Bolo Trufado

Bolo trufado

Como prometido hoje mostro o Bolo Trufado que fiz usando a receita de Pão de Ló que fiz ontem e a trufa que fiz anteontem. Enfim, chega ao fim a saga do bolo. Mas, preferi assim em três posts porque fica mais explicado e não fica tão grande.

Mesmo assim ficou um post grandão, mas não se assuste é que são várias etapas, mas esse é um bolo bem fácil. Tenha paciência e faça por partes, daí não tem erro.

Sem mais delongas vamos à receita:

Bolo Trufado

Bolo Trufado

Ingredientes

Massa

1 Pão de ló, clique aqui para ver a receita

Calda

2 xícaras (de chá) de água

1/2 xícara (de de chá) de açúcar

Cascas de 1 maçã

1 pau de canela pequeno

Recheio

1 receita de Trufa Batida, clique para ver a receita aqui

Cobertura

2 caixas de chantilly vegetal (caixa de 200 ml cada)

170 g de chocolate ao leite

1/2 caixa de creme de leite (de 200 ml)

Raspas de chocolate

300 g de chocolate ao leite (ou meio amargo) fracionado (escolha um de boa qualidade

Modo de Preparo

Para ficar mais fácil, faça o pão de ló no dia anterior, daí no dia de fazer o bolo é só fazer a montagem.

Calda

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por uns minutinhos, depois passe na peneira e deixe esfriar para usar.

Calda para bolo

Cobertura

Primeiro esquente o creme de leite levemente no micro-ondas ou no banho-maria e dissolva o chocolate picado. Mexa e derreta o chocolate completamente. Deixe esfriar para usar.

Coloque na geladeira as caixinhas de chantilly e quando tiver muito gelada, coloque na batedeira e bata até o ponto firme. Acrescente o chocolate derretido com o creme de leite e misture bem. Se você achar que ficou duro de mais para espalhar no bolo, coloque um pouquinho de leite gelado e misture na mão mesmo, ele fica mais fácil de cobrir o bolo.

Raspas de chocolate

Derreta o chocolate no micro-ondas ou no banho-maria, devagar para não esquentar muito o chocolate. Depois despeje em uma superfície e deixe ele firmar e faça as raspas. Se quiser raspas finas use uma faca para raspar e se quiser raspas maiores use um cortador, veja o vídeo que fiz para mostrar (é um vídeo do instagram então é curtinho):

Montagem do bolo

Faça dois cortes no bolo e aí você vai ficar com três partes de massa. Coloque uma das partes do bolo em uma tábua de bolo ou bandeja e umedeça com a calda. Espalhe metade do recheio e se quiser pedacinhos de chocolate, nozes, cerejas ao marasquino, damasco picado, etc. Eu fiz só com o recheio. Coloque a outra parte do bolo e repita a operação. Molhe com a calda e espalhe o recheio de trufa. Coloque a última parte do bolo e umedeça novamente. Eu gosto de terminar o bolo com a parte do fundo do bolo porque fica mais retinho. Espalhe a cobertura por cima do bolo. Para alisar, passe uma espátula na água quente e vá alisando o chantilly. A espátula quente vai deixando o chantilly mais liso. Enfeite com as raspas de chocolate e o que você mais quiser (morangos, cerejas, etc…). Leve para a geladeira.

Dicas:

  • Conserve na geladeira, mas ele aguenta bem fora da geladeira durante uma festa.
  • Junto com o recheio pode colocar morango fresco picado, fica divino. Mas, lembre-se que se usar a fruta fresca a durabilidade do bolo vai ser menor.
  • Você também pode deixar o recheio e a cobertura preparadas no dia anterior, conserve na geladeira em recipiente coberto, daí no dia você só faz a montagem do bolo. No dia seguinte quando for usar basta colocar o recheio na batedeira e misturar um pouco, e a cobertura coloque um pouquinho de leite gelado e misture vigorosamente na mão mesmo.

E aí pessoal, gostaram? Eu não tinha motivo nenhum para fazer um bolo desses esses dias aqui em casa, não tinha um aniversário, nem uma comemoração, mas me deu uma vontade enorme, nem tanto de comer, mas de fazer mesmo #alokadobolo. Mas, como vocês sabem que ando light me permitir comer uns pedacinhos, porque eu também sou filha de Deus, mas nada que colocasse tudo que fiz na semana por água abaixo, mas que valeu a pena, valeu. Jaquei #prontofalei.

Mais uma coisa pessoal, sabe quando no ano passado nós fizemos o Especial Dia da Criança com a participação de várias crianças aqui no blog? Esse ano quero fazer novamente. Vamos? Então se você tem um filho, ou sobrinho que gosta de cozinhar fique atenta que depois vou divulgar como vocês podem participar, ok? Esse ano quero muito mais participações.

 

Comments

  1. Cecilia says

    E tbm sou aloka do bolo!! Amoooo!!! Marido brigou pq engordou com os bolinhos e me proibiu de fazer por um tempo! Kkkkkkk!

  2. Mariana Monteiro Loureiro says

    Oiii! Amo seu blog e fiquei apaixonada por esse bolo. Parece ficar incrível!!
    Queria fazer pro meu aniversário que é domingo agora, mas tô com medo de não dar certo. Pode me tirar algumas dúvidas?
    1°- Posso substituir o açucar por adoçante para forno?(ex: tal e qual) Estou de dieta e minha sogra não pode ingerir açucar em excesso.
    2°- Esse bolo tem que ser feito no dia? Ou poderia bater a massa na sexta, rechear e confeitar no sábado para comer só no domingo?

    Obrigada!

  3. Mariana Monteiro Loureiro says

    ESTOU SEM BALANÇA… QUANTAS COLHERES DE SOPA EQUIVALEM A 250G? CHEIAS OU RASAS? PODERIA ME DAR ESSE CALCULO.

  4. Mariana says

    Oiii!! Amo seu blog e fiquei apaixonada pelo bolo. Queria fazer pro meu aniversário. Pode ne tirar algumas dúvidas? 1- posso substituir o açúcar por adoçante para forno? 2- esse bolo tem que ser feito no dia? Ou posso bater a massa dois dias antes e montar no dia anterior?

  5. says

    Olá Mariana
    Bem, vamos lá:
    1 – Nunca fiz esse bolo com adoçante então não sei se fica bom. Mas, você poderia fazer um pão de ló para testar antes de fazer o definitivo. Como são poucos ingredientes não fica tão caro.
    2 – Como eu falei lá no post, pode fazer com antecedência sim. Mas, cuidado com o recheio que vai usar, ok. E conserve na geladeira.
    Abraços,

  6. Eudivania says

    adorei!! tudo bem esplicadinho ,vou fazer tumara que der certo .eu adoro cusinhar e comer também kkk bjs que Deus te abençoe!! :)

  7. Iraci goncalves says

    oi querida adoreiiii esta receita so de ver o bolo da agua nabocaaa, moro na Italia e gostaria de fazer ele para o filho do meu marido, so que noaencontro emulsificante para o reccheio posso subitituir por outra coisa ou nao que efeito faz o emulsificante no recheio.

  8. Iraci goncalves says

    oi Patty o emulsificante esta pedindo no recheio e a parte melhor do bolo aqui tive uma dificuldade grande para encontrar. a gelateria nao tem a pasticeria nao tem os representantesnao sabem o que e

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *