Pão Natalino

Pão Natalino

Hoje, no “Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” a querida Marcella Valença nos mostra um pão que ela gosta muito, o Pão Natalino. Delicioso, fofinho, muito bom mesmo, eu comi e gostei demais.

O engraçado é que ninguém na família dela sabe cozinhar, ela mesma só foi aprender a cozinhar depois que casou. Aprendeu com a sogra que segundo ela, faz coisas deliciosas e também assistindo a  programas de culinária. Hoje ela cozinha e gosta muito de cozinhar. No dia a dia ela não tem muito tempo, mas de vez em quando surpreende a família com um almoço de domingo. Apesar de ser, uma pessoa muito atarefada, hoje ela é Diretora de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns, ela faz questão por exemplo, de fazer receitinhas para as comemorações das datas especiais da família.

Ela é casada com o André Valença e tem dois filhos, de acordo com ela o que mais gosta de cozinhar são receitas salgadas, mas o que todos falam é que as tortas de chocolate, limão e morango que ela faz são espetaculares.

Marcella é uma amiga muito querida que eu conheço há alguns anos. Quando nos conhecemos, foi uma identificação imediata e desde então não perdemos mais o contato. As vezes não temos muito tempo de nos encontrarmos, mas de vez em quando tomamos o café da manhã juntas. Deixamos as crianças no colégio e vamos colocar a conversa em dia. Um horário meio louco, mas assim podemos nos ver.

Bom, mas deixando a conversa um pouquinho de lado vamos ver como ela fez esse pão delicioso. Ele rende que é uma beleza, veja:

Pão Natalino

                                                                                                                                   por Marcella Valença

Pão Natalino

Ingredientes (2 pães grandes)

1 kg de farinha de trigo

2 envelopes de fermento para pão (seco)

3 copos americanos de água

6 colheres (de sopa) de leite em pó

3 ovos

1 xícara (de chá) de óleo

1 xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de sobremesa) de sal

3 xícaras (de chá) de frutas cristalizadas

2 xícaras (de chá) de passas sem sementes

1 gema para pincelar

Modo de Preparo

Primeiro comece fervendo as frutas cristalizadas com as passas nos 3 copos de água. Deixe esfriar.

Depois de frio, passe pela peneira e reserve as frutas. Vamos usar a água para fazer a massa. Meça 3 copos do líquido que você ferveu as frutas, se não der, complete com água. Coloque o líquido no liquidificador junto com o leite em pó, o fermento, os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata somente o tempo para misturar.

Coloque o líquido do liquidificador em um recipiente e acrescente a farinha aos poucos. Depois despeje a massa sobre a mesa polvilhada com farinha de trigo e sove a massa bem.

Polvilhe as frutas com farinha de trigo e junte na massa. sove mais um pouco e divida em duas partes (para fazer dois pães).

Você pode colocar a massa em uma forma para fermentar ou você pode fazer uma trança como a Marcella fez. Ela dividiu a massa em três partes, fazendo três rolos (como na foto abaixo) e daí fez a trança (como se faz no cabelo). Coloque as tranças em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe descansando em um lugar sem vento por uma hora e meia ou até ele praticamente dobrar de tamanho. Depois pincele por cima dos pães com a gema e leve ao forno médio (uns 200 graus) até ele ficar dourado.

Pão Natalino

Como eu falei, essa receita rende que é uma beleza, dá dois pães bem grandes ou quatro menores. Você pode por exemplo, usar um e dar o outro de presente. É só embalar em papel celofane, fazer um lindo laço e pronto, uma delícia de presente.

Para ver todas as receitas do especial clique abaixo:

 

“Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano”

 

Essa série de receitas do”Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” foi patrocinada por:

 

Comments

  1. Lívia Pessoa says

    Olá patty, Bom dia!
    Amo as receitas que você divide com a gente, o modo de expor as receitas, das historias que conta e as fotos, ajuda muito, parabéns!
    Eu adorei essa receita e com certeza irei fazer para o Natal. Tenho uma pequena duvida, assim que ferver as frutas cristalizadas, é para deixa-las esfriar dentro dessa água? Obrigada e Feliz Natal!

  2. says

    Oi Livia, bom dia! Que bom receber seu comentário, amo receber comentários, rs. Obrigada por suas palavras.
    Olha, quanto as frutas cristalizadas ela deixou esfriando dentro da água e só depois passou pela peneira. Beijos e boas festas para você também.

  3. Lidiane says

    Olá! Amei a receita vou fazer!
    Tenho casa um pacote grande de fermento qual a quantidade de cada saquinho

  4. catarina caetano says

    Ola Livia tambem amei essa receita e gostaria muito de fazer para o ano novo, infelizmente so hoje tive acesso a ela, hoje, tarde para o Natal, ja muito esgostada de fazer docinhos. Mas o meu grande problema é que nao consigo acertar a medida do fermento para pao, tanto para folares e outras receitas que levam este ingrediente. por favor, voce podia me explicar em pormenor o que significa “2 envelopes de fermento de pao”? talves em medidas mais habituais, em gramas ou xicaras. desde ja obrigada pela sua disponibilidade em partilhar suas receitas maravilhosas.

  5. Marluce Lopes says

    Fiz a receita, realmente ela é muito boa. O pão ficou uma delícia. Vou fazer sempre, independente se é época de natal ou não……..
    Podem fazer…vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *