Cuscuz de Tapioca

Cuscuz de Tapioca

A receita desse Cuscuz de Tapioca é muito fácil e nem vai no fogo. Esse é um doce muito consumido na Bahia, tem inclusive nos tabuleiros das baianas que vendem acarajé. Até no café da manhã a gente come esse cuscuz. Minha mãe faz muito. Mas, no Rio de Janeiro esse cuscuz também é muito consumido, em viagens que eu fiz para lá, já comi também.

Esse cuscuz também é chamado de Cuscuz Branco e pode ser comido com leite condensado, como fiz o meu, ou apenas regado com leite de coco adoçado.

Veja como o que eu falei é verdade e como ele pode ser feito rapidinho:

Cuscuz de Tapioca

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de tapioca (a flocada, quebradinha)

2 xícaras (de chá) de leite morno

1 xícara (de chá) de coco fresco em pedacinhos

1/2 xícara (de chá) de açúcar

1 pitada de sal

1/2 lata de leite condensado (uns 150 g)

Modo de Preparo

Descasque o coco ficando só com a polpa branca. Bata no liquidificador o coco com o leite morno muito bem. Passe pela peneira e reserve o bagaço do coco. Coloque o leite extraído do coco em uma tigela com o açúcar, o sal e a farinha de tapioca, misture bem e deixe descansando até a tapioca absorver todo o líquido. Coloque em um recipiente, tampe e leve à geladeira por umas 3 horas. Depois coloque o leite condensado por cima e polvilhe o coco que sobrou na peneira.

Para desenformar, deixe a massa mais durinha – Unte uma forma com óleo e depois molhe, coloque a massa do cuscuz, leve para a geladeira por 3 horas. Na hora de desenformar, passe uma faquinha ao redor e desenforme. Você também pode forrar a forma com papel filme antes de colocar a massa, isso facilita na hora de desenformar.

cuscuz de tapioca

Dica:

  • Esse cuscuz é uma opção de sobremesa para quem não pode consumir glúten.
  • Dá para usar a tapioca que vende em supermercados, aquela granulada. Usando ela talvez você precise de um pouco mais de leite.
  • Você pode deixar o cuscuz mais molinho ou mais compacto, é só diminuir ou aumentar a quantidade de leite.
  • Se não quiser desenformar não tem problema é só colocar em um recipiente que vá à mesa e depois que tiver absorvido todo o liquido colocar o leite condensado e o coco ralado.

Comments

  1. Leili says

    Deve ser uma delicia bem geladinho! Descobri que gosto de sobremesas de tapioca tomando um sorvete. Depois disso, tenho experimentado sempre.

  2. raquel oliveira says

    Feliz de te encontrar e desfrutar de tantas deliciassss ….Moro fora do Brasil ,e quero fazer esta receita de cuzcuz adoroooo ,mas te pergt posso usar fecula de tapioca pq aqui nao tenho farinha flocada de tapioca ,a que tenho é bem fininha textura de maizena ,será que posso substituir? bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *