Coentro e salsinha purpurina

Dica super simples para desidratar coentro e salsinha.

Direto ao ponto

Eu já tinha visto esta técnica (se é que podemos chamar assim) de desidratar salsinha, mas nunca tinha experimentado. Então meu marido chegou da feira na semana passada com molhos e mais molhos de coentro (ele vai me chamar de exagerada, mas juro que não estou sendo).

Então pensei, o que posso fazer para aproveitar tanto coentro? Resolvi fazer tempero caseiro. Daqueles que a gente coloca no liquidificador cebola, alho, pimentão, tomate, cheiro verde e sal, bate e deixa na geladeira para ir usando no dia a dia. Fiz, mas ainda sobrou coentro, ai meu Deus.

Daí me lembrei que há alguns dias atrás a Tati tinha feito a Salsinha Purpurina. Bingo! A minha dica também era de salsinha desidratada, mas pensei, se dá para fazer com salsinha, também deve poder com coentro. E deu.

Veja que coisa mais linda que ficou o purê mais simples do mundo, salpicado de coentro purpurina, chegou a ficar fashion, kkkk.

Eu fiz assim:

Escolha os ramos de coentro e lave bem. Depois seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros. Em cima de um prato coloque duas folhas de papel toalha e por cima distribua o coentro. Leve ao forno de microondas em potência alta por cerca de 2 minutos (se precisar coloque um pouquinho mais). Retire, espere esfriar um pouco e com as mãos mesmo (na verdade os dedos) vá esfarelando. Coloque em um vidrinho com tampa e vá usando quando precisar.

Obs: O bom é que ele conserva a cor e o sabor

Então quando quiser esnobar é só abrir seu vidrinho da purpurina mágica e sair salpicando sobre a comida. Você vai ver que até o arroz branco de todo dia fica com cara de arroz de chef.

31 respostas

  1. Eu tenho duas dúvidas:

    Eu não uso o microondas, posso fazer no forno convencional e qto tempo deixo lá para secar?

    Depois de pronto não é necessário guardar na geladeira?

    Bjs

    Su

  2. Tb tinha visto o post da taty e se deu certo com salsa e coentro, vai dar com meu orégano tb. rs Minha mudinha virou uma touceira sem fim, e devo podá-la, já q ela vai secando, ficvando queimada nos ramos mais velhos né. ;oD

    Xerinhos, linda!

    Paty

  3. Achei ótimo por conservar a cor e o sabor…ODEIO ter que jogar fora coentro e cebolinho que estragou…

    Eu tb fiquei na dúvida de onde deve ser guardado após desidratado: na geladeira, ou em potinhos de tempero, juntamente com o cominho, colorau e sal?

    Será que também serve fazer com cebolinho?

    Aguardo respostas.

  4. Guta
    Eu guardo fora da geladeira perto dos potinhos de tempero. Com cebolinha eu não tentei, mas se você tentar depois conta prá gente.

  5. Sueli, eu acho que dá certo com o forno convencional sim, mas eu não tentei. Mas eu acredito que o forno tem que está morno quase frio, pois um descuido e ele vai queimar.
    Eu conservo o coentro desidratado fora da geladeira, em um potinho próximo aos temperos.

  6. Adorei essa dica… aqui eu sempre perco um pouco das ervas frescas, acabo comprando com mais frequência as secas (desidratadas).

    Agora posso fazer minhas próprias ervas desidratadas… Valeu a dica…

  7. o coentro ficou meio estranho e úmido, vou deixar no prato com papel toalha pra ver se seca,não ficou em nada como o da foto e fiz direitinho o cheiro também mudou.

  8. boa tarde, eu ganhei um maço grande de cheiro verde e nao sabia oque fazer fazer, entao entrei no site. pois fiquei muito contente com a informaçao como desidratar. OBRIGADO ate mais

  9. Amei!!!! Já tinha feito antes , mas não lembrava como…
    É terrível ter que jogar coentro e cebolinha fora, assim conserva melhor…
    Maravilha!

  10. Izamara você deve ter colocado um prato que não pode ser usado no micro-ondas. Com apenas dois minutos em potência alta, se usando material adequado não quebra o prato. ele esquenta, mas não quebra.

  11. Patty, fiz o coentro e deu certo, só que não ficou desidratado em 2 minutos. Tive que manter 5 min na potência máxima pra ficar “esfarelento”. kkk Mas o melhor: fiz com o coentro largo (tb conhecido como coentro indiano) e bingo! Ficou maravilhoso também! Obrigada!!

  12. Amei a dica, sempre perco esse danado desse coentro. Só queria saber por quanto tempo ele deve ser guardado depois de desidratado.

  13. Estou pesquisando a respeito, pois ao tentar desidratar o coentro pegou fogo no papel. Fiz nova tentativa e aconteceu a mesma coisa.
    Li que as verduras/condimentos que tem a cor verde escuro, contém mais ferro e podem causar faísca, causando combustão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *