Feijão Fradinho com Dendê e Camarão Seco

Receita de feijão fradinho

Eu como boa baiana sou chegada em comida típica da Bahia, esse Feijão Fradinho com Dendê e Camarão Seco é uma delícia e quando como, parece que estou na minha Bahia. Feijão fradinho, arroz de coco, moqueca e farofa de dendê, prato completamente baiano, #amo.

Mesmo para quem nunca fez comida baiana, fazer esse feijão é muito fácil e os ingrediente são fáceis de encontrar. O mais complicado de encontrar é o camarão seco, então quando for para a Bahia, leva na mala um pacotinho #muambeira.

Veja como faço ele:

Feijão Fradinho com Dendê e Camarão Seco

Ingredientes

1/2 kg de feijão fradinho

1/2 xícara (de chá) de azeite de dendê

1 cebola ralada (média)

2 dentes de alho amassados

1 colher (de sobremesa) de sal

1/2 xícara (de chá) de camarão seco moído

Coentro para polvilhar (opcional)

Modo de Preparo

Na noite anterior deixe o feijão de molho em água.

Na manhã seguinte escorra a água que o feijão ficou de molho e lave o feijão. Coloque o feijão na panela, acrescente água até cobrir os grão,s junte o sal e leve para cozinhar. O meu ficou no fogo uns 30 minutos até ele ficar macio.

Em outra panela coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe fritar um pouco. Junte o camarão moído e depois acrescente o feijão cozido, se precisar acrescente um pouquinho mais de água e deixe cozinhar mais uns 10 minutinhos. Desligue a panela, polvilhe o coentro picadinho e sirva quente.

Dicas:

  • Essa quantidade dá umas 6 porções.
  • Para fazer o camarão seco moído, basta colocar o camarão no liquidificador ou no processador até ele ficar bem moído,

Observação:

Camarão seco normalmente tem uma aparência mais rosadinha, o meu está com essa cara branquela porque como eu trouxe já há alguns meses da Bahia, eu conservo ele no freezer e dai ele fica assim feiosinho, mas o bom é que ele conserva o gosto.

Comments

  1. Maria Margarida Lustosa Benevides says

    Patty,
    Estou adorando seu blog. Sou muito fraquinha de dotes culinários mas com suas dicas estou tentada a insistir na cozinha pra ver o que vai dar. Posso substituir o feijão fradinho pelo de corda ou pelo macassar?
    Desde já, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *