Azeite de Hortelã

Azeite+de+Hortela (2)

Outra coisinha que fiz com as hortelãs que eu ganhei e que falei no post sobre o Molho de Hortelã para Salada foi esse Azeite de Hortelã. No fim de ano fiz o Azeite Aromatizado e viciei em ter sempre um azeite temperado na minha bancada da cozinha. Se a gente quer dar um toque especial em qualquer receita é só pingar algumas gotinhas desses azeites, fica muito bom.

Quando ganhei as hortelãs, a primeira coisa que pensei em fazer foi Quibe (lóoooogico, kkk) que depois vou mostrar o que fiz, fiz o assado. E daí pensei em fazer o Azeite de Hortelã para regar o quibe na hora de comer, ai G-Zuis, ficou muito bom. Mas, também já usei o azeite em torradinhas  e também ficou show.

Veja como fiz:

Azeite de Hortelã

Ingredientes

1 xícara (de chá) de folhas de hortelã

1 xícara (de chá) de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo

Retire todas as folhinhas da hortelã (você não vai usar os talinhos). Lave e seque muito bem. Coloque no liquidificador junto com o azeite e bata até triturar todas as folhas. Eu deixei com as folhinhas trituradas dentro dele, mas se você quiser pode passar por uma peneira de malha bem fina e ficar só com o azeite aromatizado. Coloque em um vidro com tampa.

Azeite+de+Hortela

Sugestão de uso:

  • Use para temperar quibe tanto o assado quanto o frito.
  • Fica muito bom para temperar saladas e tabule.
  • Especialmente bom para regar carne de cordeiro, mas também fica bom com carne suína.

 

Comments

  1. says

    Ixe amiga, aqui está complicado achar hortelã. Eu sei (porque li) 😉 que esses vc ganhou mais e pra vc comprar.. vc acha fácil?

    Tenho ctz que esse azeite ficou uma tentação de bom.

    Ah, desculpa por sumir mais é a vida louca de cada dia. Estou voltando. Beijos

  2. Cris says

    Nooooossa, q site maravilhoso eh esse!!!
    Amiga, vc tá de parabéns!!!
    Bjs no coração..
    Q Deus te abençoe imensamente..

  3. says

    Senti sua falta.
    Aqui eu não acho fácil para comprar não, as vezes consigo da casa de uma amiga e também tenho um pézinho (bem zinho mesmo, rs) na minha hortinha da varanda.
    Beijos

  4. Marisa says

    Patty seu site é sisplesmente divinoooooo!!! Eu sempre comprei de uma senhorinha de 82 anos aqui da minha cidade o sal fino com ervas para temperar carnes, aves e peixes. Os ingredientes que consta no tempero caseiro são: sal,alho,cebola,cebolinha,salsinha,açafrão,manjericão,cenoura,alecrim,louro,oregano e pimentão. Imagino que deve ser tudo comprado de saquinho no supermercado. Mas e a cenoura e o pimentão como deve ser? Vc saberia me dizer? Só sei que tem um cheiro e sabor maravilhoso. Mande um recado no meu e-mail. Obrigada.

  5. Talita Pinheiro says

    Essa semana eu estava pensando em mudar meus hábitos alimenticios(vamos dizer assim, rsrs) eu sempre gostei muito de verduras, frutas..mas tenho o péssimo hábito de comer muito carboidrato!Procurando receitas na net encontrei vc!MUITO OBRIGADA!Encontrei varias dicas e receitas que vão me proporcionar mais qualidade e prazer na alimentação.Estarei ligada todo os dias e com certeza falarei para as minhas amigas sobre esse blog!Ah, importante: sou soteropolitana, sou seja baiana!!rsrs Deus abençoe vc e sua familia!

  6. Mariza says

    Obrigada pela receita do azeite com hortelã….estou na casa da minha filha, na Australia, e aqui se usa muito hortelã,mas é a nossa menta do Brasil….come-se na salada de frutas,ou só com melancia em cubos e na culinária salgada….eu amoooo…;)

  7. Doris Maria says

    Olá, tudo bem?

    Amei a sugestão e vou fazer…Faço também em casa a desidratação das ervas, amarro os caules com elastico e penduro “de cabeça para baixo” e coloco em local seco, arejado e com sombra (varal), nesse verão em 3 dias estão secos, daí despenco as folhas e coloco em vidro com tampa, também local seco e arejado (armário) e quando for usar é só dar uma leve esfregadinha na palma das mãos e colocar na receita. Faço com todas as ervas, não compro nenhuma industrializada. espero que vcs gostem da ideia, beijokas

  8. Andrea says

    Sou apaixonada por suas dicas e receitas! Este ano presentearei familiares e amigos com os sais temperados que compartilhou conosco!
    Querida, sabe dizer a validade deste azeite delicioso e os sais de ervas ou gersal? Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *