Dica de passeio: Engenho Lage Bonita

Dica de passeio: Engenho Lage Bonita

Queria muito dar essa dica para vocês, pois as vezes achamos que não temos muitas opções de lazer aqui na região, o que não é verdade. Eu sei que quando moramos em cidades médias ou pequenas às vezes não tem muito o que fazer, mas eu gosto de fuçar e procurar opções, e foi assim que descobri esse engenho que fica a 60 kg daqui de Garanhuns. Então, aproveitamos a segunda-feira de carnaval e fomos passar o dia em um lugar muito lindo e perto daqui. Se você mora na região ou vai estar por aqui, minha dica de passeio: Engenho Lage Bonita. Vale muito a pena.

O Lage Bonita é um antigo engenho de cana de açúcar localizado em uma reserva florestal e que produz rapadura, mel de engenho e cachaça desde 1890. O engenho é aberto ao turismo rural com o day use que lá é chamado de Dia de Campo, onde você pode passar o dia, visitando a moagem do engenho, depois se deliciar na mesa de degustação e passar o resto do dia no Parque Aquático Rural. Se você preferir pode ficar o dia todo no Parque Aquático, que foi o que fizemos. Ou ainda, você pode vivenciar a moagem da cana e a produção de rapaduras, mel de engenho, puxa-puxa, etc… Tudo isso com moendas movidas por roda d’água.

Quero voltar lá agora, para fazer o Dia de Campo e ver o engenho em funcionamento. Conversamos muito com Melânia que é junto com o Paulo, seu marido, os donos do engenho. Conversamos sobre todos os produtos que eles fazem e sobre o funcionamento do engenho, mas quero muito ver em funcionamento.

Dica de passeio: Engenho Lage BonitaO Engenho Lage Bonita está localizado no município de Quipapá, aqui em Pernambuco. Quipapá faz parte da área que foi ocupada pelo Quilombo dos Palmares.

Como eu falei, nós passamos o dia no Parque Aquático, que é todo em ambiente rural. Chegando lá, você recebe, na sua mesa, uma bandeja com frutas da região (mangas, cajus, araçás, etc…) e pode comer à vontade e é grátis, inclusive se quiser comer diretamente dos pés. Não é permitido entrar com alimentos no parque, mas lá tem uma petisqueria com algumas opções de lanche, como espetinhos feitos na brasa. Mas, senti falta de não ter almoço.

Dica de passeio: Engenho Lage BonitaNo parque aquático você verá uma grande lage formada pelo leito do riacho Duas Barras e é isso que dá o nome ao local. No parque você vai  ter uma piscina esculpida  nas pedras e com água corrente diretamente do riacho, ou você pode mergulhar e nadar no açude,  fazer passeio de caiaque, esquibunda, andar de cavalo e banho na bica. Bica super forte que dá uma massagem que deixa a gente mole, mole. Lava até a alma.

Dica de passeio: Engenho Lage BonitaNós chegamos as 9:00h e ficamos até as 16h e 30min que é a hora que o parque fecha. Uma dica é passar protetor solar e beber muita água, pois o parque está a 562 m acima do nível do mar e você vai sentir mais os efeitos do sol.

Lá no parque você poderá comprar todos os produtos do engenho. Nós compramos a rapadura, a rapadura batida com especiarias e o mel de engenho. Uma ótima coisa que eu acho dos produtos do Lage Bonita é a qualidade dos produtos que é excelente e também o fato deles venderem a rapadura em pingos e em porções individuais. Eu até mando rapadurinhas para as crianças no lanche da escola. Conversando com Melânia (na foto com o Paulo) ela me falou de como a rapadura é rica nutricionalmente e de um estudo feito por um laboratório francês com as rapaduras deles que atestou alguns nutrientes já bem conhecidos e outros nem tantos, para mim pelo menos, como o flúor.

Dica de passeio: Engenho Lage BonitaNão é uma boa dica de passeio? Nós amamos.

Vou deixar aqui as informações para facilitar caso você queira conhecer:

Como chegar:

De Recife

Pegue a  BR 101, viaje 120 km até o município de Palmares onde bifurca na PE 126 percorrendo-se mais 55 km até Quipapá. Lá novamente bifurque na BR 104 (sentido de Caruaru) percorrendo 900 metros até a porteira do Engenho.

De Maceió

Pegue a BR 104 e viaje 115 km até a porteira do Engenho.

De Caruaru

Pegue a  BR 104 viajando 65 km até a porteira do Engenho.

De Garanhuns

Pegue a PE 177 e viaje 60 km até o município de Quipapá onde bifurca na BR 104 percorrendo-se mais 5 km até a porteira do Engenho.

Serviço

 Localização: BR 104 no Km 133 em Quipapá – PE (zona rural)

Preço: R$ 15,00 (adultos) e R$ 12,00 (crianças a partir de 4 anos)

www.lajebonita.com.br

Contato: Melânia Vieira
(81) 9292.5052 (claro)
(81) 9696.6401 (tim)
engenho@lajebonita.com.br

* Este post não é publicidade. É apenas um texto informativo.

Comments

  1. Sonia says

    Olá querida

    Gostei de ver, agora funcionou o outro lado da Patty, historiadora rsrsr. Lugar muito lindo, pena que estou tão longe.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *