Carne do Sol com Pirão de Leite

Carne+do+sol+com+pirao+de+leite+(8)

Olha o fim de semana aí gente.

Parece que cada vez o tempo passa mais rápido, que loucura. Ontem mesmo fiz aniversário e ele já está aí de novo. Pois é, semana que vem fico mais velhinha  madura, hahahaha.

E como o fim de semana já está aí de novo, vou mostrar para vocês como faço uma comidinha que é típica aqui no Nordeste “Carne do Sol com Pirão de Leite” e que é a cara do fim de semana. Se você não mora no Nordeste e não tem onde comprar carne do sol, não se preocupe eu tenho a solução, depois dá uma olhada no final do post.

Vamos à receita:

Carne do Sol com Pirão de Leite

Ingredientes (6 porções)

1 kg e 1/2 de carne do sol (contra-filé, filé mignon ou alcatra)

3 cebolas cortadas em rodelas

Óleo para fritar a carne

Manteiga de garrafa (opcional)

Para o Pirão

1 litro de leite

1 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua

1 colher (de sobremesa) de sal

 

Modo de Preparo

Corte a carne do sol em cubos não muito pequenos e deixe de molho na água. Se a carne estiver muito salgada deixe à noite de molho e só use a carne de manhã (troque a água algumas vezes). Se a carne não for muito salgada, lave bem ela em água corrente para retirar um pouco do sal e deixe de molho em água limpa por pelo menos 1 hora.

Coloque um pouco de óleo em uma frigideira e frite as rodelas de cebola. Quando estiver dourada polvilhe um pouco de sal e retire do fogo. Reserve.

Na frigideira que você fritou a cebola coloque porções da carne bem escorrida e deixe fritar. Primeiro ela vai juntar água e depois seca e começa a dourar. O segredo aqui é não fritar muito, senão ela fica dura. Frite toda a carne e reserve.

Para fazer o pirão de leite:

Coloque o leite frio, a farinha de mandioca e o sal em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Ele vai engrossar e ferver. Deixe ferver por uns 5 minutos e desprender do fundo, até a farinha perder o gosto de crua, sem deixar de mexer. Coloque o pirão em uma travessa, arrume a carne por cima e espalhe as rodelas de cebola frita por cima de tudo. Regue com manteiga de garrafa se você tiver (ou use uma boa manteiga, se você não tiver). Sirva bem quentinho.

Observação:

Bem, como prometi aqui está a dica para você que não tem como comprar carne do sol na sua cidade:

Faça sua própria carne do sol em casa

Quer saber como?

Clique nesse post que escrevi há um tempo atrás, lá vou te explicar direitinho, você vai ver como é super fácil:

Como Fazer Carne do Sol com Carne Crua

Comments

  1. says

    Olá Patty,
    amei este espaço, não sou nordestina, mas, me casei com um quase (paulista, mas, criado em Alagoas), aprendi a gostar da comida de lá. Bom vou estar sempre por aqui para ver as suas postagens e prepara-las. Beijos. Tânia Camargo – Campinas/SP

  2. Yolanda says

    Amiga, deu saudade do nordeste, amo carne do sol e esse pirão de leite me lembrou uma papa que mamãe fazia com farinha e leite e levava açucar, deu água na boca. Bjs e ótimo final de semana.

  3. says

    Tânia vc não é nordestina, mas seu blog tem um nome daqui da terrinha, né?
    Seja bem vinda querida e volte sempre vou amar sua participação.
    Abraços

  4. Yolanda says

    Sim querida Patty, eu sou nordestina de Sergipe e moro no Rio desde 1969, mas sempre que posso vou passear em Aracaju pra casa de meus irmãos. Minha mãe fazia essa papa antes que eu fosse pra escola, era uma delícia e nutritiva. Eu amo a comida nordestina. Bjs amiga.

  5. says

    Passei em Aracaju há uns meses atrás, menina como está linda sua cidade. Eu também sou super fã das comidinhas nordestinas por isso sempre tem alguma aqui no blog.
    Beijos
    Patty

  6. Lourdes Braga says

    Amei o seu blog e, estou sempre voltando para dar uma espiadinha! Nunca fui uma mulher prendada na cozinha mas, com suas receitas eu garanto que recebo elogios!!! Parabéns

  7. Marcelo aleixo says

    Adorei as receitas trabalho como chefe de cozinha mais é muito bom estar vendo nvs receitas principalmente da culinária regional.
    Pois faz diferença fazer de vez em quando no self-service onde trabalho.
    Obrigado!!!!!

  8. Fabiani Marinho says

    Patty seu blog é único, adoro suas receitas e tem estimulado eu e minha filha a realizar algumas juntas porque são fáceis e muitas vezes com ingredientes simples presente em qualquer dispensa. Sobre esse pirão de leite só posso servir com carne? Beijos e obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *