Bife de Fígado Acebolado

Bife+de+figado+acebolado

Parece mentira, mas aqui em casa as crianças amam fígado. Quando demoro muito para comprar eles me cobram. Parece até aquela propaganda “Mãe, compra brócolis?“, lembram? É bem isso, kkkk. Eles acham uma carne molinha e eu deixo o fígado de molho no leite e isso tira aquele sabor muito forte que o fígado tem.

Então, se você é dos nossos e gosta de fígado, faz esses bife aí que você vai gostar e se quiser uma outra opção com fígado, clica e vê como fazer ele à milanesa:

Fígado à Milanesa

Veja a receita de hoje:

 

Bife de Fígado Acebolado

Ingredientes

1/2 kg de fígado de boi cortado em bifes

2 dentes de alho

1 colher (de chá) rasa de sal

1 cebola grande cortada em rodelas (ou duas pequenas)

Leite para deixar de molho

Óleo para fritar

 

Modo de Preparo

Quando dei a receita do Fígado à Milanesa, eu já tinha dado essa dica de deixar os bifes de fígado de molho no leite, isso tira o gosto forte dele e a acidez. Eu usei uma xícara de chá de leite sobre  os bifes. Mexa bem e deixe aí por uns 15 minutos.

Depois escorra os bifes (mas não lave) e tempere com o alho amassado e o sal. Deixe no tempero um pouquinho para pegar sabor. Depois aqueça a frigideira, coloque um pouco de óleo e frite os bifes, sem colocar muitos de uma vez. Vire o fígado quando já tiver dourado de um lado. Vá fritando os bifes e reservando em uma travessa. Agora vamos fritar as cebolas.

Caso a frigideira que você usou para fritar os bifes tenha ficado muito queimada, passe um papel toalha para tirar o excesso e coloque mais óleo. Coloque as rodelas de cebola (não precisa soltar as rodelas, quando aquecer elas se soltam sozinhas), deixe o fogo baixo e vá fritando as cebolas mexendo de vez em quando (isso demora um pouquinho). Quando as cebolas estiverem douradinhas tempere com sal e coloque sobre os bifes de fígado fritos e sirva quente.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Porque o bife de fígado pode ficar borrachudo?

Ele pode ficar borrachudo por não ser fresco, por não ser limpo da forma correta e por cozinhar/fritar de forma errada. Para evitar isso sempre:

  • Compre um fígado fresquíssimo, com cor bem viva.
  • Retire os nervinhos e a pele ao redor do bife, se fritar com essas partes ele fica duro.
  • Só tempere os bifes de fígado com alho, pimenta, cebola. Se você colocar limão ou vinagre, ele tende a ficar duro e borrachudo.
  • Não frite muito. Use uma panela bem quente e com pouco óleo.

Observação: O fígado é um alimento riquíssimo nutricionalmente, é um ótimo alimento para crianças, grávidas e pessoas com anemia.

 

 

Comments

  1. says

    Hum…eu gosto de fígado, tava pensando nisso ontem.

    Mas nunca manipulei e não sei limpar…mas já achei ótima essa dica do leite!

    bjinhus

  2. says

    Hummmm… Nunca fiz fígado e nem lembro quando foi a última vez que comi, mas fiquei com uma vontade enorme de comer esse aí, que cara ótima!!!
    Beijos!

  3. terezinha barroso says

    eu tive anemia quando estava gravida o medico me receitou um bife de figado e um copo de leite batido e tomar pela manha para fortalecer o bebe.

  4. ana paula says

    adorei essa dica nunca tinha feito dessa forma, mas já tô indo preparar meu fígado para o almoço das crianças

  5. Thawane says

    Eu não sou muito chagada a fígado gosto de comer mais em churrasco mas como eu estou grávida e com anemia a doutora me indicou comer bastante bife de fígado e gostei da sua receita e vou preparar o meu hoje bjjinhos

  6. karla says

    Eu n gosto mt d fígado. Mas hj testei a dica, é fica bom mesmo. Nc tinha feito. Mas as raras vezes q comi achava duro..bjs

  7. Juliana says

    Mas pra tirar aquele sangue ? Precisa lavar antes com água e depôs colocar no leite ou coloca no leite com o sangue mesmo?

  8. antonio says

    absolutamente fantástica a receita.ainda mais pra mim que me aventuro sempre na cozinha mas não posso me considerar como alguém experiente na área.gosto demais de fígado e confesso que não sabia desse detalhe do leite parabéns pela dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *