Arroz de Açafrão

Arroz de açafrão

Esse arroz com açafrão é um arroz que fica ótimo para variar o arroz do dia a dia, mas assim enformado e decorado fica ótimo para qualquer festa. Sem dizer que é um arroz muito saboroso.

 

Arroz de Açafrão

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de arroz parboilizado

4 xícaras (de chá) de água fervente

2 colheres (de sopa) de cebola bem picadinha

1 colher (de chá) de alho espremido

2 colheres (de sopa) de óleo

1 colher (de sobremesa) de açafrão em pó (também chamada de Cúrcuma da terra)

Sal a gosto (usei 1 e 1/2 colher de chá)

1 xícara (de chá) de ervilhas congeladas

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o óleo, a cebola e o alho e deixe fritar levemente (só murchar mesmo, não precisa dourar). Acrescente o arroz e frite um pouquinho até o arroz ficar levemente transparente. Acrescente o açafrão e o sal, misture bem e junte a água quente. Mexa bem e deixe começar a ferver. Abaixe o fogo (deixe no mínimo), tampe a panela e deixe cozinhar. Quando a água tiver quase toda seca, abra a panela coloque as ervilhas, misture, tampe novamente e deixe terminar de cozinhar.

Quando arroz estiver totalmente seco, deixe a panela tampada descansando um pouco.

Depois coloque o arroz em uma forma de buraco no meio, pressionando um pouco para compactar o arroz (levemente hein). Depois é só virar a forma em um prato grande, dar umas batidinhas no fundo e pronto, é só enfeitar. Eu usei tomates cerejas e salsa para a decoração.

Arroz de açafrão

Dicas:

  • Usei o arroz parboilizado, que é mais difícil de empapar do que o arroz branco comum, mas pode fazer com o arroz agulinha normal.
  • Esse arroz não precisa lavar, se você comprar um arroz que precisa lavar, lave ele muito bem, escorra e deixe secar um pouco, assim você terá um resultado melhor.
  • Eu enformei o arroz, mas também pode servir normalmente em um prato ou travessa.

 

 

Comments

  1. Dália - http://preguicanacozinha.blogspot.pt/ says

    Olá, gosto muito de açafrão no arroz fica muito saboroso e o arroz fica mais com uma apresentação mais bonita. Gostei da forma como o enformou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *