Gelatina Colorida Cortada

Não sei se existe uma sobremesa mais simples do que gelatina. Acho até mesmo sem graça. Mas normalmente as crianças gostam muito e aqui em casa não é diferente. Por isso, vez ou outra, eu faço. Eu gosto de gelatina, só não sou fascinada por seu sabor, mas se tem uma coisa que eu gosto é ficar inventando com ela. São tantas cores e sabores, que desperta a artista que tem em mim (nossa, que modesta que sou)

Desta forma que eu fiz, ficou gostosa e diferente. Mas, o que mais chamou a atenção foi a forma que eu servi. Cortei em quadrados e servi porções individuais. Se quiser fazer uma firula maior., coloque um pouco de creme de leite no prato, desenhe arabescos com uma geléia de morango e deite o quadrado de gelatina por cima, fica show.

Eu usei gelatina de morango, de cereja e de pêssego, mas você pode usar o sabor de sua preferência. O ingrediente principal desta receita, como de todas as gelatinas em camadas é a paciência. Pois você só poderá fazer a próxima camada, quando a anterior já tiver durinha.

Mas, deixando a conversa de lado vamos ao que interessa, eu fiz assim:

 Gelatina Colorida Cortada

 

Ingredientes

1 – Camada

1 caixa (ou pacotinho) de gelatina de morango

200 ml de água fervendo

250 ml de leite condensado

 

2 – Camada

1 caixa (ou pacotinho) de gelatina de cereja

200 ml de água fervendo

250 ml de água gelada

 

3 – Camada

1 caixa (ou pacotinho) de gelatina de pêssego

200 ml de água fervendo

250 ml de leite condensado

 

Modo de Preparo

Unte um recipiente (pode ser de plástico ou de vidro) com óleo, reserve. Tem que ser um recipiente mais fundo, que caibam as três gelatinas. Use de preferência um quadrado ou retangular.

Ferva a água e em um recipiente dissolva o pó da gelatina de morango nesta água quente. Coloque no liquidificador, a gelatina dissolvida e o leite condensado. Bata, só o suficiente para misturar. Despeje no recipiente untado e leve para gelar. Deixe ficar durinha para fazer a próxima camada (vão ser cerca de 30 minutos na geladeira ou 15 minutos no freezer.

Prepare a próxima camada. Dissolva o pó da gelatina de cereja na água fervendo, junte a água gelada e misture bem. Despeje cuidadosamente em cima da camada anterior, que já vai estar durinha. Leve a geladeira ou ao freezer até que esta fique durinha também.

Depois prepare a última camada exatamente como a primeira. Dissolva a gelatina de pêssego na água fervendo e coloque no liquidificador, a gelatina dissolvida e o leite condensado. Bata um pouco e despeje sobre a última camada pronta. Leve a geladeira e deixe endurecer bem

 

Para desenformar:

Desgrude as beiradas da gelatina da forma com a ajuda de uma faca fina. Depois vá virando a forma de forma que a gelatina vá se desprendendo de toda a forma. Vire a forma sobre um prato. Ela se solta facilmente, mas se não soltar enfie a faca fina em um dos lados fazendo com que entre ar, assim ela se solta.

Para cortar a gelatina:

Veja na foto 7 que as camadas não ficam tão bonitas quando você desenforma então você vai cortar tirando as beiradas como na foto 8. Para isto pegue uma faca grande (pode ser tipo as de cortar carne), molhe em água fria e corte. Antes de cada corte, passe primeiro na água fria. Faça isto para cortar as beiradas da gelatina, como quando for cortar os quadrados para servir.

Clique na foto para ver em tamanho maior

Obs.

  • Veja usei um pouco menos de líquido para dissolver a gelatina do que o fabricante manda na embalagem. Isto vai fazer com que ela fique mais durinha o que facilita para desenformar e cortar.
  •  Você vai usar aproximadamente 2 caixas(ou lata) de leite condensado. Um para cada gelatina.

 

Dicas:

  • Você pode preparar esta gelatina no dia anterior e deixar coberta na geladeira e no dia é só desenformar e cortar.
  • Corte as gelatinas somente na hora de servir ou um pouco antes e nunca deixe exposta na geladeira. Mantenha-a sempre coberta na geladeira para não ressecar, nem pegar gosto ruim da geladeira.

 

Que receita você faz com  gelatina?

Gostaram da sugestão? É uma forma um pouquinho diferente de fazer gelatina. E você, costuma fazer que tipo de receita com gelatina?

Comments

  1. Daiane says

    Eu gosto de fazer gelatina com suco. Fica um sabor muito mais interessante do que essas compradas e você pode regular a “dureza” dela conforme seu gosto.

  2. says

    oiii patty!!! que coincidencia, hoje mesmo preparei uma daquelas gelatinas coloridas, que cortamos em quadradinhos e misturamos com o creme gostoso de leite condensado + creme de leite! se ficar bonito (gostoso eu sei q vai ficar hehehe) eu vou postar no blog! amei sua ideia, se eu tivesse a visto ontem, seria essa que eu teria feito!
    gelatina tbm nao é das minhas sobremesas preferidas, mas confesso que é divertida :)
    bjos! primeira vez que comento aqui, mas sou seguidora assídua faz tempinho já!

  3. Sonia says

    Olá Patyy

    Valeu amiga, a gelatina assim é muito bom, pois as crianças são muito atraídas pelo visual, e quem não é, um prato bonito, colorido é muito mais atraente.
    Mas essa vou reservar para três pessoinhas muito queridas, lá de São Paulo (Elifaz, Enzo, Nicolas), na próxima viagem vamos comer gelatina colorida do Aqui na Cozinha.

    Beijos

  4. Cristina Fortes says

    Oi Patty, que coisa mais linda de gelatinaa.. assim eu fico com mais vontade de comer Gelatina Colorida. Quem gosta mesmo é meu irmãozinho, minha mãe sempre faz pra ele e se deixar.. ele come tudo rs. Parabéns pelo post.
    Beeijos ;*

  5. Daiane says

    É isso mesmo, faço, por exemplo, limonada e coloco gelatina sem sabor.

    Também já fiz com suco de morango, e minha preferida é a de maracujá.

    Tem que deixar o suco bem docinho, porque gelado a doçura diminui.

    Ah, melhor do que esses pozinhos com “gosto de prástico” que a gente acha no mercado

  6. says

    Oi Patty, adorei sua ideia. Meus sobrinhos são viciados em gelatina, vou fazer pra eles. Tenho certeza que vão adorar.
    Tbm gostei da dica por menos agua que recomendado, ontem fiz e não ficou durinha como eu gosto.
    Bjus, fica na Paz do Mestre Jesus.

  7. Jéssica Verena says

    Resolvi experimentarrrr rsrs adoreiiii, eh muit facil e fica uma delicia, eu só não desinformei dexei na forma mesmo.

    Adoreiiiii :)

  8. Cristhian luis pasqualli says

    cara adoro gelatina , sou homem e adoro cozinhar pra minha mulher , e essa receita é fantastica 😀

  9. Fatiminha says

    Nossa adorei ,site receitas maravilhosas, eu nao sei cozinhar direito,meu marido que o diga kkkkk,mas me esforço fazendo algumas receitas q pego na net,mas so faço coisas simples kkk,parabens pelo blog bjs

  10. lucas emanoel says

    ola, eu queria sabe quando prepara a gelatina quando vai coloca no congerado a gelatina é armazenada fechada ou aberta na geradeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *