Bolo de Tapioca da Bahia

Bolo+de+tapioca+da+Bahia+(8)

Esse bolo é espetacular. É o bolo da minha infância. Minha avó e minha mãe faziam. Eu disse certo, faziam. Acreditam que liguei para minha mãe, que ainda mora na Bahia, e pedi que ela me lembrasse dessa receita que eu tinha me esquecido se precisava ou não deixar a tapioca de molho. Sabem qual foi a resposta dela? Não sei. Isso mesmo, ela também não lembrava. Minha mãe nunca foi de anotar receita e ela simplesmente esqueceu. Como minha avó não está mais entre nós, corri para ligar para algumas amigas para saber como elas faziam a receita. Liguei para Silvandira, em Salvador (Silvinha é daquelas pessoas craques na cozinha, sabe como é? E se for comida baiana então, Jesus, ela sabe tudo), e ela me disse que fazia sem colocar a tapioca de molho (como eu imaginava). Daí minha mãe falou com outra amiga nossa, a Simone, lá de Senhor do Bonfim, e a Simone também não colocava de molho. Então, decidi fazer no dia seguinte.

À noite recebo uma ligação de minha mãe: “Faz a receita como a gente falou, que dá super certo, é aquele bolo mesmo que a gente fazia a muito tempo atrás. Eu fiz e já comemos quase todo de tão bom que está.” kkkk. Isso porque o médico mandou ela fazer dieta.

Daí no dia seguinte fiz o bolo. Tive que fazer para ver se realmente era tão gostoso quanto eu lembrava. E era.

Veja então a receita do nosso delicioso Bolo de Tapioca:

Bolo de Tapioca da Bahia

Tempo de Preparo: 10 minutes

Tempo de Cozimento: 40 minutes

Tempo Total: 50 minutes

Rendimento: 1 bolo de 30 cm

Bolo de Tapioca da Bahia

Ingredientes

  • 3 xícaras (de chá) de farinha de tapioca
  • 1 coco seco
  • 500 ml de leite
  • 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó para bolo

Modo de Preparo

  1. Descasque o coco, inclusive aquela parte marrom junto à polpa. Deixe só a parte branca. Corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador, junte o leite e bata bem até ficar bem fino. Depois junte a manteiga, o açúcar e as gemas e bata um pouco mais.
  2. Em uma tigela coloque a farinha de tapioca e a farinha de trigo. Junte a mistura que está no liquidificador delicadamente com as farinhas na tigela.
  3. Acrescente o fermento e misture novamente.
  4. Bata as claras em neve e delicadamente agregue à massa do bolo. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada (com farinha de trigo) e leve ao forno médio (180 graus) por mais ou menos 40 minutos. Ou até que você enfie um palito e ele saia limpo. Espere esfriar para desenformar.

Dicas

Eu usei aquela farinha de tapioca flocada, tipo biju. Ela é muito comum na Bahia. Vende na feira (veja a foto 1).

Eu fiz em uma forma de 30 cm de diâmetro, então ele ficou baixo, mas dá para fazer em uma forma menor e mais alta.

Para ver outras receitas típicas clique aqui:

Receita Regional

 

Comments

  1. Yolanda says

    Patty, esse bolo não tem desculpa, só fiquei na dúvida quanto à farinha de tapioca, é aquela granulada que faz cuscuz? ou aquela fina que faz tapioca? na feira vende e tb no mercado. De qualquer forma receita anotada, com certeza farei. Outro dia peguei num blog uma receita de pão de tapioca. interessante. Bjs amiga.

  2. David says

    Patty, quanto da parte branca, em gramas, eu coloco no liquidificador? Dependendo do coco, ele pode ter mais ou menos “carne”. Você saberia estimar a quantidade a usar?

  3. says

    Olá Patty!
    Agradeço muito vc postar no meu e-mail.
    Quanto tempo! Muita saudade!
    Estou nos FINALMENTES de uma obra na minha casa… UFA! Loucura!
    Poeira é incompatível com micro e similares…
    A receita do Bolo de Tapioca da Bahia já está na pasta do AQUI NA COZINHA-Doces.Muito Obrigada!
    Receitas da infância são receitas , em geral, muito boas.
    Saudoso abraço,

  4. says

    Paty querida, se tem uma culinária que amo de paixão, é a baiana. Quando eu morava em São Paulo, tinha um resturante que só servia pratos baianos, eu alucinava. Adorei essa receita e com toda certeza vou fazer. Vou procurar os ingredientes semana que vem e farei. Depois venho te contar. Ficou lindo, acredito e entendo por que sua mãe foi tbém fazer rapidinho. Não devemos ficar na vontade hehe. Beijinhos

  5. Angela says

    Qual é o tipo de tapioca, é a de fazer cuscuz, quero muito fazer mas há essa dúvida. Obrigada.

  6. says

    Essa farinha de tapioca é um tipo biju, ela é torradinha dá uma olhada na foto 1 Angela. Eu faço cuscuz com ela também.
    Beijos e bom fim de semana

  7. says

    Josy um bom lugar para procurar os ingredientes é nas “Casa do Norte” que tem em muitas cidades e vendem produtos nordestinos.
    Beijos e bom fim de semana

  8. says

    Eita não conheço pão de tapioca, manda a receita para mim?
    Olha a tapioca não é aquela fininha de fazer beiju de tapioca não. É uma flocada, dá uma olhada na foto 1.
    Beijos e bom fim de semana

  9. says

    Oi Patty! Será que dá pra fazer com a farinha mais fina? O problema é que a gente não encontra essa mais grossa por aqui, e só trouxemos a mais fina de Recife… pra fazer tapioca aqui no Sul.
    Abraços!

  10. says

    SENSACIONAL……
    Eu fiz e ficou maravilhoso, delicioso, imperdível!!!!!
    Na hora precisei fazer algumas alterações pois comecei a fazer a receita sem perceber que era com côco fresco.
    Bem, como eu não tinha o côco fresco em casa, usei o de pacote mesmo. Usei 100gr e aí troquei o leite por 400ml de leite de côco e completei com água.
    Se assim já ficou isso tudo, imagine se fizer com o côco fresco…

    Vou ter que repetir a receita….rsrs

  11. says

    Qual é a farinha fina Jotta? É a de fazer o beiju de tapioca? A tapioca úmida? Se for essa, então não serve. A do bolo é uma farinha seca e quebradinha.
    Beijos e bom fim de semana

  12. Jussara says

    Patty, tire uma duvida, quando bate o coco no liquidificador precisa coar antes de colocar os outros ingredientes? Sempre que faço alguma receita com coco fresco desprezo o bagaço, nesse caso é diferente, utilza o coco,todo?

  13. Magali silva says

    Aqui no norte tem tapioca farinha de bolinha torrada mais dura . Será que dá p usar. Tipo da yoki

  14. Olindina arruda says

    Fiquei curiosa para fazer o bolo de tapioca, mas estou curiosa, esse bolo não leva açúcar não?

  15. Elza Avelar says

    Patty, amei sua receita do bolo de tapioca,principalmente pela dica da tapioca flocada. Vi sua receita ontem á noite e hoje fui correndo no Mercado Central aqui em BH. Acabei de fazer e ficou maravilhoso.Um grande abraço.

  16. Elza Avelar says

    Olá Patty. Amei a receita do bolo de tapioca e principalmente a dica da tapioca flocada e eu usava a da bolinha.Nem se compara.Descobri aqui em BH no mercado Central.Ficou bom demais da conta.Abraços

  17. Gorete Santos says

    OLINDINA ARRUDA, LA NA 1ª RECEITA CONSTA 1 1/2 XICARAS DE CHA DE AÇUCAR.
    QUANTO A RECEITA DE PATY, COM CERTEZA É UMA DELICIA, SOU NORDESTINA DE PETROLINA-PE, DESSAS GULUSEIMAS EU ENTENDO.
    BJUSSSSSSSSSSSSS. GORETE

  18. Daniela dos santos says

    Olá gostaria de saber onde faço o curso de tapiocaria ou beiju recheados quero montar meu próprio negócio e quero mim aperfeiçoar mas em Salvador onde encontro por favor se alguém souber manda o número pra mim desde já agradecida

  19. Angela Baleeiro says

    Oi, Patty. Sou baiana e adoro cozinhar. Descobri seu blog agora com receitas que eu amo. Ainda não testei, mas sei que são boas. A medida em que for testando, vou postando os feedbacks. Abraços.

  20. Tayse Mendes says

    Olá Patty, sou Maranhão e trabalho junto com um baiano e toda vez que nos reunimos para tomar aquele café da tarde, ele reclama que sente falta do tal bolo de tapioca doce, já que aqui, bolo de tapioca é salgado. Graças a você fiz e bolo e amanhã saberei se consegui fazer o bolo semelhante ao que ele comia na Bahia de onde sente tanta saudade.

  21. Cecília says

    Gostei da receita. Procurei em vários blogs antes, e foi difícil achar uma receita simples e com um aspecto bonito do bolo! Obrigada!

  22. Adriana says

    Oi Patty, fiz este bolo de tapioca e ficou maravilhoso, a massa ficou como eu queria (a consistência parecida com bolo de aipim) amei, há muito tempo que eu queria fazer um bolo assim! Fiz uma cobertura de brigadeiro branco e ficou show! Estou amando suas receitas, fáceis, práticas e deliciosas, parabéns !

  23. Fabiane says

    Olá.
    Fiz o bolo e ficou mole.
    Achei que 500 ml é muito leite.
    Assei e ficou abatumado.
    Da proxima vez vou colocar 300ml.

  24. Vivian says

    Estou amando o seu site. Não sei cozinhar nada. Mas vc explica tão bem… parece bem fácil. Selecionei várias receitas pra fazer. Continue com o blog. Obrigada
    Vivian

  25. barbara says

    Oi, amei a receita e estou ansiosa para faze-la mas tenho uma duvida será que dá pra fazer com tapioca granulada? Parabéns

  26. Taiane says

    Patty, amo esse bolo, já fiz três vezes, melhor receita de bolo de tapioca que já comi!
    Amo seu blog!
    Sucessos!!!

  27. Luciene Miranda says

    olá! Gostaria de tirar uma dúvida. A receita é com o bagaço do coco e td é? se coloca td junto msm,bagaço e td mais? Obrigada! Quero fazer hj msm.

  28. Rosení Silva Almeida says

    Patty, sou baiana e soteropolitana, mas nunca fim bolo de tapioca, me diga ele fica com a consistência de bolo de aipim ou mais fofinho? Com essa quantidade de liquido ele não fica molengo? Vou tentar fazer, um abraço e obrigada>

  29. says

    Pra quem tá em dúvida sobre usar a farinha da Yoki, eu fiz! Provavelmente não fica tão bom quanto o feito com o beju, mas eu gostei bastante! Tô na Alemanha, aqui é praticamente impossível achar mandioca ou afins, fiquei felizona de ter achado pelo menos a da Yoki… arrisquei e deu pra matar um pouquinho da saudade! <3

  30. says

    Que maravilha Isa obrigada por compartilhar sua experiência, muita gente pergunta e eu nunca tinha feito com a granulada, tipo essa da Yoki. Beijão

  31. celma c. carneiro says

    Eu fiz ficou uma liga porque? é gostoso sem a liga é bem melhor ñ misturei com farinha de trigo será que foi isso?Fofinho ñ fica e sim ligado.kkkk

  32. Tamy A. says

    Oiiie, moro aqui em Salvador, e essa receita é a cara dos bolos do interior! lembro da casinha do meu avô. Posso dizer,amei !!!!!!
    Parabéns !
    Beijos

  33. Katia Regina says

    Sou de Senhor do Bonfim e gostaria de saber se a tapioca é a que nós chamamos aqui de “quebradinha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *