Espetinho de Peixe (no forno)

Espetinho de peixe

Eu estava com esses filés de tilápia no freezer e não sabia o que fazer, não queria fazer frito, então resolvi fazer no forno, só que quis fazer espetinhos, fiz e ficou bem gostoso. Dá para servir em uma refeição ou mesmo como petisco.

Ele fica bem sequinho, pois é feito no forno, por isso fiz esse molhinho de maionese para servir. Mas se você quiser um molho mais saudável faça o Molho de Iogurte, também fica muito bom.

Fazer espetinhos é uma forma bem legal para as crianças comerem peixe, elas comem brincando, veja como fiz:

Espetinho de Peixe

Ingredientes

500 g de filé de tilápia (ou outro filé de peixe)

1 colher (de sopa) de suco de limão

3 dentes de alho amassados

1/2 colher (de chá) de sal

1 colher (de chá) de colorau

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

Espetinhos de madeira

Molho

1 xícara (de chá) de maionese light

2 tomates picados

2 colheres (de sopa) azeitona verde picada

1 colher (de sopa) de cebola ralada

1 colher (de chá) de suco de limão

Sal a gosto

Modo de Preparo

Corte os filés ao meio no sentido do comprimento, se eles estiverem muito grossos, corte mais uma fatia também. Tempere os filés de peixe com o limão, o alho, o sal, o colorau e a pimenta do reino. Eu tempero dentro de um saquinho, pois acho mais prático. Deixe no tempero por no mínimo 30 minutos, mas se você puder temperar a noite para fazer no outro dia, fica melhor ainda.

Enquanto o peixe estiver no tempero, aproveite para deixar os espetinhos de madeira de molho em água, isso evita que ele queime.

Espete os filés no palito no sentido do comprimento (veja a foto) e arrume em uma travessa coberta com papel alumínio,veja a foto.

Coloque a travessa que está com os espetinhos dentro de outra forma maior. Isso evita que quando os espetinhos forem assando eles fiquem pingando no forno sujando tudo. Eu cubro essa forma de baixo com papel alumínio também.

Ligue o forno no máximo e deixe aquecer. Quando estiver bem quente coloque os espetinhos, deixe assar por volta de 10 minutos e pronto.  Sirva quentinho acompanhado com o molho.

Molho – Para fazer o molho, misture os tomates, a azeitona e a cebola com a maionese. Tempere com o suco de limão e o sal.

espetinho de tilapia

 

Dicas:

  • Você encontra os espetinhos de madeira em qualquer supermercado na parte dos descartáveis. Vende no tamanho pequeno, médio e grande, eu usei o grande.
  • Ao colocar os espetinhos no forno, olhe sempre, assim que assar, tire para ele não ressecar demais.
  • Espetinho de peixe feito no forno fica mais sequinho, tipo peixe na brasa. Se você não gosta, então empane e frite.

Comments

  1. aurora says

    amo demais leio todos os dias!mas moro sozinha, comofazer essas delícias quando se mora so ,ou pelos menos pra duas pessoas(visitas inesperadas)kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *