Carne Festiva com Farofa de Frutas

Esta Carne Festiva Com Farofa de Frutas é uma sugestão muito boa para as ceias de fim de ano. É uma alternativa ao peru. Além de ser muito prática, pois você pode preparar de véspera e no dia só esquenta e monta o prato. Para falar a verdade eu acho que fica ainda mais gostosa se preparada de véspera e olha que eu não gosto de comida dormida. Sem contar que no dia da festa você vai ter bem menos trabalho.

Eu fui convidada há alguns dias atrás, pelo Luciano André para participar do Jornal Especial de Natal da Rádio Marano (102.3 fm) hoje de manhã, então resolvi fazer esta carne, para dar para os ouvintes ,esta receita especial de fim de ano. Fiz esta carne na segunda-feira (plena segunda-feira e nós aqui comendo uma Carne Festiva Com Farofa de Frutas, kkkk). Mas, eu fiz para poder passar no jornal da manhã e também para postar aqui no blog. Foi uma segunda-feira sui generis. Espero que vocês gostem, nós gostamos, e muito.

Carne Festiva com Farofa de Frutas

Ingredientes

Carne

1 lombo ou lagarto de 1,5 kg ou 2 kg (fiz com lagarto)

1 cebola pequena ralada

3 dentes de alho amassados

1 colher (de sopa) de tempero caseiro (opcional)

1/2 copo de vinho branco

Suco de 2 laranjas

1/2 xícara (de chá) de água

Sal a gosto

2 colheres (de sopa) de óleo

Farofa

1 cebola pequena ralada

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca

1/2 xícara (de chá) de azeitonas verdes picadas

1/2 xícara (de chá) de castanha de caju picadas

1/2 xícara (de chá) de uvas passas escura e sem semente

1/2 xícara (de chá) de pêssegos em calda escorridos e picados

Sal a gosto

Modo de Preparo

Carne – Limpe a carne e com a ajuda de uma faca retire o miolo, de uma maneira que fique um buraco no meio da carne. Coloque a carne dentro de um saco plástico limpo (pode ser daqueles próprios para congelamento). Dentro do saco você vai colocar também a cebola, o alho, o tempero caseiro, o sal e o vinho. Feche o saco e deixe de um dia para o outro na geladeira.

Farofa – Frite a cebola na manteiga até dourar, acrescente as passas, as azeitonas, a castanha e os pêssegos. Acerte o sal. Acrescente a farinha de mandioca e mexa delicadamente.

Montagem – Retire a carne do saco plástico e preencha o buraco que você fez na carne com a farofa. Coloque o óleo em uma panela de pressão e doure a carne de todos os lados. Agora acrescente o tempero que ficou no saco, o suco das laranjas e a água, acerte o sal e deixe cozinhar na pressão até ficar macia, cerca de 30 minutos.

Depois de macia, corte a carne em fatias e arrume em uma travessa. Enfeite com a farofa restante e fatias de pêssego.

Deixe o molho que ficou na panela, apurar mais um pouco e sirva em uma molheira.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Pulo do Gato – Quando for rechear a carne com a farofa, o segredo é não encher até a boca, pois a farinha de mandioca incha e pode transbordar.

Observação: Quando tiver que mexer a carne enquanto estiver na panela, faça isto com cuidado e delicadeza para que a farofa do recheio não derrame.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *