Nhoque de Macaxeira (aipim, mandioca)

Nhoque de aipim

Essa receita de Nhoque de macaxeira, ou de aipim, ou mandioca, como é chamado em algumas regiões do Brasil é uma opção ao clássico Nhoque de Batatas tão conhecido por todos. Aqui em casa todos gostam muito de nhoque, seja ele feito de batata, macaxeira, abóbora, ricota, espinafre ou outro. Aliás, dá para fazer nhoque de uma porção de coisas.

Eu fiz esse nhoque da maneira clássica, fazendo rolinhos e cortando em pedacinhos, mas essa receita fica um escândalo se você fizer recheado. Basta você pegar porções de massa, abrir na mão, colocar o recheio e fechar, fazendo uma bolinha (como se fosse um docinho). Depois você cozinha como qualquer nhoque, em bastante água quente. Para o recheio você pode usar o que preferir, o que eu gosto muito é de rechear com pedaços de queijo, dai quando você morde para comer fica aquele puxa-puxa (salivei).

Bem, da próxima vez vou fazer recheado para fazer vocês babarem no teclado com o queijo derretendo, mas por hora deixa eu mostrar como fiz esse, veja:

Nhoque de Macaxeira (aipim, mandioca)

Classificação: 41

Tempo de Preparo: 30 minutes

Rendimento: 6 porções

Nhoque de Macaxeira (aipim, mandioca)

Ingredientes

  • 1/2 kg de macaxeira (aipim, mandioca)
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo (essa quantidade pode variar se a macaxeira for muito seca ou não)
  • Para servir
  • Molho de tomates - Eu faço esse: Receita de Molho de Tomates
  • Queijo ralado para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Cozinhe a macaxeira, veja aqui como fazer isso: Como cozinhar macaxeira (aipim, mandioca).
  2. Depois escorra a água e com ela ainda morna, retire a fibra que fica no meio dos pedaços e amasse com um garfo, ou outro espremedor. Depois de amassada espere esfriar.
  3. Coloque em uma tigela a macaxeira amassada, a manteiga, o ovo, o queijo ralado, o sal e vá misturando e acrescentando a farinha de trigo. Se precisar acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo, mas a massa tem que ficar de uma forma que dê para fazer rolinhos.
  4. Polvilhe farinha de trigo sobre uma mesa e pegue pedaços da massa e faça rolinhos (é só lembrar daquelas cobrinhas que a gente faz com massa de modelar, é a mesma coisa). Com uma faca corte pedacinhos (como na foto). Eu gosto de cortar pequenos,acho que fica melhor. Vá colocando os nhoques cortados em uma assadeira/bandeja polvilhadas com farinha de trigo. Depois de todos cortados, coloque uma panela no fogo com bastante água para ferver.
  5. Quando a água estiver fervendo, coloque sal. Depois é só ir colocando os nhoques na água fervendo e a medida que eles forem subindo, vindo para a superfície da água, vá retirando com a ajuda de uma escumadeira e colocando em um recipiente (pode ser no que você vai servir).
  6. Dá para você servir de duas formas:
  7. Pode só esquentar o molho de tomate, misturar os nhoques cozidos, depois colocar no prato, polvilhar queijo ralado, enfeitar com folhas de manjericão e servir (como eu fiz).
  8. Ou misturar os nhoques com o molho, colocar em um refratário, polvilhar queijo (pode ser muçarela) e levar ao forno para gratinar (assim fica mais unidos venceremos, mas é muito gostoso também).

Dicas

Amassar ou espremer a macaxeira ainda morna facilita muito. Se você deixar ela esfriar para depois fazer isso, vai ver que ela fica mais dura/firme, dificultando o trabalho.

Dependendo se a macaxeira é mais úmida, ou mais seca a quantidade de farinha vai variar um pouco. Minha dica é ir colocando aos poucos, até a massa ficar num ponto que dá para enrolar. Cuidado para não colocar demais.

Tenha um pouco mais de farinha para poder espalhar na mesa na hora de abrir os rolinhos e também para quando for cortando ir polvilhando sobre os nhoques para eles não grudarem.

Eu coloco só uma pitada de sal mesmo, porque o queijo é bem salgado, mas se achar pouco, acrescente mais.

Viram que tem um pote descartável com molho de tomates na foto dos ingredientes? Então, quando quero aproveitar o preço do tomate eu faço bastante molho, seguindo a receita que falei lá em cima, coloco em potinhos, colo uma etiqueta com a validade e guardo no freezer, daí quando eu preciso tenho sempre um molho caseiro bem gostoso prontinho.

Nhoque de aipim

 

Comments

  1. Livia Rocha says

    Outro dia fiz uma almôndega, ficou ótima. E ontem deixei esse nhoque pronto para o almoço hoje. Além de delicioso fiquei impressionada como foi fácil fazer. E olha que eu dobrei a receita (almoço de família)!
    Adoro suas receitas, práticas e Nordestinas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *