Castelo de João Capão

Saí da cozinha e fui passear. Fui em um castelo. Não, não fui para o Vale do Loire, na França ou para a Escócia. Fiquei aqui mesmo em Garanhuns, no interior de Pernambuco.

Pois é, temos um castelo bem aqui. E é produto do sonho de um menino.

Já fui lá algumas vezes, é um ponto turístico aqui da cidade, mas é a primeira vez que conversei mais demoradamente com “Seu” João. Eu já conhecia a história do castelo, mas ouvir da boca dele é outra coisa, daí resolvi gravar um vídeo.

Eu, “Seu” João e o cordel com a história do castelo

Talvez vocês já tenham visto “Seu” João e seu castelo em algum programa na TV, eu mesma, antes de vir morar aqui, tinha visto o castelo e sua história no Fantástico e na Record.

D. João Capão, o eletricista/encanador que virou rei

Essa é uma história que nos motiva. Um sonho que virou realidade.

Um dia um menino sonhou em construir um castelo, sem nem mesmo saber o que era isso. Durante anos trabalhou na construção do seu sonho, com poucos recursos viu, pouco a pouco seu sonho tomando forma e hoje é um lugar que todos que vem a Garanhuns não podem deixar de visitar.

Todo menino é um rei, eu também já fui rei

Aqui está o vídeo que eu falei que fiz. Nele “Seu” João conta como o sonho virou realidade. É uma produção caseira viu gente, só fiz uns cortes e coloquei umas legendas. Ah, e esse som de batucada ao fundo era na rua ao lado do castelo, mas acho que não deu para atrapalhar não.

Comments

  1. Milton says

    Os times de Garanhuns eram conhecidos assim: “União de Mestre Amaro”, “Santa Cruz da Rua Nova”, “Sport da Matança”, Palmeiras da Boa Vista” etc, e ” Cruzeiro de João Capão”. Conheci João Capão, como presidente do Cruzeiro e jogando futebol, aliás futebol não, nunca vi tão ruim de bola, aliás o Cruzeiro de João Capão estava para Garanhuns, assim como, o IBIS está para o Recife. Só depois do Castelo é que fiquei sabendo da origem do seu apelido: disse ele a uma emissora de TV que começou como goleiro e só levava gol frango, aí a turma dizia, isso nem frango é mais, isso é um Capão, (para quem não sabe, o capão é um galo/frango, castrado), procedimento para engorda. Mas falando do Castelo: isto é fruto de uma pessoa persistente, tal como era sua persistência com um time de futebol que só levava lapada. O Castelo hoje é atração na cidade, o Cruzeiro não existe mais, mas o Capão junto ao Castelo, com certeza vai durar muitos anos.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *