Lombo Assado Com Vinho e Flor de Sal – Passo a passo com fotos

Lombo nunca foi minha carne preferida, sempre achei uma carne muito seca. Mas esta receita me surpreendeu, tanto que já fiz várias vezes aqui em casa. É um lombo super úmido e delicioso.

É muito fácil, rápido e simples para fazer, mesmo se você não tiver muito jeito na cozinha você vai conseguir.

Que tal deixar este lombo temperado na geladeira e assar amanhã para o almoço do Dias das Mães, aposto que todos vão se surpreender. Esta receita é para os filhos ou o maridão preparar, hein! Nada da mamãe ficar na cozinha neste dia, né?

Agora tenho que te alertar: Você corre o risco de sempre ser convocado para fazer “aquele lombo delicioso do Dia das Mães”, hahahaha.

Lombo Assado Com Vinho e Flor de Sal

Ingredientes
1 lombo de 1,5 a 2 kg
1 cebola grande
4 dentes de alho
Suco de 1 limão
200 ml de vinho tinto
1 pitada de sal
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de bacon
Flor de sal para polvilhar

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a cebola, o alho, o suco do limão, o vinho e o sal. Lave e limpe o lombo, coloque a carne dentro de um saco, despeje o tempero batido no liquidificador dentro do saco, feche bem e deixe na geladeira de um dia para o outro. No outro dia coloque o lombo com o tempero em uma assadeira e reserve. Em uma vasília à parte junte a manteiga com o caldo de bacon, amasse até formar uma pasta, passe esta pasta por todo o lombo com a ajuda de uma faca, besunte mesmo, para ficar todo coberto. Passe papel alumínio por toda a assadeira e cubra bem, de forma que não fique nem uma beiradinha aberta. Leve ao forno médio-baixo até a carne ficar macia (no meu forno foi cerca de 1 hora). Retire o papel alumínio e deixe corar por uns 20 minutos. Cuidado para não queimar a assadeira. Retire o lombo e fatie. Coloque a assadeira no fogão e ligue o fogo. Todo o molho vai se desprender e aí é só regar por cima das fatias. Polvilhe a flor de sal por cima e sirva.

Dicas

  • Não fure o lombo na hora de temperar, senão ele perde o suco natural da carne e fica seco.
  • O ideal é usar vinho tinto seco, mas outro dia fiz com o suave e ficou bom também.
  • Use manteiga e não margarina, pois a diferença do sabor vai ser enorme.
  • Quando levar a assadeira ao fogo, cuidado para não deixar queimar, senão o molho fica amargo. Fica no fogo só o tempo do molho se desprender do fundo da assadeira.
  • A flor de sal dá uma crocância na hora de comer o lombo, mas se você não tiver não tem problema fazer sem.


Obs. Eu usei esta Flor de Sal:

Comments

  1. says

    Que delícia de receita de lombo. Eu adoro carne de porco.
    Feliz dia das mães para todas as mamães.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *