Como Fazer Casquinha de Ovo de Chocolate

Como fazer casquinha de ovo de chocolate

Gente vocês estão vendo que estou passando várias dicas com chocolate esses dias, e ainda vem por aí umas receitinhas que preparei, mas para mostrar elas, primeiro tenho que mostrar como faço as casquinhas de ovo de chocolate, e é isso que vou fazer nesse post.

Eu não comemoro Páscoa com ovo de chocolate, acho que Páscoa é bem mais do que ovo de chocolate e coelho, por isso não temos o costume de presentear Ovo de Páscoa. Mas, que nessa época aparece cada chocolate diferente e tentador, aparece (é o apelo comercial para nos fazer consumir), é que nem panetone e todas aquelas coisas que só encontramos para comer e para comprar no natal (coisas do capitalismo). Quanto ao ovo de chocolate porque não podemos fazer durante o ano? Porque não podemos usar como uma sobremesa? Pois, foi como sobremesa que fiz esses dias aqui em casa e depois vou mostrar para vocês.

Podia ter feito essas sobremesas de ovo de chocolate no formato que eu quisesse? Podia (até de travessa, se eu quisesse), mas achei essa forma de três partes para fazer a casquinha do ovo de chocolate de forma fácil e sem nehuma complicação, porque vamos combinar fazer casquinha de ovo, ou de bombom, ou outra casquinha qualquer é uma consumição, é um tal de pincelar a forma, botar para gelar, pincelar de novo e fazer isso várias vezes que a gente até dessiste de fazer, não é mesmo? Agora, com esse tipo de forminha ficou bem mais fácil, prático e rápido. Então, agora sou a favor de fazer ovo de chocolate de sobremesa para o dia a dia, seja com a casquinha recheada, seja para ovo de colher, seja com a casquinha crocante, ou seja para fazer um ovo inteirinho, com as duas bandas.

Mas os ovos que fiz com essas casquinhas depois eu mostro, por hora vou moastrar para vocês como é realmente fácil fazer casquinha de chocolate com essa forma.

Mas a primeira coisa que você tem a fazer é saber derreter e temperar o chocolate para que sua casquinha saia fácil da forma, fique brilhante, crocante e que derreta na boca. Para isso te peço que antes de continuar lendo esse post, veja esse post aqui:

02 Maneiras de Derreter e Temperar Chocolate

Feito isso, vamos usar esse chocolate derretido para fazer as casquinhas de chocolate (mas você também pode usar para fazer bombons, figuras sólidas e etc…)

Para fazer as casquinhas vou colocar o vídeo que eu fiz mostrando e logo a seguir vou colocar dicas e observações que valem a pena você dar uma olhada.

Assista ao vídeo:

Dicas:

  • Use sempre um chocolate de boa qualidade e um chocolate de boa qualidade exige temperagem. Veja aqui como fazer isso: 02 Maneiras de Derreter e Temperar Chocolate
  • Você pode usar o chocolate branco, ao leite, meio amargo ou amargo. Mas também pode fazer coloridos usando chocolate branco e corante que deve ser em gel, em pó ou o próprio para chocolate.
  • Use sempre vasilhas, espátulas e formas bem secas e limpas.
  • Para limpar a forma basta passar um paninho limpo e seco. Mas, depois do uso (se não for usar mais) lave com água morna, bucha macia e um tiquinho de sabão neutro. Enxague bem e deixe secar. Depois passe um papel toalha com um pouquinho de álcool (o de cereais é melhor) e guarde em um lugar bem fechadinho.
  • Nunca coloque suas mãos dentro da forma, isso vai marcar a forma, como uma impressão digital e o chocolate não vai ficar tão brilhante e bonito.
  • Depois que colocar o chocolate derretido na forma, dê umas batidinha para tirar eventuais bolhas de ar, antes de levar para a geladeira.
  • Sempre a forma tem que estar virada para baixo na geladeira e cuidado com outros alimentos que estejam na geladeira como comida, peixe ou alimentos com cheiro forte.
  • Quando o chocolate estiver na geladeira, evite ficar abrindo.
  • Para saber se está na hora de desenformar veja pela forma se o chocolate já está opaco (esbranquiçado), isto mostra que o ovo descolou. Daí é só virar que o ovo sai.
  • Se fizer a casquinha para montar um ovo e embalar, então depois de desenformar deixe ele descansando por umas horas para ele secar e só depois embalar. Deixe sobre papel manteiga ou papel alumínio.
  • Quanto de chocolate você vai precisar? Isso depende do tamanho da sua forma. Normalmente em toda forma vem o numero, a minha tem 350, isso quer dizer que meu ovo vai ter 350 g, então vou precisar dessa quantidade de chocolate.

Espero ter ajudado, fui colocando aqui tudo o que me lembrei, se tiverem mais alguma dúvida me perguntem nos comentários e se eu souber, ajudo com o maior prazer.

Comments

  1. Aline says

    Ótima dica para a páscoa hem, adorei. Ainda estou decidindo se esse ano irei fazer. Quando faço é um monte kkkk. Muito bom o vídeo, beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *