Frango com Missô

frango com missô

Gente essa receita é daquelas vapt e vupt.  Nela usamos pouquíssimos ingredientes e podemos variar o franguinho do dia a dia de forma bem fácil. Vocês estão vendo que estou fazendo várias receitas com inspiração na culinária japonesa e chinesa, né? É que, como vocês sabem, na minha mais recente viagem para São Paulo, fui na Liberdade e comprei alguns ingredientes dessa culinária que eu não encontro facilmente por aqui. Como eu gosto de sempre estar inventando, fico aqui pesquisando e tentando, até fazer coisinhas gostosas para passar para vocês.

Acho que eu sou mal acostumada, nunca gostei de comer sempre a mesma coisa, sabe aquelas pessoas que sempre comem, arroz, feijão, bife e salada? Essa não sou eu! Gosto de comer coisas diferentes praticamente todo dia. E como sou eu que cozinho aqui em casa sempre mudo, troco o feijão por lentilha, grão de bico, soja, etc… e por aí vai. Também gosto de comida fresca, do dia. Então, mesmo que o feijão seja o de ontem, hoje  um dos pratos vai ser fresco. Sou chata? Num acho não, sou chata com outras coisas, mas com comida, não. Como de tudo e com gosto, meu quadril que o diga. Mas tenho um defeito (?!), não gosto de ficar o dia todo na cozinha, não me entendam mal, eu gosto de cozinhar, mas gosto ainda mais de praticidade. Então, se uma receita é fácil de fazer, barata, rápida e gostosa já me ganhou. É o caso desse Frango com Missô, não tem como ser mais fácil. Veja:

Frango com Missô

Ingredientes (5 porções)

500 g de frango desossado e cortado em cubos

2 colheres (de sopa) de missô

2 colheres (de sopa) de óleo

1/2 xícara (de chá) de cebolinha verde picada

Modo de Preparo

Coloque o frango picado dentro de um saquinho plástico e junte o missô. Misture (massageando) o frango com o missô e deixe descansar. Se puder fazer isso a noite e deixar até o dia seguinte, é melhor. Mas se não puder deixe pelo menos 30 minutos. Nesse período deixe na geladeira.

Depois acrescente o óleo em uma panela e aqueça. Quando tiver quente coloque o frango e deixe fritar. Mexa bem. Você vai ver que cria uma crosta no fundo da panela (veja a foto), nessa hora acrescente 1/2 xícara (de chá) de água. Misture e deixe cozinhar, até ficar quase seco. Retire do fogo, acrescente a cebolinha verde picada e sirva quente.

Observação: Eu não coloco sal porque o missô já é bem salgado.

frango com missô

Dicas:

  • Use qualquer parte do frango, eu usei peito, mas fica uma delícia com coxa desossada, mas corte em pedaços pequenos para cozinhar melhor.
  • Eu gosto de colocar o frango dentro do saquinho plástico para temperar porque não sujo nem as mãos, nem um recipiente, mas se preferir use qualquer recipiente com tampa.
  • Sirva com arroz branco e uma bela salada.

O que é missô:

Missô é uma pasta de soja fermentada, que também pode ser feita de outros grãos, essa que estou usando é a de soja. O missô é muito usado no japão, para eles é sinônimo de saúde. Ela é muito usada para fazer sopa, como o tradicional missoshiru.

Hoje o missô é facilmente encontrado nos grandes supermercados. Essa de soja que estou usando é mais escura, mas tem missô com cores diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *