Mousse de Umbu. Receita refrescante e bem brasileira.

Você conhecem o umbu? É uma fruta típica do semi- árido brasileiro, bem azedinha e que dá no verão. Eu sei que em muitas regiões vocês nunca ouviram falar, mas quando é época de umbu, tem prádar com o pau em muitas cidades brasileiras, em São Paulo por exemplo, você encontra muito no Mercadão, só que nas banquinhas do lado de fora e nas Casas do Norte (aquelas que vendem produtos nordestinos).

Muita gente chama o umbu, de imbu, principalmente o sertanejo. Então umbu e imbu é a mesma coisa.

Então se você encontrar esta frutinha por aí, compra e experimenta. Ela é verde e dá para consumir in natura, o caroço é revestido por uma polpa que quando vai amadurecendo vai ficando amarelada. Você pode fazer diversas receitas com ela, como: sucos, sorvetes, doces e umbuzada. Eu quis inovar e arrisquei fazer uma mousse, ficou divina!

Eu fiz assim:

Mousse de Umbu

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 lata de polpa de umbu

1 envelope de gelatina incolor e sem sabor

Modo de Preparo

Coloque umas 5 colheres de sopa de água em um recipiente e polvilhe a gelatina, deixe hidratar por uns 5 minutos e leve ao microondas (+ ou – 15 segundos) ou ao banho maria. Vai ficar líquido. Coloque no liquidificador junto com todos os outros ingrediente e bata. Coloque em forma untada com óleo e passada uma água. Leve para a geladeira por umas 4h. Desenforme e decore, eu usei passas.


Para retirar a polpa

Eu gosto de ferver os umbus para não ficar tão ácido. Então eu coloco os umbus em uma panela cubro

com água e levo para ferver. Depois espere esfriar retire todos os caroços (é só apertar). Coloque a polpa no liquidificador, bata e depois passe na peneira. Pronta já dá para usar em diversas receitas.

Comments

  1. angelica farias Moreira says

    Sou nordestina mais nunca fiz mousse de umbu se o suco e uma delícia imagine a mousse. Vou fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *