Feijão verde – Como cozinhar e como conservar

Feijão verde, como cozinhar e conservar

 

Feijão verde é uma delícia, muito saudável e com poucas calorias, é uma riqueza que temos aqui no Nordeste. Aproveitei que fui na feira no sábado e vou mostrar algumas dicas sobre o feijão verde, como cozinhar e também, como conservar.

Bem, esse feijão vendido assim, ainda verde é bem comum no Nordeste, mas hoje em dia encontramos também em alguns Estados Brasileiros, sei por exemplo, que em algumas feiras, sacolões ou Casa do Norte em São Paulo, o pessoal tem encontrado. Se você encontrar, compre, pois é um alimento muito saudável e que você pode fazer de diversas formas, puro, como salada, como farofa, etc… Fora que você pode aferventar (branquear) e conservar na geladeira ou mesmo congelar no freezer o que vai esticar ainda mais o prazo de validade.

O Feijão Verde

O feijão verde é  bem fresco, recém saído da vagem. Muitas vezes compramos o feijão na feira ainda na vagem e levamos para debulhar em casa (fiz muito isso quando era criança, quando minha mãe comprava). A vagem é vendida em molhos como na foto abaixo.

Mas podemos comprar também o feijão já debulhado como na primeira foto do post, eu comprei e ultimamente só compro assim. Vende-se os pacotes. É muito comum nas feiras você comprar a lata de feijão verde, é que os feirantes medem a quantidade de feijão em uma lata e não por kilo. Tem um post da Neide Rigo bem legal e que eu indico,veja aqui no blog dela: Come-se, tem inclusive boas fotos e que ilustra bem para quem não conhece muito bem o feijão verde.

Feijão verde

 

Conservação

O feijão verde é bem fresco, como já falei, e quanto mais verde melhor. Com isso ele dura muito pouco, se você guardar na geladeira em alguns dias ele vai começar a brotar, então o ideal,  se você não for consumir logo, é aferventá-lo (ou branquear) que nada mais é do que colocar uma água para ferver e assim que ela borbulhar colocar os feijões por alguns minutos. Depois é só escorrer, colocar em saquinhos e colocar na geladeira, no congelador ou no freezer. Na hora que for utilizar nem precisa descongelar é só colocar direto na panela com o tempero.

Se você tiver freezer pode congelar ele cru também. A dica é limpar bem. Isso porque  no feijão verde você pode encontrar algumas lagartinhas. Então escolha feijões bem novinhos, sem furos. Em casa escolha os feijões, tirando os furados e as lagartinhas. Lave muito bem, escorra e coloque em saquinhos ou recipientes para congelar no freezer.

Feijão verde como fazer

 

Feijão verde como guardar

 

Como cozinhar feijão verde

Você pode cozinhar o feijão verde de diversas maneiras, só na água (com sal ou não), para depois fazer alguma receita com ele, ou pode já refogar um temperinho e colocar o feijão para cozinhar junto.

Uma dica é não tampar a panela quando estiver cozinhando, pois vai derramar. Deixe a panela aberta, ela vai criar essa espuma que você vê na foto abaixo, é só ir retirando com uma colher ou escumadeira.

O tempo de cozimento não é longo, vai variar um pouco, mas assim que ele estiver macio está bom. Vá acrescentando água aos poucos, pois o caldo do feijão verde não engrossa como o de outros feijões,então deixe pouco caldo.

Feijão verde como cozinhar

Dica de receita com feijão verde

Para fazer um feijãozinho verde comum esquente o óleo em uma panela e frite cebola. Depois acrescente alho e deixe dourar. Junte  pimentão, tomate, coentro e  colorau, frite mais um pouco. Acrescente o feijão e água quente e deixe cozinhar, quando ele estiver quase cozido, coloque o sal e deixe cozinhar mais uns 10 minutos. Pronto, esse é um bem básico.
Se você quiser dar uma incrementada pode acrescentar depois de pronto um pouco de requeijão cremoso, ou um pouco de creme de leite, ou leite de coco, ou ainda um pouquinho de azeite de dendê, ou manteiga de garrafa, aí você leva o  seu feijão para outro nível.

Você pode também fazer alguma dessas receitas que já fiz aqui, só que agora usando feijão verde:

Salada de feijão –  Nessa receita usei o feijão fradinho, mas pode usar o feijão verde cozido em água e sal e escorrido.

Farofa de feijão – Como na salada, aqui também dá para fazer com o feijão verde cozido e escorrido.

Feijão com dendê e camarão seco –  Aqui não precisa deixar o feijão de molho, pois o feijão verde não precisa ser hidratado.

 

Espero que o post ajude um pouquinho para quem não sabia muita coisa sobre feijão verde, principalmente quem está aprendendo a cozinhar. Se você já faz feijão verde aproveita e deixa alguma dica ou receita aqui abaixo nos comentários.

Comments

  1. carlos says

    Plantei feijao (vagem) e passou do ponto de colher posso debulhar e fazer como feijao verde o feitao é do tipo preto.

  2. das neves says

    uma fora deliciosa de fazer este feijao e com abóbora quiabo e maxixe tambem banana da terra. gosto muito

  3. Lydia says

    Amei a dica da conservação. Sou recém casada e ainda estou meia perdida com alguns detalhes, principalmente na conservação dos alimentos.
    Amo feijão verde, mas gosto dele basiquinhos mesmo. Fervo o feijão verde com sal e centro. Espero cozinhar, quando está pronto acrescente cebolinha e sirvo com um pouco de manteiga da terra por cima. Hmmmm. Fica muito bom! Bjs

  4. João Vicente da Silva says

    Comer feijão de corda verde com farinha na forma de “capitão”, é também muito bom.

  5. Lucia Maria says

    Amei as dicas e enviei de sugestão uma receita de Arrumadinho de feijão verde com charque e farofa de cenoura, ao meu modo.

  6. Carla says

    Muito legal o post. Adoro feijão verde. Ele é nutritivo e tem menos calorias que os outros tipos.

  7. Ines lopes aguera says

    Cozinhe ele conforme ela ensinou, e cozinhe carne seca separado, frite os temperos junto com bacon, depois do feijão já temperado adicione a carne seca, linguiça calabresa, deixe até cozinhar um pouquinho, sempre deixe um pouquinho de caldinho , fica uma delicia esta receita se souber temperar o feijão bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *