Gelado de Abacaxi

Gelado de Abacaxi

 

Como falei no post anterior vou começar a mostrar algumas receitas que vocês poderão fazer para suas festas de fim de ano. Vou começar com esse delicioso Gelado de Abacaxi.  Essa é uma receita super refrescante e deliciosa, fora que ela fica linda.

Eu fiz esse Gelado de Abacaxi há algumas semanas atrás para receber uns amigos e foi sucesso. Se você gosta de abacaxi, faz que você não vai se arrepender.

Ele fica gostoso para comer gelado, mas acho ele ainda mais gostoso quando ele está com consistência de sorvete.

Veja que receita boa:

Gelado de Abacaxi

Ingredientes

1 abacaxi

2 xícaras (de chá) de açúcar

1 lata de leite condensado (395 g)

1 lata de creme de leite (300 g)

1 litro de leite

3 ovos (clara e gema separadas)

4 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)

6 colheres (de sopa) de açúcar (para a cobertura)

Modo de Preparo

Doce de Abacaxi

Descasque o abacaxi, retire o miolo e pique o restante. Coloque em uma panela o abacaxi, o açúcar e leve para cozinhar. Quando tiver cozido (ele fica mais amarelinho e com uma caldinha), coloque no recipiente que você vai servir e reserve.

doce de abacaxi

 

Creme

Em outra panela coloque o leite condensado, o leite com o amido dissolvido nele, e as gemas passadas por uma peneira para tirar a pele. Leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando ferver, deixe cozinhar uns minutinhos e depois desligue. Acrescente o creme de leite, misture bem e coloque por cima do doce de abacaxi e reserve.

creme de confeiteiro

Cobertura e Montagem

Bata as claras em neve (eu usei a batedeira para isso) e vá acrescentando as 6 colheres (de sopa) de açúcar aos poucos para ficar num ponto de suspiro.

Depois acrescente a cobertura de suspiro por cima do creme e com um garfo puxe picos para ficar mais bonito.

Aqueça o forno (deixe no alto), depois de aquecido coloque o creme no forno quente e deixe dourar o suspiro da cobertura. Isso acontece em poucos minutos, então tenha cuidado, coloque o creme no forno e fique olhando porque rapidinho ele doura.

Agora é só deixar o creme esfriar e levar ao congelador ou ao freezer.

Sugestão: Retire o Gelado de Abacaxi do freezer uns 15 minutos antes de comer para ele não ficar tão duro.

 

gelado de abacaxi receita

 

Dicas:

  • Passar as gemas pela peneira, retira aquela pele que ela tem e com isso o creme não fica com gosto de ovo.
  • Dissolva o amido de milho no leite frio, isso evita que ele empelote.
  • Se você tiver maçarico culinário pode usar ao invés de colocar o creme no forno.

Comments

  1. Sabrynna says

    Olá estou com uma duvida, quanto a textura da sobremesa fica cremosa ou fica com textura mais de congelado mesmo tipo gelo? não tenho freezer posso colocar no congelador? adorei seu site. já fiz muitas receitas suas.

    Obrigada!

  2. says

    Você pode deixar em qualquer uma das consistência, mas eu acho mais gostoso quando fica tipo um sorvete ( no congelador). Mas, tire uns minutos antes de comer para ele não ficar duro demais.
    Beijos
    Patty

  3. Cleo says

    Adorei a receita, vou faze-la, mas teve uma parte q nao entendi: Bata as claras em neve (eu usei a batedeira para isso) e vá acrescentando as 6 colheres (de sopa) aos poucos para ficar num ponto de suspiro.

    Quando vc cita, va acrescentando as 6 colheres de sopa, ao q vc se refere?
    Desdeja agradeco 😉

  4. Isabel Cristina Marques says

    Esse ano quero comemorar meu aniversário com almoço e várias sobremesas. Como vou fazer tudo sozinha, estou a procura de receitas de sobremesas que posso congelar pra facilitar um pouco, pretendo ir fazendo pelo menos uns 10 dias antes. Essa eu posso congelar, ok? E qual outras vc indica por exemplo, pudim, manjar, brigadeirão posso congelar pronto assim como fazemos com comida ?
    Abraços…

  5. says

    ola bom dia….amei a receita quero fazer hj,mais queria saber quanto tempo deixar no congelador pra fikar na consistencia de sorvete???

  6. says

    Olá Paty tudo bem,?
    Estava procurando uma receita de gelado de abacaxi na internet achei a sua, fiz e ficou um delicia
    obrigada pela receita , bjs!

  7. Sandra Lúcia Profeta says

    Olá Patty,

    Esta receita foi um sucesso na minha família, todos amaram! Já repeti muitas vezes e neste dia dos Pais ela não vai poder faltar.

    Abraços,

    Sandra

  8. Rosa says

    Ficou uma delicia, mas achei que tinha muito creme e pouco abacaxi. De ultima hora tive que comprar outro abacaxi para complementar

  9. Cintia says

    Ficou divina..reuni os amigos e foi um sucesso. ..todos adoraram. ..só que tirei uns 15 minutos antes e ainda ficou dura…mais qdo amoleceu não sobrou…
    Maravilhoso. .nota 1000

  10. Isa Sena says

    Boa noite P atty, estava procurando essa receita pois não fazia deste jeito. Mas domingo, dia dos pai, vou fazer para minha familia. Obrigada.

  11. Elaine says

    Olá, vou fazer esta sobremesa para o Natal. A calda que forma no cozimento do abacaxi com o açúcar, vc utiliza nesta receita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *