Dicas e cuidados para se ter com os alimentos e poder aproveitá-los sem sustos

Dica de segurança alimentar

Olá pessoal, vamos falar aqui sobre algumas dicas para proteção do nosso santo alimento. São alguns cuidados que devemos observar para que possamos ter um melhor aproveitamento deles.

Fiz uma lista com algumas coisas que são muito importantes e que valem a pena a gente saber e colocar em prática no nosso dia a dia, assim poderemos consumir os alimentos e não sermos surpreendidos com doenças e problemas, vejam essas dicas:

  • A orientação das autoridades sanitárias é para substituir os nossos utensílios de madeira (tábua, colher, etc.), por outro material, pois a madeira absorve umidade e retém matéria orgânica, o que ocasiona proliferação de bactérias, mas o plástico também sofre ranhuras pela lâmina da faca e, também ficará sujeito ao mesmo. Então, seja de madeira, plástico ou vidro temperado, o ideal é após o uso, lavar e fazer a desinfecção com água sanitária. Outro cuidado essencial é substituí-las periodicamente.
  • Ao usar o micro-ondas dê preferência para as vasilhas de vidro, segundo especialistas da área médica (oncologistas), certos tipos de plásticos, quando aquecidos podem liberar substâncias muito nociva à saúde.
  • Procure programar o cardápio do dia seguinte, dando preferência pelo descongelamento dos alimentos sob refrigeração à temperatura inferior a +4°C. Então, deixe o alimento congelado dentro da geladeira na noite anterior e de manhã ele já estará descongelado.
  • Após descongelamento, os alimentos que não forem imediatamente consumidos, não devem ser recongelados, mas acondicionados sob refrigeração.  Só podemos recongelar o produto, se o mesmo passar da condição de cru para cozido.
  • As sobras da refeição devem ser guardadas imediatamente na geladeira, não deixe panelas com alimento sobre o fogão, esta prática faz com que as bactérias se multipliquem facilmente, também não é recomendável acondicionar as panelas na geladeira, o ideal é transferir o alimento para uma vasilha de vidro ou plástico com tampa.
  • Quando aquecer o alimento, tome o cuidado de aquecê-lo completamente, alimento morno é excelente para o crescimento de bactérias.
  • Os ovos não devem ser ingeridos crus, corre-se o risco de contrair Salmonella (bactéria que causa infecção). Inclusive, essa prática é proibida pelo Ministério da Saúde nos locais de comércio de consumação de produto pronto, já nas nossas casas, as autoridades não podem proibir, então vai do nosso bom senso. Falo isto porque sei que tem pessoas que amam um ovo com a gema molinha, rsrsrs, não é mesmo?
  • O palmito antes de ser ingerido deve ser fervido por 15 minutos, no próprio liquido de conserva, ou água, segundo a Portaria 304 da ANVS (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que visa proteger a saúde do consumidor contra o botulismo (uma bactéria presente no solo e alimentos contaminados). Lembram que falei em outro post que, as latas estufadas devem ser rejeitadas ou desprezadas, esta avaria nas latas de embutidos é sinal da presença desta bactéria.
  • Evite manipular carne antes das hortaliças e legumes que serão ingeridos crus, caso isto aconteça, lave bem a pia e bancada, e faça desinfecção com água sanitária, pois a carne passará por um período de cocção que matará todas as bactérias e, os outros alimentos não.
  • Lave com detergente e bucha todos os recipientes (latas, vidros, etc.,) dos alimentos antes de abrí-los, afinal não sabemos onde, e como ficaram armazenados.
  • Evite deixar material e utensílios de limpeza na cozinha, fora do horário de limpeza da mesma.
  • Deixe para manusear as lixeiras fora do horário da confecção das refeições, e mantenha elas revestidas com saco plástico e com tampa, dê preferência para as lixeiras de pedal.
  • Separe os utensílios de limpeza usando cores diferenciadas, isto evitará em muito, a contaminação cruzada.

 

Abraços,

Sônia Cabrera

Consultora em Segurança Alimentar e Manipulação de Alimentos

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *