O Superalimento: Amaranto

Amaranto

Foto: commons.wikimedia.org

Olá pessoal,

Sempre uso o AMARANTO nas minhas receitas e nos lanches, mas ainda não falamos dele por aqui.  Vocês sabiam que esse cereal é extremamente rico em nutrientes?

Hoje em dia, ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas,  o amaranto já foi considerado sagrado por outras civilizações, e  não é por menos, né?  Além de ser uma boa fonte protéica (aminoácidos), ele tem ferro, zinco, vitamina E, niacina, potássio, manganês, fibras, cálcio, magnésio, entre outros. E isso faz com que o amaranto seja  um super alimento. É indicado para  melhorar o funcionamento intestinal, dar mais saciedade, controlar glicemia, e os estudos também comprovam seu efeito hipocolesterolemizante. Sendo um super aliado para os diabéticos, obesos, cardiopatas, praticantes de atividades físicas, idosos, gestantes, crianças.

Então, que tal introduzir o amaranto na sua vida? Podemos utilizá-lo na forma de grão ou de flocos, e combina com frutas, vitaminas, sopas, em substituto da farinha de trigo em receitas e muito mais.

Segue abaixo duas preparações que fiz em casa com o AMARANTO:

Farofa de Banana da Terra

 amaranto receita

Como sempre tenho ingredientes saudáveis em casa, vou inventando, misturando tudo, e me divertindo na cozinha. Essa farofinha eu coloquei 2 colheres (de sopa) de amaranto, 1 banana da terra já cozida, 1 colher (de sopa) de farinha de coco, flocos de milho para ficar crocante. Refoguei no óleo de coco.

Eu e o maridão amamos!!! Espero que gostem!!!

 

Super Lanche Funcional

amaranto receita

 

Coloquei 1 colher (de sopa) de farelo de amaranto, GOJI BERRY, semente de chia, 1 banana, e amêndoas laminadas

 

Abraços,

 

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular

Colaboradora do Aqui na Cozinha

Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Comments

  1. Leili says

    Estou gostando muito dessas dicas do aqui na cozinha. Nos ajuda a incorporar boas práticas na alimentação do dia-a-dia. Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *