Lagarto Feito na Panela de Pressão

Lagarto na panela de pressao

Quando eu disse que tinha Lagarto para o almoço, sabe o que eu ouvi do meu pequenininho? Argh, uma expressão meio de pena e ao mesmo tempo de nojo. Pela cara dele vi logo que ele imaginou um calango, uma iguana na panela. Tadinho. Daí expliquei que lagarto era só o nome desse pedaço de carne, mas que era carne de boi como outras que ele comia, inclusive no hambúrguer, mas não teve jeito, ele não comeu.

Em alguns lugares esse corte de carne conhecido como Lagarto é conhecido como Paulista. E aí você prefere comer um lagarto, ou um paulista kkkk. Brincadeiras à parte, só te digo que é uma receita super fácil e fica uma delícia.

Se você quer fazer um jantar bem legal, se vai receber alguém em casa, faz essa receita, pois ela não vai te dar trabalho nenhum e é uma carne que agrada a todo mundo.

O bom é que muitas vezes encontramos em supermercados peças lindas de lagarto bem limpinho e em oferta, num preço ótimo.

 

Lagarto Feito na Panela de Pressão

Ingredientes (5 porções)

1 peça de lagarto (de 1,5 kg)

2 colheres (de sopa) de óleo

1 cebola em rodelas

1 tomate bem maduro em rodelas

2 dentes de alho amassados

1 colher (de sopa) de aceto balsâmico (ou outro vinagre)

1 colher (de sobremesa) de sal

Pimenta do reino moída na hora (uma pitada)

1 e 1/2 xícara (de chá) de água quente

 

Modo de Preparo

Aqueça a panela de pressão com o óleo e coloque o lagarto inteiro (a panela tem que estar bem quente). Nessa hora vamos selar todos os lados da carne. Então deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro, faça assim até dourar de todos os lados. Agora acrescente a cebola, o tomate, o alho e deixe dar uma refogadinha. Acrescente o aceto balsâmico, o sal e a pimenta do reino. Depois acrescente a água quente, tampe a panela e deixe no fogo alto até a panela começar a chiar. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar 40 minutos.

Depois desse tempo, deixe a pressão sair, retire o lagarto, fatie e sirva as fatias com o molho que se formou na panela, por cima delas.

Observação: Aproveite sobras desse lagarto para fazer deliciosos sanduíches.

 Lagarto feito na panela de pressão

Dicas:

  • Não se preocupe por não temperar o lagarto previamente. Na hora de servir você vai fatiar o lagarto e servir com o molho que se forma e daí fica uma delícia.

Veja aqui outra receita de lagarto super simples:

 

Comments

  1. Tialle says

    Fiz ontem pro maridão, que comeu repetiu e aprovou.
    Como amo batata inglesa, ainda acrescentei algumas ja na fase final do cozimento. Simplesmente delicioso.
    Obrigada Paty, por compartilhar receitas práticas e maravilhosas com a gente, viu.

  2. Guilherme says

    Oi patty boa noite, fiz o lagarto na panela de pressão pro jantar do meu primeiro encontro pois o boffe adorou conquistei ele pela boca kkkkk…. Foi muito fácil amei.
    obs: foi a primeira vez q cozinhei na minha vidaaaaa muito obrigado por compartilha essa receita maravilhosa bjs e sucesso

  3. Magali Alice dias says

    Aqui onde moro se conhece por tatu,meu filho também achou q Foce o bicho kkkk. Hoje é a carne q ele mais gosta e vou fazer está receita.

  4. Kelly says

    Muito obrigada pela receita, principalmente por dizer a quantidade de sal. A maioria das receitas vêm com a expressão “sal a gosto”. Morro com isso! Se nunca preparei tal prato como vou saber quanto é suficiente? Para piorar eu não como carne e nem sempre o marido está por perto para provar. Obrigada mesmo!

  5. Rodrigo says

    Excelente essa receita, faço em casa e aprimorei colocando no total 2 cebolas, 2 tomates e 4 dentes de alho, além de após 40min de pressão, tirar o tatu/lagarto e cortá-lo em rodelos, e devolver à pressão por mais 20 min. Dá mais trabalho, porém compensa muito.

  6. Josiane says

    Receita super fácil. Vou fazer lagarto pela primeira vez na minha vida hoje Ahaha espero que dê certo. Só me “assustou” a quantidade de água na panela de pressão. Achei tão pouquinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *