Molho de Tomates Usando as Sementes e a Polpa do Tomate

Esta é uma receita de reaproveitamento. Tem muitas receitas que pedem tomates sem pele e sem sementes, não é? Veja, por exemplo, o Tomate Seco Simplificado que fiz ontem. Quando faço alguma receita que pede isto, costumo guardar em um potinho no freezer, essa polpa com sementes e de quando em quando faço um molho de tomates. Prefiro ir guardando porque é melhor fazer uma quantidade maior, mas como eu tinha essa polpa de ontem, resolvi fazer para mostrar para você como eu faço.

Molho de Tomates

Ingredientes

Polpa e sementes de 10 tomates

½ xícara (de chá) de azeite extra virgem

3 dentes de alho

½ cebola

1 colher (de sopa) de folhas de manjericão

½ xícara (de chá) de água

1 pitada de açúcar

Sal a gosto

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador os tomates, o alho, a cebola e o manjericão, acrescente a água e bata até virar um suco. Em uma panela aqueça o azeite e despeje o conteúdo do liquidificador. Quando começar a ferver abaixe o fogo. De vez em quando mexa para não grudar no fundo. Quando a água secar tampe a panela, pois o molho vai começar a espirar e pode lhe queimar. Deixe cozinhar um pouco mais, sempre mexendo. Só agora acrescente o açúcar e depois o sal. Pronto pode usar em um macarrão, ou pizza, ou onde você quiser.

Dá cerca de 1 e ½ xícara (de chá) de molho pronto

 

Dicas:

  • Se você quiser fazer este molho, mas não tem as polpas, pode fazer com os tomates inteiros. Faça da mesma forma.
  • Se você quiser pode peneirar o conteúdo do liquidificador antes de colocar no fogo com o azeite, fica um molho mais fininho e rende menos. Eu prefiro do jeito que fiz, mais rústico.
  • 1 pitada de açúcar é a quantidade que cabe entre seu dedo polegar e o dedo indicador quando estão fechados. É só um belisco mesmo.
  • Só acrescente o sal e o açúcar um pouco antes dele ficar pronto. Se você acrescentar no início, corre o risco de ficar salgado, pois o molho vai secar toda a água e ficar mais concentrado.

Comments

  1. denise says

    Patty, seu molho tá muito apetitoso, aqui em casa eu reaproveitei a polpa e as sementes dos tomates secos que minha mãe fez tbem, só que fiz uma deliciosa geleia, bati a polpa no liquidificador,não coloquei agua, depois coei e acrescentei açucar e cravo e leveia ao fogo até dar ponto de geleia, fica igual de goiaba.

    bjs

    Denise

  2. Letícia says

    Oi Patty,
    Muuuuito bacana a dica para esse molho. Sou iniciante e queria perguntar sobre o congelamento. Talvez a pergunta seja estúpida mas não sei quase nada sobre o assunto. Já que você vai congelando conforme vai sobrando tomates, como você faz para juntar os “restos” do dia ao dos outros dias? Você descongela as porções já congeladas e junta as frescas para congelar tudo junto novamente ou vai congelando em saquinhos separados mesmo? E quanto as peles, elas também vão para o molho? Desculpa por essa pergunta gigaaaaaaante mas gostei da idéia e como não sei muito sobre cozinha e sempre escutei todo mundo falando que tomate não pode ser congelado porque estraga e bláblá…
    De qualquer forma,
    Obrigado.
    Obs: Achei o blog hoje e já estou apaixonada!

  3. says

    Letícia vou congelando em potinhos pequenos. Nunca descongelo e congelo novamente, não fica bom. Sim, as pele vão para o liquidificador junto com as sementes.
    Não deixo muito tempo congelado, só o suficiente para juntar uma quantidade para fazer o molho.
    Pode perguntar o quanto quiser, viu? rs. Adoro. O que eu souber, com certeza vou ajudar.
    Beijinhos

  4. edna cristina silva de lucena ferreira says

    Adorei a receita simples de tomate seco vou fazer e depois te escrevo novamente pra te enformar se realmente ficou bom ,e o aproveitamento das polpas bjus Edna

  5. Elizabeth says

    Ola!
    Adorei o blog…estamos sempre aprendendo com a experiencia de outras pessoas, e as perguntas de algumas pessoas servem em resposta dos demais que visitam o blog. Bjs
    Elizabeth

  6. Carlos Elias Sartorio Rangel says

    Olá Paty Martins. Eu comprei uma sacola de uns 3 kg mais ou menos daqueles tomatinhos tipo cereja aqueles bem pequeninhos. Só que eles estavam maduros demais então pensei vou bater no liquidificador e fazer poupa de tomates. Bem fiz isso e coloquei em potes plásticos e coloquei no congelador e sobrou as sementes pensei: será que não dá para aproveitar essas sementes que esta junto a casca, porque ao bater no liquidificadar que tem uma telina que já sai só o suco do tomate. Bem o que eu posso fazer com essa semente? Esta correto da forma que eu fiz e por quanto tempo pode ficar no congelador? Eu não tenho pratica nenhuma na cozinha sei fazer o necessário pra não passar fome. Rsrsrsrs.

  7. Nayani says

    Adorei!! Ficou cremosíssimo, tinha as polpas aqui em casa e alho apenas, precisei misturar o azeite com um pouco de óleo e mesmo com essas mudanças ficou muito bom, super recomendo! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *