Bolo Mágico

Ainda estou sob o efeito do 1 MILHÃO, rs. Então, para continuar a comemoração vou fazer este bolo de chocolate que chamei de mágico. Isto porque ele é super rápido de fazer e voilà sai com calda. Isto mesmo, você coloca ele no forno e depois quando vira, a calda escorre e ele fica lindo como na foto. Mas como beleza não põe mesa, como já dizia minha avó, posso assegurar que além de bonito ele é gostoso.

Veja como faz:

Bolo de Chocolate com Calda

Ingredientes

Calda

2 xícaras (de chá) de água

1 xícara (de chá) de açúcar

6 colheres (de sopa) de chocolate em pó (não use achocolatado)

Massa

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

100g de manteiga ou margarina

2 ovos

1 xícara (de chá) de leite

6 colheres (de sopa) de chocolate em pó (não use achocolatado)

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

Modo de Preparo

Calda – Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver estará pronto. Veja as fotos 1, 2 e 3. Despeje em uma forma com buraco no meio e reserve.

Massa – Bata as claras em neve e reserve. Coloque a manteiga, as gemas e o açúcar na batedeira e bata até ficar cremoso. Acrescente o chocolate e bata um pouco mais. Agora vá intercalando a farinha de trigo e o leite. Depois coloque o fermento e misture delicadamente. Por último coloque as claras em neve e mexa devagar, de baixo para cima até incorporar. Despeje a massa na forma sobre a calda. Leve ao forno médio até assar. Espete um palito, se ele sair limpo, está bom. O segredo é desenformar ele ainda quente. Solte as beiradas e vire, cuidado, pois a calda vai estar quente.

Para o passo a passo em foto, clique abaixo:

Veja como ele fica bem molhadinho:

Dica:

  • Escolha uma forma grande, pois este é um bolo enorme.

Comments

  1. Andrea says

    Ola.. fiz o seu bolo.. ficou uma delicia… de inicio achei que era mta cobertura na forma. mas ficou otimo… parabéns adorei.. e o pessoal aqui em casa também adorou…

  2. Monalias Sábio says

    Olá,

    Não tenho uma forma grande e nem com furo no meio, posso fazer numa forma redonda, grande e sem furo???

  3. Joyce says

    cabei de fazer e tive que deixar meu comentário pra dizer que esse bolo é simplesmente uma DELÍCIA!!
    Sabia fofinho, n saiu mt doce e molhadinho na medida certa!
    Usei cacau em pó 100%,diminui para 4 colheres e aumentei um pouco a quantidade de açúcar e ficou divino!
    Parabéns pela receita, já está na minha lista de favoritos!

  4. says

    Hummmmmmm Que delícia !! Fiz e ficou ótimo só que quando eu fui untar a assadeira eu coloquei açucar no lugar da farinha e ficou muito mais molhada a massa.

  5. Mah says

    Oi Patty!

    Não sei se você vai ver este comentário, pois o post é antigo…
    Mas você acha que o bolo caberia numa forma redonda de furo, mas de 25cm?

    Não queira ter que comprar outra forma, mas queria MUITO fazer este bolo! hehehe

    Obrigada,
    beijos!

  6. says

    Vejo todos Mah. As vezes não dá para responder todos, mas procuro responder o máximo, mas ler, leio todos.
    Eu acho sua forma pequena por causa da calda e vai derramar.
    Beijos

  7. Mah says

    Ahhhh
    :(
    Vou ver se providencio uma forma…
    Não costumo ficar atazanada com receita, mas essa me deixou inquieta! hehehe

    Obrigada pela gentileza de responder!
    Beijos!

  8. Patricia says

    Patty… olá,
    já visitei muitos blogs de cozinha…mas nada se compara ao seu,PARABÉNS ,simplesmente perfeito,prático,moderno,explicadissimo nos minimos detalhes e totalmente real rssssss… bjs Paty

  9. ariany says

    nossa, eu nao costumo comentar sobre receitas que eu ja comprovei nos sites…
    mas esse bolo…
    é perfeito
    é otimo
    maravilhoso
    fica um creminho super gostoso por cima e nao fica muito doce nao
    adorei! arrasou na receita!

  10. Dora Dias says

    ainda não fiz,mas minha colega nos deixou de água na boca de tanto nos falar desse bolo, vou fazer.Deve ser mesmo uma delícia.

  11. Lenira says

    eu testei o bolo sem lactose: troquei a margarina por becel e a 1 xícara de leite por 1/2 xíxara leite de coco (de boa qualidade). Ficou fantástica !!! Minha sobrinha é alérgica a leite e sempre testo receitas para ela.

  12. says

    Lenira que boa dica.
    Obrigada por compartilhar.
    Algumas vezes recebo alguns pedidos de pessoas com alergia a lactose ou a gluten e saber que dá para fazer esse bolo assim é ótimo.
    Beijos e bom fim de semana

  13. Jéssika says

    Muitooo fofo… a massa ficou divina… mais o sabor da calda deixa a desejar… achei águada… Nunca tentou fazer com leite a calda Patty? Achei super prático… saiu lindo da forma na hora de desenformar! Parabéns show seu blog… Bjoss

  14. Karina says

    ola Patty!!
    ainda nao fiz o bolo mais ja me interessei vou fazer aqui em casa so de olhar ja dar agua na boca.huuum…..

  15. says

    O bolo é uma delícia Já fiz duas vezes. Uma vez na casa de uma amiga. DEVORARAM!
    É bolo como eu gosto! Fofinho! Molhadinho! Muito bom!!! Fácil de fazer.
    Falando em macaxeira,aipim ou mandioca. Eu moro na Zona Oeste do Rio. No meu bairro, muito grande, há duas feiras. Para chegar à mais próxima só carro ou ônibus. Não é muito longe,mas,complicado.Estacionamento pago, trânsito difícil, agravado pelas obras, muitas, para a próxima COPA. Consigo aipim bom por encomenda na Kombi que passa vendendo legumes , frutas frescas,etc Sou freguesa.
    . Morar em lugar “tranquilo”,com muito verde, longe do barulho , TEM SEU PREÇO.
    Felizes os que moram nas cidades pequenas do interior.Sentem o cheirinho do pão quando fica pronto na padaria. Ainda tem gente que sonha morar em condomínio! Sê besta sô!
    Onde moro, usa-se carro prá tudo, Banco, Supermercados,etc,etc. Se quiser, pode ir a pé. Não pode ter pressa, nem para comprar mandioca.Mas, tudo bem! Boa Copa para todos nós!
    Em tempo, a palavra sábia, de um comentário anterior , não era seguida de ?. Era sábia, sem ? Êta digitadora mais ou menos! Bjos

  16. Auricéa Oliveira says

    Patty, estou realmente encantada com esse bolo, pois não gosto de retirar o bolo e só depois,fazer a cobertura!!!! È que o que mais gosto, é fazer meus filhos esperarem comigo, bem a hora de desenformar e fazer aquele lanche, com conversas boas!!! Aí, ter que esperar para fazer a calda, não gosto mesmo! Esse, amei!!!!!!!! Parabens!!!!! Sim, APROVADISSIMO por mim e pelos filhos!

  17. Thalita says

    Fiz esse bolo hoje, acabou de sair do forno, fiz com óleo em vez de margarina pq não tinha em casa e mesmo assim ficou bem fofinho.
    Minha calda fiz com cacau em pó e ficou um pouco amarga mas como o bolo é docinho ficou legal a mistura.
    Adorei a receita.
    bjss

  18. Lenir Tomazi says

    bom dia, eu não tenho batedeira, posso bater no liquidificar? ele vai ficar fofinho do mesmo jeito?
    bjos.

  19. mario rhemmer says

    Oi Patty venho acompanhando suas postagens e estou gostando muito procuro receitas práticas e de relativo baixo custo sou do ri de janeiro mas há 3 anos moro numa cidade de minas chamada heliodora 5.000 mil habitantes embora seja lendario k mineiro tem tradição na cozinha não é exatamente o k vejo por aqui quero mostrar aqui coisas k esse povo não conhece vou abusar das suas receitas sucesso e muito prosperidade

  20. Dora Zampieri says

    Oi gostaria de saber se posso bater o bolo no liquidificador pois tenho varias receitas de bolo de choc e bato no liqui acho mais rapido e pratico sabe obrigada bjus

  21. Daíane Caplan says

    Patty: adorei ..moro em cacoal Rondônia.e eu já repassei sua receita para muita gente e todas Amaram parabéns..

  22. Luciana says

    Obrigada… Minha avó fazia esse bolo. Ela faleceu e nunca consegui a receita. Boas lembranças… Vou fazer ainda hj…

  23. vanessa joice says

    faça este bolo para a FAMILIA amanhã, ou no proximo sabado… eu irei fazer na terça feira…pois amanhã vou comprar os ingridiente

  24. Fabianna Andrade says

    nossa que bolo maravilhoso, para um dia de domingo ou faze-lo quando chegar uma visitinha. bom acho que ñ tem hora para experimentar essa delícia.

  25. Daniel says

    Quantos Graus eu coloco o bolo para assar? Pois homem na cozinha ja viu né! Tentei fazer e regacei com o forno, pois deixei no fogo alto! Burrão de teta mesmo!

  26. sandra says

    fantastica essa receita…saiu igualzinho a foto…o sabor é maravilhoso….a diferença é que acrescentei leite condensado a calda.amei recomendo

  27. Sandra Ramos says

    Acabei de colocar no forno!!!! Depois conto o resultado, mas acredito que vai ficar uma delícia!!!! Obrigada por compartilhar, Patty…

  28. Ester says

    Oi gente fiz esse bolo ficou uma delicia, amei quando desenformei ele e a calda caiu do fundo da forma igual mágica, pena que não consigo postar a foto, mas ficou igualzinho os das fotos acima, recomendo…

  29. Angélica says

    Olá
    Quando vi esse bolo fiquei doida pra fazer mas quando li os comentários e descobri que tem que ser feito na batedeira fiquei triste, pois não tenho batedeira. :/ Dá pra bater na mão mesmo? As claras consigo fazer em neve no meu processador….

  30. Ednalva Rodrigues says

    Bom dia! Gostaria de uma receita de bolo com cobertura para meu filho que tem intolerância a lactose. Para fazer a vida dele mais feliz.um bj

  31. Alice Dizeró Renzo says

    Não sei se não entendi bem ou passei por cima,mas quais são os ingredientes da calda ?

  32. Nile says

    Sou iniciante, não tenho prática nenhuma na cozinha, mas resolvi testar o bolo e ficou MARAVILHOSOOO, muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa, aqui em casa todos amaram!!

  33. carina says

    Oi. eu queria saber se este trigo é do tipo que vem fermento. Pois outras receitas também fala só trigo. Eu vi que tem o fermento colocado fora a parte. Mas eu quero ter certeza que eu devo comprar o trigo sem fermento do pacote azul. obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *