Como fazer Banana Abafada

como fazer banana abafada

Essa Banana Abafada lembra a minha infância, minha avó fazia quando eu era criança. Minha mãe também preparava para a gente comer antes de ir para a escola de manhã. Eu gosto tanto dela, é uma coisa tão simples, mas tão gostosa. O bom é que vai pouquinho açúcar, para 6 bananas, só uso 1 colher (de sopa) de açúcar.

Eu não sei se só na Bahia que faz essa banana abafada, mas é meio tradicional ter essa banana nas casas, principalmente nas casas do interior.

Essa é uma receita que você faz e come na hora, se você guardar para comer depois já não será uma banana abafada, ela vira praticamente um doce de banana.

Mas, como ela é tão simples de fazer e tão rápida, faz e come na hora, você vai ver como é uma delícia.

Como Fazer Banana Abafada

Ingredientes (6 porções)

6 bananas nanica (também chamada banana d’água)

1 colher (de sopa) de açúcar

Casca de limão (tire só a parte verde, não use a parte branca, de 1/2 limão)

1 pau de canela

3 colheres (de sopa) de água

Modo de Preparar

Essa receita tem ingredientes fáceis, mas o jeito de fazer é o segredo, veja:

Coloque a água na panela e acrescente as bananas descascadas (pode ser inteira ou em rodelas), por cima coloque a casca do limão e o pau de canela. Por cima de tudo polvilhe o açúcar.

Tampe a panela e coloque no fogo baixo. Tampar a panela é muito importante, pois vai criar o vapor e abafar a banana fazendo com que ela estufe. Deixe no fogo baixo, lentamente a banana vai soltando seus líquidos.

Deixe a banana ferver, ela vai estufar, para mim foi uns 5 minutos. Prontinho sirva a seguir.

 

Como fazer banana abafada

 

Dicas:

  1. Quando eu era criança, minha avó fazia essa banana para eu comer antes de ir para a escola de manhã, mas também é uma delícia como sobremesa.
  2. Eu comia purinha, nem canela em pó eu não colocava, mas você pode servir ela com canela em pó e até com uma bola de sorvete de creme.
  3. Essa banana é para fazer e comer na hora.

Comments

  1. Nivia Dantas says

    Minha mãe fazia para o café da noite e a gente chamava de”Banana de caldinho”.Agora faço para sobremesa e sirvo quentinha com uma bola de sorvete de creme. É uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *