Pãozinho de Parmesão

Pãozinho de Parmesão

 

Sou doida por pãezinhos bem fofos e branquinhos, daí um dia desses à tarde peguei várias receitas de pães e acabei fazendo esse Pãozinho de Parmesão, ele é do tipo que mais gosto. Branquinho, fofinho, delicioso.

Acho uma terapia fazer pão, as crianças também me ajudam muito, eles gostam de misturar a massa e depois modelar os pãezinhos, mas também sei de gente que nunca acerta a fazer nenhum tipo de pão. Porque será que isso acontece?

Não sei por que tem gente que não consegue de forma alguma fazer um tipo de receita, sei de gente que nenhum bolo que faz, fica bom, outras que não conseguem de forma alguma fazer pudim, outras só conseguem fazer receitas salgadas. Eu sinceramente não sei se tem alguma receita que eu não consigo fazer. Isso não é por que eu sou a boazona não. Acho que é porque eu me arrisco, não tenho medo de errar na cozinha e quando eu erro, tento de novo e de novo até fazer bem aquela receita que quero.

Então, aqui está uma receitinha de pão que é fácil de fazer para quem quiser se arriscar:

Pãozinho de Parmesão

Ingredientes (15 pãezinhos)

1 xícara (de chá) de leite morno

1 colher (de sopa) rasa de açúcar

1/2 colher (de sopa) de fermento biológico ( o seco para pão)

2 colheres (de sopa) de óleo

2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

1 pitada de sal

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo (mais ou menos)

1 clara de ovo (para passar nos pães)

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

Coloque o leite morno em uma tigela, acrescente o açúcar e o fermento. Depois misture o óleo e o queijo parmesão ralado. Vá aos poucos acrescentando a farinha de trigo até chegar no ponto que dê para enrolar. Misture o sal e sove a massa. Bata bem a massa, amassando ou esticando por uns 10 minutos.

Pegue porções da massa e abra na mão, vá juntando as partes da massa no centro (veja a foto) e enrole a bolinha (fazendo isso evita do pãozinho se esparramar). Faça todas as bolinhas, depois passe na clara de ovo e no queijo ralado e coloque em uma forma untada com óleo com espaço entre eles. Deixe descansar para a massa crescer. O meu ficou fermentando num lugar sem vento por 1 h.

Coloque os pãezinhos crescidos no forno e ligue no forno médio (180 graus). Não precisa preaquecer. Deixe assar até o pãozinho dourar na parte de baixo, eu prefiro deixar a parte de cima do pão mais branquinho.

Pão de parmesão

Dicas:

  • Cuidado com a quantidade de sal que vai colocar na massa, pois o queijo normalmente é muito salgado.
  • Vá colocando a farinha de trigo aos poucos até chegar no ponto de uma massa que dê para enrolar os pãezinhos.
  • Você pode comer esse pãozinho assim mesmo, ou se preferir pode rechear com um creme de queijo, um patê, ou mesmo fazer sanduíches pequenininhos.
  • Esse pãozinho é ótimo para um lanche ou para servir em festinhas.

 

Comments

  1. says

    Solta, mas não muito. Se você secar muito a massa ela pode ficar mais dura Mônica.
    Quando você ver que a massa começou a soltar das mãos, é esse o ponto.
    Beijo
    Patty

  2. says

    Se a sua panificadora comportar essa quantidade de massa, pode.
    Mas use só o ciclo de fazer a massa, depois com a mão “suja” de farinha de trigo vá pegando porções da massa e modelando Maria.
    Beijo
    Patty

  3. Gabrielly says

    Patty, fiz esse pãozinho no final de semana em casa e foi sucesso total! Acabou num piscar de olhos e tive que fazer outra receita em seguida porque as crianças queriam o pãozinho na lancheira de segunda-feira… rs… recheei com presunto e queijo. Ficou nota 10! Parabéns pela receita e obrigada por compartilhá-la conosco!

  4. Elizete says

    Receita maravilhosa!!Já fiz duas vezes e amei o resultado dos pães. Fácil, barato e muito fofinho. Basta seguir todas as dicas que dá super certo. Bju Patty e obrigada por compartilhar todas essas maravilhas.

  5. Maria Lucia Lacerda Roselli says

    Muito bom Patty ! Adoro suas receitas ! Vou fazer essa , depois conto como foi aqui em casa.
    Parabéns pelas dicas e receitas querida.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *