Benefícios nutricionais do inhame e duas receitas feitas com ele

Benefícios do inhame

Eu como boa nordestina, amo o inhame. E hoje vim contar para vocês os benefícios nutricionais  dele.

Dependendo de cada região chamam o inhame de formas diferentes. Na Bahia eu conheço como inhame mesmo, mas quando vim morar em Minas Gerais tive dificuldade de encontrar, pois aqui eles chamam de cará.

Essa raiz é rica em diosgenina, que no nosso organismo é convertido em aldosterona, progesterona, estrogênio e corrisol, devido a ações enzimáticas. Então, é excelente para mulheres pós menopausa, pelo seu potencial estrogenotrófico. A recomendação seria o consumo diário durante 30 dias para modulação hormonal.

Além disso, ele é rico em nutrientes e fitoquímicos que modulam o perfil lipídico e melhoram a capacidade antioxidante do organismo, reduzindo assim o risco de desenvolvimento de doencas cardiovasculares, câncer de mama e modula o estresse oxidativo (aumenta expressão de enzimas antioxidantes). Por ter ação antiinflamatória, ajuda também a reduzir sintomas da TPM,  a perder uns quilinhos extras  e também combate a temida celulite.

Sua composição nutricional ainda tem carboidrato complexo, com muitas fibras e micronutrientes.

Então, que tal substituir o pão francês, por inhame no café da manhã ou no jantar?

Vamos provar então uma receitinha deliciosa que peguei do programa Bela Gil Cozinha e amei demais:

 

Bolinho de Bacalhau Funcional

 

bolinho de bacalhau funcional

Ingredientes

350 g de inhame

280 g de bacalhau seco

2 cenouras

1 cebola

Semente de linhaça

Pimenta, ervas, salsinha e sal a gosto

Modo de Preparo

Dessalgue o bacalhau (como não tenho muita pratica na cozinha, deixei de molho de um dia para o outro) e depois cozinhe o bacalhau e reserve. Cozinhe o inhame, amasse-o com um garfo ou passe no espremedor de batatas, passe as cenouras no   processador e reserve também. Depois refogue a cebola no óleo de coco, coloque  as cenouras e o bacalhau, acerte o sal e tempere a gosto com pimenta, ervas e salsinha (eu não tinha salsinha em casa). Depois junte o inhame amassado ao bacalhau e faça bolinhas. Na receita original não empanava, mas resolvi empanar na farinha de linhaça, isso é opcional. Depois das bolinhas feitas, é só assar até dourar. Ficou deliciosoooooo! Super prático e dá pra servir como petisco em uma reuniãozinha de amigos!!

Segue outra receitinha super nutritiva com o inhame para substituir o leite de vaca:

Leite de Inhame

Deixe uma xícara de inhame de molho por 8 h. Despreze a água e bata no liquidificador o inhame com 3 xícaras e 1/2 de água filtrada. Depois coe em um coador de café ou um pano fino e limpo. No final pode acrescentar gotinhas de essência de baunilha. E esta pronto um leite vegetal super nutritivo. Pode armazenar por 5 dias na geladeira.

Espero que gostem.

Abraços,

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

Comments

  1. Nea Farache says

    será que esse leite serve para a receita de estrogonofe de carne e frango? Aqui em casa não comemos carne com leite.

  2. Ana Maria says

    Amei suas receitas, tais como pasta de gergelim, leite de inhame. Sucesso e muita Luz! Obrigda!

  3. Fernanda says

    Boa Tarde! aqui em Minas agente não conhece inhame como cara não , são duas coisas muito diferente , cara é mais branco , mais babento , inhame é mais escuro mais pastoso, o sabor é muito diferente !!

  4. karina says

    Como sei quando o inhame é comestivel tem foto do inhame que tu fez? Alguma dica de destinguir o inhame comestivel do não comestivel, ,..

  5. Bruna says

    Olá! Estou amando seu site! Já peguei um monte de receitinhas e vou fazer hoje mesmo a da casca da banana verde! Ultimamente tenho procurado descartar o mínimo possivel de alimentos! Procuro achar um uso pra tudo, desde a casca até as sementes! Mas tenho duas perguntas sobre esse leite de inhame: Ele fica ‘babento’ como o inhame, ou o leite fica com um aspecto de leite comum mesmo? Ah, e o que eu posso fazer com o resíduo que fica no pano, que ‘sobra’ do leite?
    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

  6. says

    Olá, Bruna, boa tarde!
    O leite de inhame não fica babento, não. Eu tenho muitos pés do tubérculo, em casa, tomo e sirvo o leite, que é muito semelhante com o leite animal.
    O resíduo eu guardo no freezer. Vou juntando e, quando tenho uma quantidade razoável, faço um creme ou uso em uma torta.
    Já que estou aqui, parabenizo a Patty pelo blog e convido a todos a conhecer o meu, Trocando em Miúdos, disponível

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *