Parabéns Garanhuns – 134 anos

Parabéns Garanhuns - 134 anos

Pois é, hoje a cidade de Garanhuns está fazendo aniversário. Parabéns Garanhuns – 134 anos. Estamos em feriado por aqui.

Para aproveitar essa data vou mostrar para vocês uma receita de uma pessoa muito especial para a cidade de Garanhuns, dona Edjenalva Amaral. Fiz esse post a partir de uma matéria que eu tinha feito para o lançamento de uma revista aqui na cidade, mas como o projeto não foi adiante (pelo menos até agora), resolvi mostrar aqui no blog, aproveitando essa data especial.

Parabéns Garanhuns - 134 anos

Dona Edjenalva é casada com o 0 ex-deputado e ex-prefeito Dr. Ivo Amaral, que foi o grande responsável pela criação do Festival de Inverno de Garanhuns à partir da ideia do prof.  Marcílio Lins Reinaux e é dono de uma das principais rádios daqui, a FM Sete Colinas. Esse casal muito ativo da nossa cidade tem uma importância muito grande para a sociedade local. Dona Edjenalva foi uma primeira-dama muito atuante e até hoje participa de grupos como, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Garanhuns, a Casa da Amizade e o Clube Lítero Recreativo Brasil-Estados Unidos. Sempre envolvida em ações para ajudar ao próximo.

Para receber a família e os amigos, D. Edjenalva capricha nos quitutes que costuma fazer. Um dos mais conhecidos são estes Biscoitos de Noz Moscada (também conhecido como Roscas Fritas) que ela divide conosco aqui.

Com a palavra D. Edjenalva:

Parabéns Garanhuns - 134 anos

“ Minhas receitas estão naquele velho caderno, escrito na melhor caligrafia, porém sujo de farinha e gordura de mãos, mãos estas que se empenharam para agradar aos paladares mais diversos.

Minhas receitas estão também guardadas nas lembranças, nos cheiros e nos aromas que me transportam até a época da infância ou a eventos que me marcaram e que até hoje me dão água na boca.

Minhas receitas vem sendo mantidas sob cuidados (ou será segredos?), longe de olhares curiosos diante de informações tão poderosas!!!!

Que prazer que tenho em folhear as páginas, ver as anotações que faço diante do sucesso de uma ou descarte de outra, quem foi a autora intelectual de determinado prato, os desenhos rabiscados de como é a montagem da receita, as dicas de outrora, quando tudo era realizado em casa, sem artifícios industrializados, as mudanças que fiz para aprimorar o gosto, a apresentação, etc…

Mas, de que vale uma receita se ela não puder ser compartilhada, degustada e elogiada?

Por isso, divido com vocês uma receita muito agradável de ser feita, que leva ingredientes simples e que vai muito bem no lanche, acompanhado por um café, chá ou chocolate quente.

Espero que gostem. Bom apetite!

Edjenalva Amaral”

Biscoitos de Noz Moscada

(Roscas Fritas)

Parabéns Garanhuns - 134 anos

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de manteiga

1 colher (de sopa) de noz moscada ralada

1 colher (de chá) de sal

1 colher (de sopa) de fermento em pó

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

¾ xícaras (de chá) de leite

150g de açúcar

1 ovo

Modo de Preparo

Bate-se a manteiga até ficar mole. Junta-se o açúcar, o ovo, o leite e os ingredientes secos. Misture bem até ficar uma massa homogênea. Caso necessário use mais farinha de trigo. Sove bem a massa.

Abra com um rolo em camadas finas e corte com cortador apropriado para rosquinhas.

Frite em óleo quente. Depois polvilhe açúcar com canela

*******

Quero agradecer a Waldéria Santana que me apresentou à d. Edjenalva e queria muito, de todo coração agradecer a d. Edjenalva pela manhã que passamos, obrigada pelo belo texto, pela simpatia e pela simplicidade. Sou sua fã.

Comments

  1. Erika/SP says

    Bom feriado!! Que deliciiiaaa essa friturinha! Parece bolinho de chuva, mas com formato e gosto diferente! Otimo para comer neste tempo friozinho que esta em SP! Bjus!

  2. Graça Moura says

    Olá, sou Garanhuense com muito orgulho e fiquei emocionada ao ver essa homenagem pelo aniversário da cidade!!!

    Parabéns,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *