Bolinho Integral de Maçã com Especiarias

Muffin+Integral+de+Maca+com+especiarias+(6)

Que delícia esse bolinho gente. Foi uma invenção num dia da semana passada à tarde e que deu super certo. Na verdade é um muffin bem gostoso e com pedaços de maçã.

Apesar de ser integral e com açúcar mascavo, as crianças amaram e comeram tudinho. Porque vocês sabem né, criança as vezes torce o nariz para alimentos integrais. Aqui em casa eu fico fazendo malabarismos para elas comerem o pão integral no dia a dia. Mas, só tenho conseguido umas duas a três vezes na semana. Então, aproveito as receitas que elas mais gostam e substituo parte da farinha branca por farinha integral e aí elas comem que é uma beleza (faço isso com panqueca, com bolos, pães, etc…).

Esse bolinho bem saudável dá para você fazer com recheios variados, como bananas, maçã, ameixa, passas e por aí vai. Outra coisa que queria falar para vocês é que, como a maioria dos muffins, para fazer a massa,  é só misturar tudo, nem precisa bater nem sujar mais do que uma vasilha.

Vamos ver como fiz?

Bolinho Integral de Maçã com Especiarias

Ingredientes (12 muffins)

1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de chá) de canela em pó

1/2 colher (de chá) de cravo em pó

1/2 colher (de chá) de noz moscada

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 xícara (de chá) de açúcar mascavo

2 ovos

1/2 xícara (de chá) de óleo de canola

1/2 xícara (de chá) de leite desnatado

2 maçãs

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture. Acrescente os ovos, mexa e junte o óleo e o leite. Descasque as maçãs, tire as sementes e corte em cubinhos. Junte a maçã picadinha na massa, misture bem e coloque em forminhas. Leve ao forno médio (entre 180 a 200 graus) por em média 20 minutos ou até dourar e quando você enfiar um palito e ele sair seco.

Eu usei forminha de silicone que não precisa untar, mas se for usar forminhas de alumínio, unte e enfarinhe. Você também pode usar forminhas de papel para assar, dá para ser as de empada ou de cupcake.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Você já está participando do concurso de Páscoa aqui no blog? Não? Então vem gente é muito fácil e o prêmio é bem legal, um Multiprocessador 3 em 1 (processador, liquidificador e triturador)

Veja as regras e participe, clique aqui:

Qual sua receita preferida na Páscoa?

 

Comments

  1. says

    Eu só como pães integrais, acho mais saborosos, mas só comprados! Nunca fiz pães em casa. Vou ver se acho farinha integral, aí posso, pelo menos, tentar esse bolinho! 😀

  2. Yolanda says

    Outro dia peguei uma receita ótima parecida com essa com algumas diferenças e totalmente com farinha integral . Sua receita com certeza vou fazer. Anotei. Bjs. e obg. Feliz Páscoa.

  3. jucimara says

    Ola flor tudo bem? Me tira uma duvida essas forminhas vão para o forno do fogão, sem problemas??

  4. Sabrina says

    Patty Martins, eu posso fazer a receita toda com farinha integral, ou tem que ser necessariamente metade farinha integral e metade farinha normal???

  5. Kênia says

    Amo esses bolos com especiarias! Mas estou sem essas forminhas..será que dá pra fazer numa forma normal?

  6. Lorena says

    Bom dia! Tudo bem? Fiz esses bolinhos ontem e foi um sucesso! Todos amaram! Não usei 1 xícara inteira de farinha de trigo, coloquei 1/2 de farinha de trigo e 1/2 de farelo de aveia, mas na próxima vez substituirei a farinha de trigo pelo farelo de aveia. Coloquei 3 maçãs pequenas, 1 banana, uvas passas e castanha. Ficou maravilhoso! Obrigada por compartilhar suas receitas! Beijos

  7. jeanne oliveira says

    Boa tarde, gostaria de saber se pode trocar o óleo por manteiga becel. Aguardo resposta. Obrigada.

  8. Izabel says

    Fiz essa receita hoje e o bolinho ficou MA.RA.VI.LHO.SO!!! Segui a receita com as mesmas medidas, mas só não tinha em casa o cravo e a noz moscada. Mesmo assim ficou muito gostoso e fofinho. Todos gostaram, principalmente minha filha de 1 ano e 8 meses. Obrigada por compartilhar!

  9. Pauliany says

    Eu amei essa receita. Já havia tentado fazer bolo integral aqui em casa, mas ficou com gosto de papelão, um horror. Esse fica com sabor incrível. Eu não tinha cravo então substituí por gengibre e no lugar de colocar as maças picadinhas, bati no liquidificador com os líquidos. Muito obrigada por compartilhar. Farei sempre! =D

  10. Carina says

    Olá D.Patty!Posso fazer essa receita em forminhas de bolo retangular pequenas?Estou fazendo bolos para vender e me pedir integrais e/ou com pouco açucar, a Sra tem alguma receita para me indicar?

  11. aurora torres says

    Paty tenho muita dificuldade com pão integral,não sei sovar acho, por isso só faço de liquidificador mas fica muito seco, como uma fatia e o resto resseca tanto que acaba jogando fora, por favor me ajude

  12. Fernanda says

    Olá não tem como fazer com duas xícaras de farinha integral? Tem que ser uma branca e uma integral mesmo? Obrigada

  13. Rodrigo Zanardini says

    Farei sua receita hoje a noite!! Vc. acha que uma farofinha, estilo de kuka ficaria bacana na cobertura? Sei que tira um pouco da questão saudável, mas não é problema no momento! hehe…Parabéns pelo blog, tudo bem explicadinho pra quem quer fazer em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *