Pão de Ló de Chocolate

Pao de ló de chocolate

 

Essa é uma receita de Pão de Ló de Chocolate que faço aqui em casa, principalmente quando vou fazer um bolo para colocar cobertura ou recheio. Como eu já disse aqui no blog antes, eu não gosto de pão de ló para comer assim puro, é uma questão de gosto mesmo. Para comer puro eu prefiro um bolo, mesmo que seja o famoso Bolo de Nada.

Então, se quiser fazer um pão de ló para usar recheado e quiser com sabor de chocolate essa é a minha dica. Guarda aí, que é uma receita básica, daquelas que de vez em quando precisamos.

Para Bolo de Aniversário essa é uma ótima receita, porque ele é um bolo básico que você pode rechear ou cobrir da forma que preferir.

Anota aí a receita:

 

Pão de Ló de Chocolate

Ingredientes (1 bolo de 24 cm de diâmetro)

8 ovos

250 g de açúcar

250 g de farinha de trigo

50 g de chocolate em pó

50 ml de água (temperatura ambiente)

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1 colher (de chá) de fermento

1 colher (de sobremesa) de emulsificante para bolo

Modo de Preparo

Primeira coisa, ligue o forno para preaquecer no baixo (180 graus) e unte a forma. Corte um pedaço de papel manteiga do tamanho do fundo da forma e forre o fundo, depois unte com um pouco de óleo (ou manteiga) e polvilhe chocolate em pó (pode ser a farinha de trigo também). Eu só fiz isso no fundo da forma, não untei, nem polvilhei as laterais para o bolo não baixar tanto depois que esfria.

Vamos fazer a massa.

Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata bem por uns 6, 7 minutos, você vai ver que a massa muda de cor, ficando mais esbranquiçada.

Coloque a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido por uns 30 a 40 minutos, ou até você enfiar o palito e ele sair limpo.

Deixe esfriar para poder desenformar. Passe uma faquinha nas laterais, desenforme e retire o papel manteiga.

 

Pão de lo de chocolate

Dicas:

  • O emulsificante para bolo (pode usar o de sorvete também) é vendido em lojas que vendem chocolate, ingredientes para confeitaria, loja de festa e até em alguns supermercados.
  • Usei uma forma de 24 cm de diâmetro.
  • O bolo abaixa um pouquinho depois que esfria, é normal.
  • Eu corto esse pão de ló em duas fatias para ficar com dois recheios.
  • Se quiser, antes de rechear, molhe o pão de ló com uma calda rala, ou com refrigerante, ou com leite de coco, ou com leite com chocolate. Assim ele fica mais molhadinho depois de pronto.

Esse bolo é ótimo para ser recheado e também para colocar uma cobertura, fica muito bom também para fazer Bolo de Aniversário, veja nos links abaixo os recheios e coberturas que já fiz aqui no blog:

 

Recheios para Bolo
Coberturas para Bolos

 

Se você quiser fazer o pão de ló branco sem chocolate, veja a receita aqui:

 

Receita Básica de Pão de ló

Comments

  1. Evandro Diniz says

    Boa tarde, como sempre é bobagem dizer que amo o aqui na cozinha, então pula isto. Quero saber o seguinte: posso tirar o chocolate da receita? Ando fazendo uma receita de pão de ló que não gosto muito e queria experimentar, se eu tirar algo que devo acrescentar? Detalhes, trabalho em uma cozinha profissional onde a chef esta aberta, obrigado e saudações. Evandro

  2. Caroline Bassan says

    Boa tarde, para uma forma retangular, 30x20cm essa receita é suficiente, ou preciso dobrar as quantidades?

  3. Emerson says

    Oi. Primeiramente te parabenizo pelo site e a forma q vc passa as receitas com dicas e detalhes valiosos. Sobre esta receita, quero saber se é possível realiza-la sem o emulsificante para bolo.

    Desde já agradeço sua atenção. Um abraço.

  4. NATALIA IGNÁCIO says

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se essa receita do pão de ló pode ser feita em uma forma retangular grande?? sei que provável ficará fina, onde não conseguirei cortar a massa.

    Parabéns pelo trabalho.
    Bjss

  5. Carol says

    Oi, gostaria muito de saber qual açucar você usou? refinado?
    E se daria para fazer o bolo sem emulsificante? bj bj

  6. gleide says

    Ele cresce muito? porque tem uma foto em que a forma está cheia quase que completamente e outra, no caso o de chocolate, que não

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *