Feijoada com feijão carioca

Feijoada+feijao+carioca

Nesse friozinho comer uma feijoada sempre cai bem e dessa vez fiz essa Feijoada com Feijão Carioca, tudo bem que a feijoada tradicional é feita com feijão preto, mas quem não tem cão, caça com gato. Eu que não vou deixar de fazer só porque não tenho feijão preto.

Meu marido comprou um kit de feijoada, crente que tinha visto um pacote de feijão preto na despensa, quando fui ver, só tinha mesmo feijão carioca. Resolvi fazer assim mesmo, ainda mais porque minha filha estava vindo. Ah não falei para vocês né? Mas minha filha passou no vestibular e está morando em outra cidade. E quem é mãe, sabe que a gente faz tudo para os filhotes. Como minha filha é chegada em uma feijoada resolvi fazer, assim mesmo, sem o feijão original.

Mas, para quem não dispensa a feijoada feita com feijão preto, tem duas receitas aqui no blog:

Feijoada

 

Feijoada Simplificada

Agora vamos ver a que eu fiz dessa vez:

Feijoada com Feijão Carioca

Ingredientes

1 kg de feijão carioca (também chamado carioquinha)

1 kit feijoada (vende nos supermercados e açougues)

2 linguiças calabresas

1 pedaço de bacon ( umas 150 g)

2 folhas de louro

1 cebola grande

5 dentes de alho amassados

Modo de Preparo

No dia anterior separe as calabresas que vem no kit e coloque as outras carnes de molho. Troque a água várias vezes porque as carnes são muito salgadas. Escolha o feijão e coloque de molho também.

No outro dia encha uma panela com água e coloque as carnes dentro, deixe ferver por uns 30 minutos. Acrescente o feijão (despreze a água do molho), o louro e cozinhe até tudo ficar bem macio. Deixe sempre uma panela com água quente no fogão para você ir acrescentando à medida que for precisando.

Em outra panela frite o bacon cortado pequeno, acrescente a calabresa fatiada e deixe fritar também. Retire e coloque na panela do feijão. Na gordura do bacon frite o alho e a cebola. Despeje um pouco do feijão cozido dentro da fritura e deixe soltar o fundinho com o sabor. Despeje tudo dentro da panela maior e deixe cozinhar um pouco mais até o caldo engrossar. Normalmente não precisa de sal porque as carnes são salgadas, mas experimente e veja se está do seu gosto.

Dica:

  • Sirva com arroz branco
  • Couve – Fatie a couve bem fininha, frite alho e passe a couve, mas é só um susto para a couve não juntar água
  • Laranja descascada e fatiada.

Comments

  1. Rachel Azevedo says

    Pra que passar vontade, né… quem não tem cão caça com gato…rs!
    Ficou muito apetitosa essa feijoada!
    Boa semana amiga, Bjuss!!!

  2. Mônica Cunha says

    Não sei cozinhar e fiquei curiosa pelo fato de colocar a cebola e o alho no fim, da algum sabor desse jeito? #desculpaafaltadeconhecimento :)

  3. delita medeirs says

    Tá errado,feijoada carioca é feita com feijão preto:Aqui no RIO de Janeiro só gostamos de FEIJÃO PRETO!

  4. Ana Nunes da Silva Borges says

    Adorei a ideia, nós mulheres dinâmicas, sempre criamos, recriamos e inventamos e no final tudo dá certo.

  5. Ana Paula says

    Vou fazer pra experimentá gosto + do sabor do feijão carioquinha no feijão nosso de cada dia mas ele deve ficar ótimo com os pertences … da feijoada..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *