Pesquise no Blog

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Anuncie
  • Contato
  • YOUTUBE

Aqui na Cozinha

Receitas fáceis e rápidas com passo a passo em fotos. Bolo, receita, sobremesa e doce.

You are here: Home / Receitas / Receita Salgada / Comida Nordestina / Feijão verde – Como cozinhar e como conservar

Feijão verde – Como cozinhar e como conservar

18 de agosto de 2014 by Patty Martins 19 Comments

Feijão verde, como cozinhar e conservar

 

Feijão verde é uma delícia, muito saudável e com poucas calorias, é uma riqueza que temos aqui no Nordeste. Aproveitei que fui na feira no sábado e vou mostrar algumas dicas sobre o feijão verde, como cozinhar e também, como conservar.

Bem, esse feijão vendido assim, ainda verde é bem comum no Nordeste, mas hoje em dia encontramos também em alguns Estados Brasileiros, sei por exemplo, que em algumas feiras, sacolões ou Casa do Norte em São Paulo, o pessoal tem encontrado. Se você encontrar, compre, pois é um alimento muito saudável e que você pode fazer de diversas formas, puro, como salada, como farofa, etc… Fora que você pode aferventar (branquear) e conservar na geladeira ou mesmo congelar no freezer o que vai esticar ainda mais o prazo de validade.

O Feijão Verde

O feijão verde é  bem fresco, recém saído da vagem. Muitas vezes compramos o feijão na feira ainda na vagem e levamos para debulhar em casa (fiz muito isso quando era criança, quando minha mãe comprava). A vagem é vendida em molhos como na foto abaixo.

Mas podemos comprar também o feijão já debulhado como na primeira foto do post, eu comprei e ultimamente só compro assim. Vende-se os pacotes. É muito comum nas feiras você comprar a lata de feijão verde, é que os feirantes medem a quantidade de feijão em uma lata e não por kilo. Tem um post da Neide Rigo bem legal e que eu indico,veja aqui no blog dela: Come-se, tem inclusive boas fotos e que ilustra bem para quem não conhece muito bem o feijão verde.

Feijão verde

 

Conservação

O feijão verde é bem fresco, como já falei, e quanto mais verde melhor. Com isso ele dura muito pouco, se você guardar na geladeira em alguns dias ele vai começar a brotar, então o ideal,  se você não for consumir logo, é aferventá-lo (ou branquear) que nada mais é do que colocar uma água para ferver e assim que ela borbulhar colocar os feijões por alguns minutos. Depois é só escorrer, colocar em saquinhos e colocar na geladeira, no congelador ou no freezer. Na hora que for utilizar nem precisa descongelar é só colocar direto na panela com o tempero.

Se você tiver freezer pode congelar ele cru também. A dica é limpar bem. Isso porque  no feijão verde você pode encontrar algumas lagartinhas. Então escolha feijões bem novinhos, sem furos. Em casa escolha os feijões, tirando os furados e as lagartinhas. Lave muito bem, escorra e coloque em saquinhos ou recipientes para congelar no freezer.

Feijão verde como fazer

 

Feijão verde como guardar

 

Como cozinhar feijão verde

Você pode cozinhar o feijão verde de diversas maneiras, só na água (com sal ou não), para depois fazer alguma receita com ele, ou pode já refogar um temperinho e colocar o feijão para cozinhar junto.

Uma dica é não tampar a panela quando estiver cozinhando, pois vai derramar. Deixe a panela aberta, ela vai criar essa espuma que você vê na foto abaixo, é só ir retirando com uma colher ou escumadeira.

O tempo de cozimento não é longo, vai variar um pouco, mas assim que ele estiver macio está bom. Vá acrescentando água aos poucos, pois o caldo do feijão verde não engrossa como o de outros feijões,então deixe pouco caldo.

Feijão verde como cozinhar

Dica de receita com feijão verde

Para fazer um feijãozinho verde comum esquente o óleo em uma panela e frite cebola. Depois acrescente alho e deixe dourar. Junte  pimentão, tomate, coentro e  colorau, frite mais um pouco. Acrescente o feijão e água quente e deixe cozinhar, quando ele estiver quase cozido, coloque o sal e deixe cozinhar mais uns 10 minutos. Pronto, esse é um bem básico.
Se você quiser dar uma incrementada pode acrescentar depois de pronto um pouco de requeijão cremoso, ou um pouco de creme de leite, ou leite de coco, ou ainda um pouquinho de azeite de dendê, ou manteiga de garrafa, aí você leva o  seu feijão para outro nível.

Você pode também fazer alguma dessas receitas que já fiz aqui, só que agora usando feijão verde:

Salada de feijão –  Nessa receita usei o feijão fradinho, mas pode usar o feijão verde cozido em água e sal e escorrido.

Farofa de feijão – Como na salada, aqui também dá para fazer com o feijão verde cozido e escorrido.

Feijão com dendê e camarão seco –  Aqui não precisa deixar o feijão de molho, pois o feijão verde não precisa ser hidratado.

 

Espero que o post ajude um pouquinho para quem não sabia muita coisa sobre feijão verde, principalmente quem está aprendendo a cozinhar. Se você já faz feijão verde aproveita e deixa alguma dica ou receita aqui abaixo nos comentários.

Você pode gostar:

Creme de Damasco - Simples, fácil e tem presença
Coentro e salsinha purpurina
Gelo de Uva
Como Tirar o soro do Creme de Leite

Filed Under: Comida Nordestina, Dicas Culinárias, Feijão e outros grãos, Receita Salgada, Receitas Para Iniciantes Tagged With: aprendendo a cozinhar, comida nordestina, Dicas, Dicas Culinárias, feijão, feijão verde, Iniciantes na cozinha

« Lagarto Feito na Panela de Pressão
Receita de Pavê de Chocolate e Creme »

Publicidade G

Publicidade R

Comments

  1. Lina Regina says

    20 de agosto de 2014 at 23:37

    Gostei demais das receitas! !!

  2. Rosangela dos santod sousa says

    17 de outubro de 2014 at 6:50

    Amei o feijao verde alem da farofa ,salada tudo de bom

  3. carlos says

    1 de dezembro de 2014 at 15:01

    Plantei feijao (vagem) e passou do ponto de colher posso debulhar e fazer como feijao verde o feitao é do tipo preto.

  4. Elizete says

    12 de dezembro de 2014 at 10:35

    As explicações estão ótimas

  5. das neves says

    4 de abril de 2015 at 11:10

    uma fora deliciosa de fazer este feijao e com abóbora quiabo e maxixe tambem banana da terra. gosto muito

  6. Lydia says

    22 de novembro de 2015 at 11:11

    Amei a dica da conservação. Sou recém casada e ainda estou meia perdida com alguns detalhes, principalmente na conservação dos alimentos.
    Amo feijão verde, mas gosto dele basiquinhos mesmo. Fervo o feijão verde com sal e centro. Espero cozinhar, quando está pronto acrescente cebolinha e sirvo com um pouco de manteiga da terra por cima. Hmmmm. Fica muito bom! Bjs

  7. Patty Martins says

    24 de novembro de 2015 at 8:25

    Hummmm com manteiga fica muito bem mesmo. Beijo

  8. Teresinha says

    5 de janeiro de 2016 at 23:01

    Onde acho para comprar? Grata

  9. João Vicente da Silva says

    6 de janeiro de 2016 at 18:01

    Comer feijão de corda verde com farinha na forma de “capitão”, é também muito bom.

  10. Patty Martins says

    20 de janeiro de 2016 at 8:24

    Hummm é verdade João kkkkk

  11. Patty Martins says

    20 de janeiro de 2016 at 8:28

    É mais comum encontrar nas feiras do nordeste Teresinha. Mas em algumas redes de supermercado grandes também dá para achar algumas vezes.

  12. Lucia Maria says

    14 de março de 2016 at 13:00

    Amei as dicas e enviei de sugestão uma receita de Arrumadinho de feijão verde com charque e farofa de cenoura, ao meu modo.

  13. FRANCA TRIGUEIRO says

    15 de maio de 2016 at 1:38

    Ótimo poster, me ajudou muito! Obrigada!

  14. Carla says

    6 de julho de 2016 at 21:17

    Muito legal o post. Adoro feijão verde. Ele é nutritivo e tem menos calorias que os outros tipos.

  15. Ines lopes aguera says

    1 de setembro de 2016 at 15:16

    Cozinhe ele conforme ela ensinou, e cozinhe carne seca separado, frite os temperos junto com bacon, depois do feijão já temperado adicione a carne seca, linguiça calabresa, deixe até cozinhar um pouquinho, sempre deixe um pouquinho de caldinho , fica uma delicia esta receita se souber temperar o feijão bem

  16. Rosemara Nogueira says

    21 de novembro de 2016 at 23:40

    Amei todos os comentarios , com tantas diversidades e informações diferentes.

  17. Heliana Dorea says

    17 de julho de 2017 at 16:44

    Muito obrigada! Vc me ajudou bastante! Valeu pelas dicas e receitas. O mundo precisa de pessoas assim, ajudando, auxiliando…bjs!

  18. Sanio Braz says

    22 de julho de 2017 at 8:43

    Gostei da receita e do modo de conservar, é comum ver feijão em abundância na época de colheita mas em certas fases de ano ele some, eu gosto muito do feijão fresco mas se vivo num local sem corrente eléctrica existe alguma forma de conservar? Me ajudem

  19. Patty Martins says

    26 de setembro de 2017 at 18:01

    Muito obrigada, Heliana, pelo seu elogio e incentivo! Esteja sempre nos visitando, pois sempre temos boas novidades.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Facebook
  • Google+
  • Instagram
  • RSS
  • YouTube

Publicidade G

Digite o email e receba as atualizações

Publicidade

Categorias

Publicidade

Parceiros

Top blogs de receitas

Publicidade G

A Dona da Cozinha

A dona da Cozinha

Olá, sou Patty Martins, atualmente moro em Garanhuns, PE. Mas já morei na Bahia, em São Paulo e em Rondônia. Comecei o Aqui na Cozinha em setembro de 2009 para unir duas coisas que gosto muito, culinária e comunicação. Sou geógrafa, radialista e jornalista, casada e mãe de três filhos. Mostro aqui receitas que faço para a minha família. Como são receitas que faço em casa, utilizo medidas caseiras como xícaras e colheres.

Para ler mais sobre a mim, clique aqui

Para ler mais sobre o blog, clique aqui

Google+

Licença Creative Commons
Blog Aqui na Cozinha está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Blog no ar desde 2009
Atualização: 2018.

Aqui na Cozinha