é o fermento. Assim que colocar o fermento leve o bolo ao forno preaquecido.
  15. Não coloque fermento demais, cria bolhas em cima do bolo e fermento de menos deixa a massa pesada e até mesmo solada. Coloque a quantidade certa que a receita pede.
  16. Antes de colocar o fermento na massa, misture bem o fermento, o famoso agite antes de usar. Fermento é uma mistura de ingredientes e precisa ser misturada para ter um bom efeito.
  17. Quando colocar o bolo no forno, não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos. Seu bolo pode baixar e ficar solado.
  18. Se você espetar o palito antes dos primeiros 30 minutos corre o risco do bolo baixar. Depois de 30 minutos do bolo assando veja se a aparência do bolo está seca, só aí faça o teste do palito para ver se o bolo está assado por dentro. Se ao enfiar o palito, ele sair limpo, está bom.
  19. Assim que o bolo estiver assado retire do formo. Se você deixar o bolo tempo demais no forno pode ressecar.
  20. Para desenformar o bolo, espere esfriar. Bolo fofo tende a quebrar se desenformado quente.

Dica Bônus:

Procure receitas confiáveis. Receitas testadas

Aqui no blog tenho ótimas receitas de bolo, inclusive com o passo a passo, veja aqui:

Receitas de Bolo

Comments

  1. Andressa says

    Fiz uma receita de bolo aqui do blog que dizia pra batar a manteiga, os ovos e o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Fiz conforme a receita mas o creme ficou aguado, não ficou branco e fofo. Será que ´foi por eu ter usado margarina em vez de manteiga? é que tenho intolerância à lactose, daí sempre uso margarina sem leite. Mas mesmo assim o bolo deu certo e ficou bom…

  2. Cristina Bellato says

    Sensacional… Adorei as dicas.
    Vc é sempre atenciosa e curto muito sua página!!!
    Obrigada pelas dicas. Sucesso
    Bjs

  3. says

    Pode ter sido a margarina sim Andressa. Até com algumas manteigas às vezes, quando batemos demais, o creme fica como se estivesse talhado, mas da certo. Que bom que o seu ficou bom. Beijos

  4. Rosane says

    Misericórdia , não aguento mais comer os bolos que faço sozinha, já que nunca ficam bons e ninguém mais se arrisca experimentar.
    Depois dessas dicas espero ter sucesso no preparo do próximo bolo.
    Obrigada Patty Martins.

  5. Kelly says

    Olá, venho por meio deste e-mail parabeniza-la por se dispor a compartilhar o seu conhecimento com as outras pessoas.Não se importe com quem te critica ,pois como as estrelas são as pessoas, todas tem o próprio brilho, mas não São todas que conseguem admirar o brilho da outra com respeito e admiração! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *