Como fazer costelinha de porco assada no forno (muitas dicas)

costelinha de porco assada no forno

Taí uma carne que é uma delícia, costelinha de porco, a spare ribs. Aliás, essa carne tem cada vez mais se popularizado aqui no Brasil. Antes eu não encontrava essa carne facilmente para comprar, agora tem em praticamente todos os supermercados e das mais diversas marcas (já encontrei da Sadia, Seara, Friboi, Perdigão) e com um preço bem camarada.

É o tipo de carne que não tem erro, fácil de fazer e agrada a todos (que gostam de carne claro)

Para mim, se essa carne é feita no forno e com molho barbecue, fica imbatível. Como de passar mal.

Aproveitando que cada vez mais gente tem comprado esse corte de carne e que tenho recebido algumas perguntas a respeito, fiz esse post bem basicão, com todas as dicas que uso e que fui lembrando. Ele vai ser bem bom para quem não tem muito intimidade com a cozinha, ou que nunca preparou costelinha de porco, vamos lá:

Como escolher a costelinha

Normalmente encontramos costelinha de porco em embalagens de 1 kg nos supermercados. Ela é encontrada inteira ou fatiada (como na foto abaixo). Em açougues, acredito (nunca comprei em açougue) que podemos comprar a quantidade que queremos (a granel). Se alguém aí já comprou fala aí nos comentários.

Escolha uma costelinha com uma camadinha de gordura, na hora que for assar, deixe a gordurinha para cima, ela vai derreter e deixar a carne bem suculenta.

Quando for comprar, sempre leve em conta que vai precisar de 300 a 400 g por pessoa, pois é uma carne que tem muito osso.

costelinha de porco

O tempero

Aqui nesse quesito você pode variar bastante, logo abaixo coloquei um que sempre faço, mesmo que finalize com outro molho qualquer, mas deixe descansando de um dia para o outro dentro da geladeira, nesse que mostro.

Dicas:

  1. Deixe a costelinha com o tempero pegando gosto de um dia para o outro, mas sempre na geladeira.
  2. Eu gosto de colocar em um saco, a costelinha com o tempero, assim não suja uma tigela.
  3. Quando comprar a costelinha já temperada, você tem duas opções: Uma opção é já colocar a costelinha na assadeira (não precisa deixar de um dia para o outro), cobrir com papel alumínio, assar, tirar o papel, besuntar algum molho e dourar. A segunda opção é ignorar o tempero que ela já tem e fazer tudo do começo com o tempero do seu gosto. Daí deixe a costelinha no tempero de um dia para o outro e depois siga as outras etapas.
  4. Se a costelinha estiver congelada, espere descongelar para poder colocar o tempero.

O meu tempero básico

Ingredientes:

1 kg de costelinha de porco

1 cebola ralada

4 dentes de alho amassado

1 colher (de sobremesa) de colorau

4 colheres (de sopa) de vinagre

1 pitada de pimenta do reino

1 colher (de chá) de sal

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes junto com a costelinha dentro de um saco plástico, feche e leve à geladeira de um dia para o outro.

como fazer costelinha

Outras sugestões de tempero:

  • 2 colheres (de sopa) de shoyu + 1 colher (de chá) de gengibre ralado + 1 colher (de sobremesa) de mel + 1 colher (de sopa) de suco de limão + 1 colher (de chá) de sal.
  • 4 dentes de alho amassados + 1 dose de cachaça + 1 colher (de chá) de sal
  • 4 dentes de alho amassados + 1 ramos de alecrim + 4 colheres (de sopa) de vinagre de maçã + 1 colher (de chá) de sal.
  • 1 cebola ralada + salsinha picada (ou hortelã, ou alecrim) + 2 colheres (de sopa) de suco de limão + 1 colher (de chá) de sal.

* São apenas sugestões, você pode fazer o de sua preferência.

Assando as costelinhas

Normalmente conte 40 minutos das costelinhas no forno médio e cobertas com papel alumínio e depois conte mais 20 minutos sem o papel alumínio só para dourar, isso para 1 kg de costelinha.

Preaqueça o forno no médio/alto, mais ou menos 200 graus e só depois coloque as costelinhas cobertas com papel alumínio.

Coloque na assadeira a costelinha com a gordurinha virada para cima, com o tempero do saco, 1/2 xícara (de chá) de água e cubra com papel alumínio.

Quando retirar o papel alumínio, depois do tempo, besunte as costelinhas com molho barbecue (pronto ou feito em casa), mel, melaço, shoyu, etc… Isso dá uma cor bem bonita e um sabor especial.

Uma sugestão: Se quiser temperar as costelinhas com molho barbecue ainda no saco, no dia seguinte coloque a costelinha na assadeira, com 1/2 xícara de chá de água, feche com papel alumínio e deixe no forno por 40 minutos. Depois retire o papel alumínio, besunte com mais molho barbecue e leve para dourar por uns 20 minutos.

Você encontra molho barbecue pronto nos supermercados, mas se quiser fazer em casa, é muito simples, veja aqui:

Como Fazer Molho Barbecue em Casa

costelinha de porco no forno

Comments

  1. NILO says

    eu faço uma muito simples…..costelinha + paprica picante + açucar mascavo + formo = UHUMMMMMMMMMMM

  2. says

    Acho que essa combinação de tempero deve ficar ótima Nilo, qualquer dia vou fazer assim. com a páprica eu já fiz, mas não junto com o açúcar mascavo. Abraços

  3. Sônia says

    Delicia em Patty, também sou fã desta carne, mas aqui nos compramos fresquinha nos açougues ( nos confiáveis) rsrs. BJs.

  4. Eloisa says

    Essa carne é tão boa que até sem tempero eu faço e fica gostoso. Só coloco o molho babercue caseiro nos ultimos 30 minutos a cada 10 min e já deixa delicioso. Vou fazer esse seu tempero, mas confesso que fico receiosa do sabor do colorau ficar forte.bjs

  5. Vinicius Rodrigues Serafim says

    Estou experimentando a receita e uma das variações do tempero para a ceia de ano novo. Minha noiva me deixou encarregado de preparar um “porquinho”. Depois digo como ficou.

  6. rosane says

    Eu tempero com sal grosso,pimenta do reino,louro e vinagre . Podendo colocar também suco de uma laranja .Fica muito bom

  7. Talita says

    Oi Patty, fiquei com uma dúvida, é preciso picar a costelinha em partes ou também funciona fazer com a peça inteira?

  8. says

    Olá. Comprei no supermercado “costela suina” numa emabalgaem fechada e quando abri as costelinhas nao tinham osso….que carne é essa?

  9. says

    Em casa de carne suina se encontra a granel e fresca. E na espessura que se desejar, com ou sem pele. Pra quem tem preguissa tem um tempero pra suino da Premium que é uma delicia… gostei da re eita. Ou testar

  10. Guida says

    No açougue vc pode comprar a granel e escolher a parte com aquela gordurinha!!!
    É claro que somente nos de sua confiança!
    Amei a receita do molho barbecue!
    Bjos

  11. Érica says

    Adorei esse seu tempero!!
    Sempre compro a costelinha de porco em açougue…o que fica perto de casa, tem sempre carne fresquinha chegando!!!

  12. Camila says

    Eu compro no açougue perto da minha casa, moro em São Lourenço- MG. É sempre bem fresco, mas nunca fiz assada, vou experimentar.

  13. Charles says

    Fiz a ideia do molho com shoyo, gengibre e mel.
    Amanha asso e digo como ficou, mas já imagino q deva ficar maravilhosa :)

  14. Alexandre Ribeiro says

    Camila bom dia
    Meu Nome e Alexandre
    Sou Proprietario da loja de carnes (Ramon)
    Fazemos a costelinha a barbecue por encomenda e so ligar
    35 3331 6372
    Abraços

  15. Julio César says

    Muito bom, maravilhoso, recomendo a todos, fiz exatamente como está na receita e o molho fiz caseiro. Parabéns, recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *