Peixe Crispy – Especial Dia dos Namorados

peixe crispy

Filé de peixe é sucesso aqui em casa e se for assim crocante, é imbatível. Esse eu fiz no forno, aliás na maioria das vezes faço empanados no forno. Até já falei aqui no blog que detesto fazer fritura em casa. Suja a cozinha toda, agente fica cheirando a óleo (o cabelo então, fica ) e o pior de tudo é péssimo para a saúde, então é bem raro eu fazer.

Claro que quando a gente faz um empanado frito (principalmente de imersão, aquele que mergulha no óleo para fritar) fica bem mais gostoso, mas eu sinceramente acho que o feito no forno também é muito gostoso, então pesando os prós e contras prefiro fazer assado. Mas, não sou radical, então quando quero comer um frito, eu faço. Ou vou comer fora de casa em uma lanchonete ou restaurante.

Bem, esse peixe fiz empanado com pão integral, fiz um kg e foi pouco, rs. Eu fiz já pensando em uma cardápio para sugerir aqui para o Dia dos Namorados, pois essa receita reúne os pontos principais: É fácil, é rápida, é prática, é bonita e muito gostosa.

Sugiro que você já deixe pronta, arrumada na assadeira e só coloque no forno um pouco antes do jantar. Aqui em casa servir com a Maionese de Ervas e foi sucesso, combina perfeitamente. Olha a receita aí:

Peixe Crispy

Ingredientes

1 kg de filé de peixe (pode ser pescada, merluza, badejo ou linguado) – Eu usei merluza

4 dentes de alho

Sal

1 colher (de sobremesa) de suco de limão

5 colheres (de sopa) de maionese (pode ser a light)

3 pães francês (eu usei o francês integral)

2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

Azeite de oliva

Modo de Preparo

Se você usar filé de peixe congelado (como eu), deixe descongelar bem. Depois com a ajuda de papel toalha seque os filés (isso é necessário porque eles ficam com muita água). Coloque em um recipiente e coloque o limão, o alho e o sal, deixe descansar por uns 30 minutos. Enquanto isso vamos preparar a farinha de pão.

Corte o pão em rodelas, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio até dourar, vai virar torrada. Depois retire do forno, deixe esfriar e assasse as torradas com as mãos, esmigalhando para fazer uma farofa pedaçuda (foto 8). Acrescente o queijo ralado, misture bem e reserve.

Acrescente a maionese ao peixe temperado, misture bem, até todos os filés ficarem lambuzados. Pegue cada filé lambuzado de maionese e passe pela farinha de pão. Empane muito bem. Unte uma assadeira com azeite (seja generoso na quantidade) e vá arrumando os filés de peixe já empanados. Leve ao forno médio até eles dourarem (no meu forno ficou mais ou menos 30 minutos). Com a ajuda de uma espátula retire os filés e sirva imediatamente.

 

Outras sugestões para o cardápio do Dia dos Namorados:

Fettucine ao Molho de Gorgonzola

Mousse de Chocolate

Comments

  1. Viviani says

    Olá! Boa tarde, estava buscando uma receitinha saudável e me deparei com seu blog, menina, o que é isso? Amei! Estou louca para fazer umas receitinhas, mas acredito que não será nada saudável, snif, hahahahaha.
    O bolo de chocolate, que loucura é aquela, vou fazer e depois te conto.
    Abraço.

  2. Viviani says

    Oi, estava buscando uma receitinha saudável e me deparei com seu blog, menina, o que é isso? Amei! Estou louca para fazer umas receitinhas, mas acredito que não será nada saudável, snif, hahahahaha.
    O bolo de chocolate, que loucura é aquela, vou fazer e depois te conto.
    Abraço.

  3. cassiano says

    achei interessantissimo seu blog gosto de cozinhar
    nao sou profissional mais perdi horas aqui olhando tudo com muita curiosidade
    e vontade de fazer tudo obrigado por tantas opções parabéns

  4. Suzana says

    Muito boa receita!!! Fiz no almoco hoje eu e meu marido quase brigamos pelo ultimo pedaco. Ao inves de passar na maionese passei no leite desnatado. Muito obrigada pela receita, se tiver mais algma saudavel com peixe ou frango.

  5. Patrícia Pinheiro says

    Parabéns pelo blog, é realmente excelente estou viciada!! rsrs
    Essa receita dá certo tbm com filé de frango?? Meu marido detesta peixe, mas gosta muito de empanados…

  6. sandra ap.lopes da silva. says

    oi adorei a receita mas gostaria d saber se o peixe nao vai solta agua no forno bjo e obrigada.

  7. Rosana Tipolt says

    Fiz esse peixe para o almoço de sabado, junto com uma salada de folhas, ficou um super almoço, gostoso e saudavel, parabens pela receita, aprovada

  8. says

    A aveia em flocos eu acho que talvez fique com gosto de cru, agora com farelo de aveia e queijo, eu acho que pode dar certo, mas não tentei para ter certeza Aline. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *