Feijão Verde com Coco

Feijao verde com coco

Continuo aqui na praia, em Peroba, na verdade estou em uma praia que fica entre Peroba e Maragogi, no Norte de Alagoas, lugar lindo, maravilhoso, conhecido como o Caribe brasileiro, pela cor do mar e das piscinas naturais. Vou ficar por aqui mais alguns dias, então se quiser um tiquinho mais de notícias minhas me segue no Instagram (@aquinacozinha) ou nas outras redes sociais que tem os links na coluna direita do blog.

O Nordeste é terra de comida boa, tanto doce quanto salgada e eu, como boa nordestina, sou uma fã dessa culinária, pode ser da comida que encontramos no litoral, como da culinária sertaneja, gosto de tudo e na medida do possível compartilho algumas dessas receitas aqui no blog: Comida Nordestina.

Eu sei que não é muito fácil encontrar feijão verde em outras partes do Brasil, que não seja aqui no nordeste, mas hoje resolvi dividir essa receita com vocês mesmo assim. Nesse mundo globalizado, muitas coisas que só achávamos por aqui, já se encontra em grandes redes de supermercado e até em algumas feiras pelo Brasil afora. Então, fica registrada aqui essa receita.

Esse feijão verde feito com o leite de coco batido na hora é uma delícia e fica bom demais para servir com moqueca de peixe e arroz branco, anota aí a receita:

 

Feijão Verde com Coco

Classificação: 51

Tempo de Preparo: 5 minutes

Tempo de Cozimento: 30 minutes

Tempo Total: 35 minutes

Rendimento: 6 a 8 porções

Feijão Verde com Coco

Ingredientes

  • 1 kg de feijão verde (limpo e escolhido)
  • 1 cebola picadinha (usei a roxa, mas pode ser a branca)
  • 2 colheres (de sopa) rasa de manteiga de garrafa
  • Sal a gosto
  • 3 colheres (de sopa) de coentro picado
  • 1 coco seco

Modo de Preparo

  1. Coloque a manteiga de garrafa na panela junto com a cebola picadinha e deixe fritar um pouco, mas não precisa dourar, só murchar.
  2. Acrescente o feijão verde, metade do coentro picado, o sal e complete com água até cobrir o feijão.
  3. Deixe cozinhar com a panela aberta, até o feijão mudar de cor e ficar macio. O tempo varia, mas é mais ou menos 30 minutos (se precisar de um pouquinho mais de água, vá acrescentando aos pousos água morna).
  4. Nesse tempo, tire a casca do coco e pique ele dentro do liquidificador com 500 ml de água morna (quero um leite de coco mais grosso).
  5. Bata bem até o coco ficar completamente triturado.
  6. Depois que o feijão já estiver macio, passe esse leite de coco pela peneira e coloque somente o leite dentro da panela de feijão (despreze o bagaço).
  7. Volte para o fogo e deixe cozinhar um pouco mais para apurar, mas não deixe ficar muito seco.
  8. Sirva quente com o restante do coentro picado polvilhado por cima.

Dicas

Dá para usar outra manteiga, mas com a de garrafa fica muito mais gostoso.

Também dá para fazer com leite de coco de garrafinha, mas com o coco seco fica saborosíssimo.

Guarde o bagaço do coco para fazer bolos ou pães.

receita de Feijão verde com coco

 

Aqui fiz um post falando mais sobre o feijão verde: Feijão verde – como cozinhar e como conservar

Comments

  1. Lorena says

    Olá Patty. Que sorte encontrar um blog de culinária mostrando receitas nordestinas, a maioria é de gente do sudeste. Me deparei com tua página ao procurar receitas com feijão de corda e verde, adorei tuas receitas.
    Sé tenho uma dúvida: feijão verde e de corda são a mesma coisa?
    Aqui em casa usamos mais feijão preto e carioca, mas quero mt repetir a receita de feijão que minha falecida avó fazia, e eu babava de tão gostoso que era (nunca comi igual). Só tenho dúvida qt ao feijão que ela usava, se o verde ou de corda, mas tb não sei se são a mesma coisa…
    Confuso, sei. rsrs
    Help,please! Parabéns pelo ótimo trabalho com o blog, cada receita de babar.

    Abraços de uma cearense que hj mora em São Luís-MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *