Filé de Merluza Gratinado

Muita gente me pede aqui sugestões para fazer com filé de Merluza, eu já dei duas sugestões:

Filé de Merluza com Leite de Coco

Moqueca de Filé de Merluza

Hoje fiz mais uma opção e vou dividir com vocês.
Filé de Merluza é muito prático e rápido de ser feito e você encontra em quase todo supermercado para comprar. O problema é que na maioria das vezes ele vem congelado e com mais água do que peixe, aí ninguém merece, temos que nos virar nos 30 para fazer alguma coisa gostosa com ele. Essa semana fiz ele gratinado com molho branco no forno, mas fiz de uma forma mais prática. Eu não fritei o peixe antes. Veja como fiz:

Filé de Merluza Gratinado

Ingredientes (6 porções)

1 kg de filé de Merluza

3 dentes de alho amassados

Suco de 1/2 limão

1 colher (de chá) de sal

5 batatas cortadas em rodelas finas

1 receita de molho branco (veja aqui: Receita de Molho Branco)

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

Deixe o peixe descongelar, lave, escorra e dê uma leve espremida para tirar o excesso de água. Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe descansado neste tempero por 1/2 hora mais ou menos (se quiser deixe de um dia para o outro tampado na geladeira). Unte um refratário com óleo e arrume as rodelas de batata. Por cima coloque os filés de peixe e leve ao forno. O forno deve estar alto para secar o excesso de água. Fica no forno cerca de 10 minutos. Ele vai soltar muita água, então quando ele tiver com apenas um pouco de água, retire do forno para colocar o molho branco. Não deixe dourar ( veja a foto 6). Aproveite quando o peixe estiver no forno para fazer o molho branco, siga esta receita: Receita de Molho Branco. Quando tirar do forno espalhe o molho branco por cima e polvilhe o queijo ralado. Volte ao forno apenas para gratinar (dourar). No meu forno ficou 25 minutos.

Clique nas imagens para ver em tamanho maior

Dicas:

  • Uma sugestão é servir com arroz branco e uma salada de folhas.
  • Se quiser pode substituir o queijo parmesão por muçarela ralada, fica ótimo.

Comments

  1. Hannaty Mendonça says

    Fiz a receita, e apesar de demorada (por conta do tempo que leva para a água do peixe secar no forno) é MUITO BOA. todos em casa adoraram. Fica uma DELÍCIA mesmo!!

  2. Patricia Mello says

    Carol, o filé de merluza com leite de coco é de outra receita, se vc clicar, vai ver que será direcionada a outro link, ou seja o link da receita de filé de merluza com LEITE DE COCO.

  3. raquel nacif says

    Adorei!fiz a primeira vez com merluza e ficou uma delícia,agora estou tentando com postas de cação,espero que fique tão bom quanto!

  4. Cedna says

    Nossa q receita maravilhosa, vc esta de parabéns, saiu certinho como esta o sabor as batatas o molho perfeito, sem adicionar nada e nem retirar. adorei…

  5. dilama aelo says

    numca fiz o molho branco vou faser pra ver se vao gostar ja fiz o bacalhau deste mesmo jeito so creme de leite ficou muito gostoso

  6. Maria Joselia de Freitas says

    Parece ser muito bom! Vou experimentar. Acho que pode ser feito com qualquer peixe. Mas por favor não façam com Panga e nem Polaca do Alasca, esse peixe está sendo vendido no Brasil está contaminado, vi o alerta na internet, vejam se isso é verdade. Na dúvida é melhor não comer.

  7. erica says

    Eu fiz om filé de peixe ponga e deu super certo!!! Amiga o que vc sugere em substituição do queijo parmesão? as crianças não gostam dele, muito obrigada!!!

  8. Denize says

    Sou recém casada resolvi fazer um jantarzinho pro dia dos namorados adorei essa receita super prática pra quem não tem tanta intimidade com a cozinha.
    Porém, o molho branco fiz o que costumo fazer em outros pratos não acrescento farinha, e acho que não esperei ele secar a água totalmente, ta meio que tudo misturado agora. Espero que fique tão bonito quanto o da foto.

    Abraço!

  9. JULIENDEL says

    BOA NOITE, ACABEI DE FAZER SUA RECEITA E NÃO PODERIA DEIXAR DE ELOGIAR, FICOU MUITO BOM, PARABÉNS!!!! FIZ MEIA RECEITA, PORQUE AQUI SOMOS APENAS 3 PESSOAS, MAS ACHAMOS UMA DELÍCIA!!!!

  10. ANA MARIA SERTORI DURAO says

    OIII!!!! ESTANA PROCURANDO UM FILÉ COM MOLHO BRANCO E ACHEI ESTE OTIMO.QUERIA SABER SE POSSO FAZER ESTE PEIXE UM DIA ANTES E DEIXAR NA GELADEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *