Filé de Frango com Molho de Laranja

Filé de frango com molho de laranja

 

Gente, pára tudo, já é dezembro! Que louco, como o tempo tem passado rápido. Já está todo mundo cansado aí? Aqui já estou só o pó. Essa semana fiquei totalmente sem ideia para fazer na cozinha e além do mais, estou tão cansada que nem tinha ânimo de ir para a cozinha. Mas, tinha que ir, afinal sou eu que cozinho no dia a dia aqui em casa (não tenho nem empregada, nem faxineira, tô ficando louuuuca) e daí uma das coisas que fiz esses dias, foi esse Filé de Frango com Molho de Laranja, que é bem fácil, rápido e dá uma incrementada no franguinho nosso de cada dia.

Veja como fiz:

Filé de Frango com Molho de Laranja

Ingredientes (4 porções)

4 filés de frango

2 dentes de alho grandes amassados

1/2 colher (de café) de pimenta do reino moída

Sal a gosto

2 colheres (de sopa) de óleo

Molho de Laranja

1 xícara (de chá) de suco de laranja (natural)

1 colher (de chá) de manteiga

2 colheres (de chá) de amido de milho (maisena)

1 colher (de chá) de açúcar

Folhas de manjericão para polvilhar (opcional)

Modo de Preparo

Coloque os filés de frango em uma tigela e tempere com o alho amassado, o sal e a pimenta do reino, misture bem e deixe tomando gosto por no mínimo 30 minutos. Depois aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés. Coloque-os na frigideira quente e só vire os filés quando eles já estiverem dourados. Não fure os filés para eles não ressecarem e nem fique esfregando ele na frigideira, coloque eles lá e só vire quando dourar. Assim que dourar dos dois lados, já está pronto. Reserve.

Molho

Dissolva o amido de milho com o açúcar e o suco de laranja. Coloque em uma panela, junte a manteiga e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre. Ferva alguns minutos até ele ficar levemente cremoso.

Arrume os filés em uma travessa, coloque o molho por cima e polvilhe com folhinhas de manjericão. Sirva quente.

 Filé de Frango com Molho de Laranja

Dicas:

  • Corte os filés mais grossinhos.
  • Se a laranja que você usar for muito ácida, acrescente um pouco mais de açúcar. O molho deve ter um leve sabor adocicado.
  • Eu prefiro o molho mais ralinho, se quiser mais grosso é só aumentar a quantidade de amido. Mas, não esqueça que quando esfria ele tende a ficar mais grosso ainda.
  • Se não tiver manjericão para polvilhar, pode usar salsa ou cheiro verde.

Apredendo a cozinhar

Se você é iniciante na cozinha e sempre tem dúvidas na hora de fazer filé de frango grelhado, eu fiz um post sobre isso com vários detalhes para ver, clique aqui:

 

Como Fazer Filé de Frango Grelhado

Comments

  1. mara** says

    olá, sou iniciante na cozinha. rsrs e achei a sua página o máximo… curti muitas receitas…
    eu gostaria de saber se o suco utilizado para o molho de laranja assim como em outras receitas é o próprio sumo ( suco) da laranja ou se é o suco que bebemos, adicionado de agua e açucar…. ? a pergunta é meio assim rsr sei la, mas é que nao gosto de ficar com duvidas! obrigada 😀 suas receitas sao fantásticas!! 😀

  2. aurora says

    querida paty moro so e tenho algumas dúvidas(ñ tenho frezerr)posso colocar feijão no congelador por quanto tempo?alho melhor freco ou aquele preparado??como fazer arroz intregal?/sei que seu tempo é precioso por isso aguardo resposta sucintas como tirar aquele cheiro do frango?/

  3. says

    Aurora no congelador dura pouco, não deixe mais do que uns 5 dias. O alho fresco sempre é mais saboroso, mas dá para usar o outro tb. Quanto ao arroz integral, vou ensinar no blog depois. Para tirar o cheiro de frango uso suco de limão. beijos

  4. Kiko says

    Oi Patty, só um comentário a respeito dos ingredientes, se colocares a quantidade em gramas, ml, etc. entre parenteses ficaria td mais preciso, quando tu usa uma xícara de chá por exemplo, o tamanho da tua xícara de chá pode ser diferente da minha…estou chutando os valores do exemplo abaixo, mas serve para dar uma idéia, pois é muito vago qdo usa xícara, colher, pitada, copo, etc.

    1 Xícara de chá (200ml)
    1 colher de sopa (20 gr)
    e assim por diante…

    Acho que assim ficaria bem mais profissional o teu blog, mas independente disto adoro tuas receitas e a forma simples que usa para nos ensinar e mostrar…

    Obrigado e sucesso…

  5. Rmr says

    Ótima receita e instruções de preparação. Sou um principiante na cozinha mas consegui reproduzir o prato tal qual aparece na foto. Ficou muito saboroso e visualmente bonito. Obrigado!

  6. Antonia Veloso says

    Patty Martins!

    Sua receita é perfeita, simples, ingredientes em conta e ainda por cima muito saborosa! Sou super exigente e amei, agradeço por compartilhar!

  7. Marcia says

    Amei as suas receitas de peito de frango, estou fazendo agora com leite de coco de garrafinha, depois quero tentar fazer o leite de coco natural! Será que esse leite de coco serve para por no bolo? Obrigada e bjs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *