Pãozinho Integral Recheado com Maçã e Canela

Paozinho+integral+recheado+com+maca+e+canela

Eu tenho um sério problema, quando estou cansada eu como besteiras. Normalmente, a comida aqui em casa é mais puxada para o lado da alimentação saudável. Durante a semana é mais fácil manter esse tipo de alimentação, mas no fim de semana comemos alguma sobremesa e mais algumas coisinhas não tão saudáveis. Acho que não tem tanto problema se na maioria dos dias fazemos a coisa certa. O problema é que quando estou cansada eu enfio o pé na jaca. Sei lá o que acontece, acho que fico me sentindo a coitadinha e me boicoto. Sabe aquela coisa, coitadinha já está tão cansada, deixa ela comer brigadeiro à vontade. É um horror. Mas, vou deixar essa psicologia de botequim de lado e mostrar para vocês esse pãozinho que fiz na semana passada. Ele é uma ótima opção de um pão doce saudável. Mas, vai com calma pois ele não é diet.

Pãozinho Integral Recheado com Maçã e Canela

Ingredientes (12 pãezinhos)

Para dissolver o fermento

1/2 envelope (de 10 g) de fermento biológico seco instantâneo

5 colheres (de sopa) de açúcar mascavo

1/2 xícara (de chá) de leite morno

2 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral

Para a massa

2 colheres (de sopa) de óleo de canola

1 ovo

4 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (de chá) de aveia

1 colher (de chá) de sal marinho

Recheio

2 maçãs descascadas e picadas

1 colher (de chá) de canela em pó

1 colher (de sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Coloque em um recipiente o fermento, o açúcar, 2 colheres de farinha de trigo integral e o leite morno. Misture e deixe descansar por 15 minutos.

Junte à essa mistura de fermento, o óleo, o ovo, a aveia e aos pouco a farinha de trigo integral e o sal. Acrescente a farinha de trigo integral até a massa soltar das mãos (+ ou –  4 xícaras de chá). Deixe descansar mais 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio. Descasque as maçãs e retire as sementes. Corte em pedaços não muito grandes, junte a canela e o açúcar mascavo.

Pegue pequenas porções de massa, abra na mão, coloque o recheio (veja a foto 05) e feche. Enrole como uma bolinha e coloque em uma assadeira untada com óleo de canola. Depois de rechear todas as bolinhas deixe descansar por no mínimo 1 hora. A massa integral demora mais tempo para levedar.

Leve ao forno médio (cerca de 180 a 200 graus) até dourar levemente a base dos pãezinhos, uns 30 minutos.

Dica:

  • Esse pãozinho é 100% integral, então fica um pão mais pesado, se você quiser fazer um pão mais levinho divida a farinha de trigo em metade integral e metade branca.
  • Eu usei metade da aveia integral e metade em flocos finos.

Comments

  1. Suelem says

    Adorei essa receita Patty

    Parece deliciosa!!
    Vou testar.
    Estamos todos de dieta aqui em casa!! rsrsrs
    Bjuuuu

  2. says

    Esse pãozinho não é diet nem light Suelem, mas é muito saudável. eu prefiro emagrecer comendo coisas saudáveis então eu como esse pãozinho quando estou de dieta.
    Beijos

  3. Azeir de Carvalho says

    Sou diabética , pode por favor,me enviar uma receita de pão integral recheado com maça e canela, que não leve açucar mascavo e nem o refinado. Obrigada. Beijosssssssssssssssssssssssssss

  4. NADJA FELIX says

    Olá, parabéns pelo blog.
    Tenho intolerância a glúten, será que vc conseguiria receitas de pão e biscoitos caseiros sem glúten?. Obrigada.

  5. says

    Acabei de perder todos os ingredientes, a receita manda por +ou- 4 xic. de farinha de trigo integral, eu fui colocando e na 3ª a massa endureceu, tive dificuldade pra misturar , coloquei pra descansar por 30 min, e ta la dura igual pedra.

  6. maria do socorro araujo silva says

    ola pessoal estou fazendo esse pão com recheio de maçã, a massa coloquei as 4 xicaras deu certo ficou dura mais coloquei ÁGUA deu certo ja tá descansando. amei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *