Panna Cotta Com Calda de Vinho – Especial Dia dos Namorados

Panna Cotta com Calda de Vinho

Chegou o grande dia. E aí como estão os preparativos? Vai rolar um jantar romântico na sua casa, neste Dia dos Namorados? Vou dar mais sugestões e hoje vão ser duas. Começo com a sobremesa e no fim do post dou outras sugestões. E assim que terminar de editar as fotos publico o outro post de hoje.

Eu vi uma receita de Panna Cotta com Calda de Vinho na antiga revista da Nestlé, digo antiga porque não tem mais a versão impressa, uma pena, era muito boa. Então, vi essa receita e guardei na memória, achei bonita a combinação da calda de vinho sobre a panna cotta branquinha, realmente é linda. Resolvi fazer para dar como sugestão nesse especial, mas não fiz a receita que vi lá. Fiz com uma outra receita de panna cotta e a calda acrescentei a água na receita da Nestlé, pois achei que ficaria muito forte só o vinho e ficou muito boa.

Já notaram como em muitos blogs, sites, revistas tem aparecido essa receita recentemente? Então, para quem não sabe o que é, veja:

O que é panna cotta?

Panna cotta é uma sobremesa italiana, da região do Piemonte, ela é  muito delicada. É uma sobremesa feita com creme de leite, gelatina, aromatizada com baunilha, coberto com frutas frescas ou em calda e servido gelado. Ela é feita com creme de leite fresco, mas aqui foi adaptada com creme de leite em lata.

Panna Cotta com Calda de Vinho

Ingredientes

1 e ½ xícara (de chá) de leite

1 lata de creme de leite

½ xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)

 

Calda de Vinho

 

1 xícara (de chá) de vinho tinto suave

½ xícara (de chá) de água

2 colheres (de sopa) de açúcar

1 e 1/2 colher (de sopa) de amido de milho (maisena)

 

Modo de Preparo

Panna Cotta – Em uma panela misture o leite, o creme de leite (com o soro) e o açúcar. Mexa bem para dissolver o açúcar e leve ao fogo. Aqueça, sem deixar ferver. Retire do fogo, acrescente a baunilha e reserve.

Em outro recipiente coloque a gelatina e umedeça com 5 colheres (de sopa) de água fria, misture e leve ao fogo em banho-maria para dissolver (foto 2). Ela vai ficar totalmente líquida.

Acrescente a gelatina dissolvida no creme feito anteriormente e misture muito bem (eu bati no liquidificador, bem levemente, mas dá para misturar na panela mesmo). Coloque esse creme em tacinhas individuais e leve à geladeira por cerca de 6 horas ou até ficar firme.

Coloque a calda já fria por cima e sirva.

Calda – Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a panna cotta e sirva.

Observação – Dá 6 porções.

Outras sobremesas:

Sobremesa de Banana Com Doce de Leite

Suflê de Chocolate

Pavê Paixão – Maracujá com Chocolate

Comments

  1. says

    Oi Patty. As revistas da Nestlé eram muito boas mesmo. Ótimo o seu post, eu sempre vejo receitas de panna cotta mas não sabia exatamente o que é, muito esclarecedor.

    Um abraço, Fabiana.

  2. Adriana Souza says

    Olá Patty!
    Sou nova aqui no site… e estou amando as receitas! Parabéns pela iniciativa e criatividade em criar um site que pode ajudar e contribuir muito na vida de nós, mulheres!

    Acabei de fazer o meu panna cotta. Realmente a calda só de olhar já dá gosto! Ficou muito bonita, e espero que, gostosa também!

    Mais tarde, quando ficarem prontas, te conto o resultado!
    Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *