Geleia de Maracujá

Estava eu, aqui em casa, com uns maracujás que precisavam ser usados e nenhuma ideia do que fazer com eles. Eu queria uma coisa simples, tipo um suco. Mas eu já tinha uma jarra de suco de abacaxi fresquinho, então pensei em congelar a polpa dos maracujás. Mas aí lembrei que estávamos sem geleia aqui em casa e os meninos amam comer biscoito casadinho (é o biscoito de maisena com geleia como recheio). Então estava decidido, ia fazer uma geleia.

Geleia mesmo, e não aquele gel de maracujá que fazemos quando temos um bolo e queremos colocar uma calda de maracujá. No gel ou calda vai um pouco de amido de milho (maisena) e na geleia não. Na geleia é só o suco e açúcar. Desta vez não usei as cascas do maracujá, só a polpa.

Veja como eu fiz:

Geleia de Maracujá

Ingredientes

2 maracujás

Água

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque a polpa do maracujá no liquidificador e acrescente a mesma quantidade de polpa de maracujá, de água. Bata com a tecla “Pulsar” do liquidificador para não quebrar muito as sementes. Retire e reserve algumas sementinhas que estejam inteiras. Passe a polpa batida pela peneira e coloque em uma panela junto com o açúcar. Mexa e leve ao fogo. Quando ferver, baixe o fogo e deixe apurar. Mexa só de vez em quando. Quando estiver quase pronta coloque as sementinhas e deixe ferver mais. Ela estará pronta quando você pingar um pouco da geleia em um copo cheio de água e ela não se misturar com a água. Despeje, ainda quente em vidros e só feche quando esfriar.

Observações:

  1. A minha já ficou até duas semanas fora da geladeira e continuou ótima. Não sei se dura mais tempo, pois depois de aberta uma geleia aqui em casa não dura tanto.
  2. Veja na foto 5 como a geleia reduz bastante a quantidade quando está pronta.
  3. Dica para uso: Passe no pão, na torrada ou no biscoito, como calda de sorvete ou frozen yogurt ou mesmo coma pura, eu gosto demais, ela é azedinha na medida.

Comments

  1. says

    Aqui os maracujás tb não estão com um preço muito bom, mas um supermercado fez uma promoção quinta passada e eu aproveitei que não sou bobo nem nada, rs

  2. edite says

    Ola gostei muito da receita mas fiquei com uma duvida com o adacaxi pois tem de varias espesi nao sei o qual comprar se puder me ajuda.obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *