Bife acebolado – Dicas de como fazer

Bife acebolado

Dizem que fazer uma coisa simples pode ser mais complicado do que fácil. Conheço muita gente  por exemplo,  que faz várias comidas gostosas e diferentes, mas que não conseguem fazer um bom bife. Você conhece alguém assim?

Por essa e outras resolvi dar aqui algumas dicas que uso quando vou fazer bife. Fiz um vídeo há uns dias atrás que espero que ajude vocês.

O que posso dizer de mais importante acerca de como fazer um bom bife é: escolha uma boa carne. A qualidade da carne faz toda diferença. Não adianta comprar uma carne cheia de nervos e querer fazer um bife macio.

Qual carne usar para fazer bife?

Para fazer bifes altos, mais grossos, use filé mignon, contrafilé, miolo de alcatra, alcatra e se preferir bifes mais fininhos dá para usar a fraldinha também, mas o bife fino é mais fácil de ficar duro, do que os mais altos.

Como temperar a carne para bife?

Não tempere os bifes antes de fritar, eles tendem a perder os sucos e ficar duro. Se quiser temperar antes, tempere imediatamente antes de colocar os bifes na frigideira.

Eu gosto de temperar apenas com sal e pimenta do reino moída na hora, acho que é suficiente, mas tem gente que faz questão de temperar com alho, então coloque.

Eu prefiro temperar quando os bifes estão quase prontos, daí tempero, viro mais uma vez na frigideira e pronto.

Como fritar bife?

A primeira coisa é escolher uma boa frigideira, as de ferro são ótimas, mas não é todo mundo que tem então, use uma com antiaderente.

Use  óleo para fritar, mas se quiser acrescentar mais sabor use azeite e manteiga em partes iguais. Mas, não exagere na quantidade, é só para untar o fundo da frigideira e grelhar o bife.

Deixe a frigideira aquecer bem, mantenha no fogo alto.

Quando a frigideira estiver bem quente coloque os bifes, não coloque muitos de uma vez para não baixar a temperatura e “criar água”. Eu faço 1 ou 2 por vez.

Não fure os bifes, nem fique apertando, isso faz com que o bife resseque e fique duro.

Tenha paciência e espere o bife dourar para só então virar, não fique virando toda hora.

Prefira usar uma espátula para virar os bifes, se usar um garfo, fure só na pontinha do bife.

Se quiser um bife ao ponto, a carne fica na frigideira com fogo alto uns 3 minutos de cada lado e se quiser uma carne bem passada fica uns 5 minutos de cada lado.

Depois que o bife estiver pronto, deixe descansando uns minutinhos antes de cortar.

Como fazer as cebolas?

Na mesma frigideira que você fez os bifes, você faz as cebolas para aproveitar o fundinho de sabor da frigideira.

Acrescente um pouquinho mais de óleo, ou azeite e manteiga e coloque as cebolas fatiadas.

Deixe dourar, acrescente sal e depois coloque as cebolas fritas por cima dos bifes.

Tem gente que gosta de colocar umas gotinhas de vinagre na frigideira enquanto frita as cebolas, se gostar coloque, mas eu acho que não tem necessidade.

 

Aqui está o vídeo que fiz, assista para tirar alguma dúvida:

Se quiser ver muitas dicas de COMO FAZER FILÉ DE FRANGO GRELHADO clique aqui.

Comments

  1. Léa Souza says

    Boa tarde, Patty! Acho que dessa vez vou conseguir fazer um bife decente…rs… Depois de uma aula dessa… tudo explicadinho no mínimo detalhe, certamente que serei elogiada! Chega de bife duro e sem sabor…rs… Obrigada, Patty!!!

  2. Renata Ribeiro says

    Maravilha!! Sempre fiz errado. O bife ficava duro e não entendia o porquê. Fiz como você falou e deu certinho. Todos gostaram. Obrigada mais uma vez. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *