Pesquise no Blog

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Anuncie
  • Contato
  • YOUTUBE
  • APRENDER A COZINHAR

Aqui na Cozinha

Receitas fáceis e rápidas com passo a passo em fotos e videos. Para aprender a cozinhar. Bolo, receita, sobremesa e doce.

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Anuncie
  • Contato
  • YOUTUBE
  • APRENDER A COZINHAR
You are here: Home / Geral / Pão sem Glúten e Sem Leite. Porque comer sem glúten?

Pão sem Glúten e Sem Leite. Porque comer sem glúten?

27 de agosto de 2013 by Mariana Jones 5 Comments

pão sem leite e sem gluten

Oi pessoal,
Vocês devem ter ouvido falar sobre dieta sem glúten né? Vamos entender um pouquinho mais sobre isso?
O glúten é uma fração protéica encontrada nos alimentos que tem trigo, centeio, cevada e aveia. Ou seja, está presente em biscoitos, pães, massas, cerveja, entre outros.  Por  ser uma proteína de difícil digestibilidade, estimula reações no sistema imune, desencadeando vários sintomas no organismo. E já esta bem documentado na literatura sua ação inflamatória, caracterizando essa intolerância.
Existe ainda a Doença Celíaca onde ocorre uma atrofia da mucosa do intestino delgado, causando má absorção, devido a fatores genéticos e ambientais.
Com a retirada do glúten da alimentação  são observadas  melhoras na digestão, absorção dos nutrientes, disposição, sintomas de TPM, acelera metabolismo, está associado com a melhora de doenças inflamatórias intestinais, doença de chron, Lúpus, entre outras.
A restrição ao glúten  deve ser acompanhada de um profissional capacitado, de preferência, nutricionista clinico funcional e/ou ortomolecular. No meu Instagram sempre dou muitas dicas (me segue @marianapcjones).
Mas, que tal reduzir um pouco esse fator inflamatório da sua alimentação?
Segue uma super receita de pão sem glúten e sem leite:

Pão caseiro de ervas finas com semente de chia

3 colheres (de sopa) de polvilho azedo
2 xicaras (de chá) de farinha de arroz integral
2 ovos
1 colher (de sopa) de fermento químico
1 xicara (de chá) de água
1 colher (de café) de sal marinho
1 colher (de chá) de açúcar demerara
2 colheres (de sopa) de óleo de coco
Folhas de manjericão
2 colheres (de sopa) de semente de chia
Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento e da chia.  Depois incorpore-os com uma colher.
Coloque tudo numa forma de pão untada (com óleo e farinha de arroz). Asse em forno médio (180 graus) por 30 minutos.

Ps: essa receitinha retirei dos meus arquivos, onde faço uma seleção de receitas. Não me lembro o autor para dar os créditos.

pão sem glúten e sem leite

Foto do pão sem glúten embalado: Como o pão sem glúten é mais seco, tem que consumir até no máximo em 3 dias. Para facilitar ,pode congelar. Embalei o meu, já fatiado, em plástico filme e acredito que dure até 1 mês no congelador. Assim posso ir retirando as fatias pada descongelar e me deliciar!!!
Bom apetite!!!

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular

Colaboradora do Aqui na Cozinha

Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

 

Você pode gostar:

Frapê de Café
Brigadeirão, uma delícia para o fim de semana
Bisteca rápida com mostarda e mel
Pãozinho Caseiro

Filed Under: Geral, Pães, Receita Salgada, Receita Saudável, Salgada, Vida Saudável Tagged With: Chia, Mais Saúde, manjericão, Mariana Jones, receita de pão, Receita feita no liquidificador, Receita Salgada, Receita Saudável, sem glúten

« Como Fazer Churrasco – Algumas dicas
Nesse frio nada como tomar chá. Qual o chá perfeito para você? Você sabe? »

Publicidade G

Publicidade R

Comments

  1. Leonor Cerveira says

    27 de agosto de 2013 at 18:23

    Olá……….
    Magnifico :)…………….
    Beijocas
    Leonor

  2. Patty Martins says

    6 de setembro de 2013 at 20:07

    Beijos e bom fim de semana

  3. Marlene says

    7 de abril de 2014 at 17:02

    Ótimas informações. Gostei demais.Abraços.

  4. Dilse Menzem says

    16 de agosto de 2014 at 22:07

    Maravilhosa as receitas

  5. Maria José Lopes de Sousa says

    30 de setembro de 2014 at 19:06

    Adorei as dicas e receitas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade G

Digite o email e receba as atualizações

Publicidade

Categorias

Publicidade

Parceiros



Publicidade G

A Dona da Cozinha

A dona da Cozinha

Olá, sou Patty Martins, atualmente moro em Garanhuns, PE. Mas já morei na Bahia, em São Paulo e em Rondônia. Comecei o Aqui na Cozinha em setembro de 2009 para unir duas coisas que gosto muito, culinária e comunicação. Sou geógrafa, radialista e jornalista, casada e mãe de três filhos. Mostro aqui receitas que faço para a minha família. Como são receitas que faço em casa, utilizo medidas caseiras como xícaras e colheres.

Para ler mais sobre a mim, clique aqui

Para ler mais sobre o blog, clique aqui

Google+

Licença Creative Commons
Blog Aqui na Cozinha está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Blog no ar desde 2009
Atualização: 2018.

Aqui na Cozinha