Como fazer Grão de Bico

como cozinhar grao de bico

 

Grão de bico é uma ótima opção para variarmos o feijão no dia a dia. Aqui em casa gostamos muito. Aliás, sempre procuro alternativas para a imbatível dupla que é o arroz e o feijão, e o grão de bico é campeão. Além de ser muito saboroso, dá para fazer desde a salada, como ele ensopado, como feijão mesmo, cozido com carne ou frango, patê (homus), etc… ele é muito versátil.

Assim como o feijão ou outros grãos, a gente já encontra eles cozidos e embalados à vácuo ou em embalagem tetra pak sendo vendidos nos supermercados. Eu acho ótimo para uma hora de emergência, onde você não tem muito tempo. Mas, no dia a dia prefiro cozinhar em casa, para comer bem fresquinho.

Muitas vezes cozinho uma quantidade grande de grão de bico de uma vez, divido em porções e congelo, daí quando preciso é só tirar do freezer e usar.

Bem, vejam como eu faço:

Como comprar grão de bico

Como cozinhar grao de bico

Você encontra o grão de bico em supermercados e feiras para comprar. Eles são vendidos já embalados ou você também pode comprar à granel, por quilo. Escolha sempre os grãos sem furos ou manchas esbranquiçadas, pois eles podem ter caruncho. Também não compre se o grão estiver muito enrugado ou com cor alaranjada, isso pode ser porque o grão está muito velho.

Como cozinhar grão de bico

Ingredientes

Grão de bico

Água

Sal

Modo de Preparo:

Como cozinhar o grão de bico na panela de pressão

A primeira coisa é lavar os grãos e deixar ele de molho em bastante água. Coloque os grãos de molho à noite para hidratar, até o outro dia de manhã (umas 10 a 12 hs). Depois desse tempo, escorra a água, lave mais uma vez e coloque os grãos na panela de pressão, cubra com água até que a água fique uns dois dedos acima dos grãos e um pouco de sal (a quantidade vai depender da quantidade de grãos, mas coloque sal até que a água fique levemente salgada).

Tampe a panela e leve ao fogo. Quando a panela começar a chiar conte 15 minutos. Depois é só esperar a pressão da panela sair e abrir. Estará macio e no ponto. Se você quiser um grão mais mole para fazer homus, deixe cozinhando por 20 minutos ao invés de 15.

como cozinhar grao de bico

Veja o vídeo:

 

Como cozinhar grão de bico em panela comum

A primeira parte é igual, lave os grãos e deixe de molho por 12 horas (pode ser da noite para o dia). Depois lave os grãos novamente e coloque na panela com o sal e água até cobrir os grãos e ficar quatro dedos a mais de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1h15min. Esse tempo pode variar um pouco, por isso de vez em quando dê uma olhada e veja se o grão já está macio. Se precisar também, acrescente um pouco mais de água (mas use água quente).

Dica: Use uma panela grande para que na hora que ela ferva não derrame.

Como cozinhar grão de bico sem deixar de molho

Se você for cozinhar o grão de bico sem deixar ele de molho previamente, você vai precisar de muita paciência, pois demora muito mais e gasta muito gás, veja:

Na panela de pressão

Lave os grãos e coloque na panela de pressão com água e sal. Para cada xícara do grão seco use 2,5 xícaras de água. Leve ao fogo e quando a panela começar a chiar marque 1h20min (esse tempo pode variar), mas eu aconselho na metade do tempo você tirar a pressão da panela, abrir e dar uma olhada. Mexa, veja se precisa mais de água e volte para o fogo, pois a quantidade de água pode variar se o grão for mais velho.

Na panela comum

Lave os grãos, coloque na panela com sal e água até cobrir os grãos e passar uns quatro dedos. Leve ao fogo e deixe ferver, depois tampe a panela, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar. De quinze em quinze minutos abra a panela, mexa e acrescente mais água quente se for necessário. O processo todo vai durar umas 3 horas (mas pode variar).

Dá para cozinhar o grão de bico já temperado?

Dá sim, muitas vezes eu já faço assim. Eu frito um pouco de alho e cebola, acrescento tomate e cheiro verde e coloco os grãos. Daí cozinho com o método que eu escolhi (desses que eu mostrei acima). Eu particularmente deixo ele de molho da noite para o dia e cozinho na panela de pressão, acho mais rápido e barato.

Como congelar Grão de Bico

Como cozinhar grao de bico

Eu sempre cozinho bastante grão de bico, para poder já congelar também. Cozinhar pouco ou muito vai dar praticamente no mesmo, então eu aproveito e já cozinho bastante de uma vez, daí divido em porções e congelo o que não vou usar no dia.

Faça assim:

Depois que o grão de bico estiver cozido, resfrie rapidamente e coloque em recipientes próprios para congelamento (pode ser plástico rígido). Tampe com uma tampa hermética, cole uma etiqueta (que deve ter o nome do produto e a validade).

Data de validade: Se o grão de bico for cozido sem tempero o prazo de validade é de 3 meses e se for temperado a validade no freezer cai para 1 mês.

Para ver em vídeo como cozinhar grão de bico, veja esse post:

Como Cozinhar Grão de Bico

Comments

  1. Marcia says

    Mas sempre ouvi dizer que era preciso retirar a pele do grão de bico? E vcs cozinham direto sem retira-la?

  2. Sonia says

    Muito bom Patty, acho que legal, quando se tem o tempo de cozimento e o tempo de validade do produto congelado (etiqueta), parece simples, mais estas informações são necessárias.

  3. Neusa says

    Bom dia, aqui vai mais uma dica!! Se vc colocar na panela uma pitadinha de bicarbonato de sódio ( a pontinha de uma colher de café) ele cozinha mais rápido.

  4. Sandra Guimarães says

    Amei sua didática, Patty! Agora vou explorar mais o seu blog. Fantástico! Parabéns!
    Ganhou uma fã.

  5. Raimunda Gonçalves de Moraes Felipe says

    E a pele do grão de bico não é retirada não? Eu sempre faço aqui em casa mas retiro a pele depois que ficou de molho. Ninguém me ensinou. Eu mesmo achei que devia retirar a pele.

  6. Lisiane says

    Amei as dicas para cozinhar o grão de bico…é a primeira vez que participo deste espaço.Parabéns pois achei o “Aqui na cozinha”um show.

  7. Luana says

    Para consumo durante a semana ou duas semanas, posso deixar apenas resfriando na geladeira, qual o máximo de tempo para geladeira. Acredito que não estrague muito rápido né? Abraço

  8. Cleu says

    O grão de bico demora menos tempo para cozinhar dependendo do tempo que ficar de molho. Deixo de molho por uma hora em água temperatura ambiente, escorro a água coloco nova e deixo na geladeira durante a noite. Na hora de cozinhar é bom não colocar sal. Cozinha com 15 minutos em panela comum: importante não tampar totalmente se a panela for pequena pois espuma um pouco. Depois de cozido, só escorrer o excesso de água. Prefiro ele ao dente para fazer com frango depois de grelhado ensopado. Fica tipo batata-baroa.

  9. Lusia Tavares Soares says

    Se as pessoas soubessem como o grão de bico faz bem, introduziriam no cardápio pelo menos, semanalmente.`É gostosíssimo! Pena que às vezes, o preço fica muito alto. Faço sempre. E dessa forma que vc ensinou é delicioso e prático! Eu também o utilizo com casca ficando muito fácil de fazer.

  10. monica says

    Sobre a casca do grão de bico…Você tira? Eu assisti a um vídeo que é bom retirar a capa que envolve, pra evitar desconforto intestinais.

  11. Heloísa Meireles says

    Nunca cozi grão de bico, sempre comi pronto e temperado. Suas dicas são super precisas, rápidas e ótimas! Muito obrigada.

  12. anaaguiar says

    O que voce faz com Grao de bico? Eu so faco salada. Voce tem mais algumas dicas. Posso fazer tb Humos?

  13. Ana Paula says

    Adorei seu blog. Me ajuda muito, pois quase não tenho prática nq cozinha…. E a forma q vc ensina (mínimos detalhes) é mto mais uma eficaz p quem não tem a prática. Obrigada! ♡♡♡

  14. celanea piletti plucenio says

    Amo grão de bico como salada, porém sem a casca. alguma dica de tira-la com facilidade?

  15. Adri says

    Acho melhor cozinhar com a própria água em que o grão de bico ficou de molho, para aproveitar os nutrientes…

  16. Gilmara says

    Amo grão de bico!
    Se vc tiver pressa pra cozinhar, vc pode coloca-lo de molho em água quente por meia hora, depois cozinhar normal. ..é rápido

  17. Lucia Maria Lippi says

    Boa dica sobre o grão de bico. Falta a informação da maneira mais prática de tirar a pele.Valeu!

  18. Luciana says

    Amo grão de bico. Quando faço nunca me preocupo em tirar a pele. Faço sempre como se salada fosse. Faço uma vinagrete e adiciono o grão. Quem mora em Sao Paulo sugiro dar um pulinho na zona cerealista, lá o grão tem preço ótimo, paguei o kilo 6,30. Pagamos mais que isso num pacote de 500 gramas.

  19. Solange José R. Sant'Anna says

    Adorei as dicas. Não tinha ideia de como preparar, só sabia que teria que ser cozido em panela de pressão. Vou fazer uma salada com grão de bico que leva camarão . Agora não tenho como errar.
    Obrigada!

  20. Rita Correia says

    Depois de cozido, como vc ensinou, para substituir o feijão, não tem que temperar?
    Digo, a gente tempera igual ao feijão ou come assim?

  21. Cláudia says

    Aqui em Portugal usamos muito… Desde saladas frias e mornas, salteado com legumes, com o bacalhau, guisado com mão de vaca, um sem fim de sopas e cremes, croquetes de alheira e grão ou o húmus. Na doçaria tb entra sobretudo no Alentejo com receitas como azevias de grão de bico. A pele só tiro para fazer puré, nas azevias por ex. Adorei a sua explicação detalhada. ☺

  22. says

    Bom dia Patty,

    Obrigado pelas exclentes dicas; gostaria de saber por quanto tempo posso conservar o grão de bico, sem tempero , na geladeira.

  23. says

    Não é bom utilizar a água em que o grão ficou de molho de um dia pro outro ,pra cozinhá-lo . Essa água tem que ser descartada por possuir muitas toxinas. Pode-se temperá-lo como qualquer uma outra leguminosa: Azeite, alho, tomate, salsinha, etc.

  24. Renata says

    Está de parabéns!! Essa receita é a mais bem explicada que encontrei na internet. Amei e já estou fazendo rss.

  25. Salvador Costa says

    É um pouco complicado quando tantas explicações um diz de um jeito outro de outra forma e um posta outra de maneira diferente, na verdade quem nunca preparou e está precisando de ajuda, com certeza gera muitas dúvidas, gostaria que alguém fosse mais claro e objetiva (a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *