Pernil Assado com Abacaxi

pernil+assado

No fim da semana passada preparei aqui em casa esse Pernil Assado com Abacaxi, ele é muito fácil de fazer. Eu sei que tem gente, principalmente quem não tem muito traquejo na cozinha, que tem receio de fazer uma carne assada. Mas, com essa receita qualquer pessoa pode fazer. Que tal preparar essa receita para o próximo almoço em família? Você vai surpreender a todos, eu garanto.

Eu fiz com pernil desossado e servi com o molho que coloquei ontem aqui no blog, o Molho de Abacaxi para Assados (tipo chinês) e combinou perfeitamente. O agridoce do molho deu um toque super especial para a carne. Minha dica é sempre servir a carne acompanhada com um molho (esse ou outro), fica muito bom.

Agora vamos à receita, veja como é simples:

Pernil Assado com Abacaxi

Ingredientes

1 pedaço de pernil sem osso de 1,5 kg

5 dentes de alho

1 limão

3 colheres (de chá) de sal

1/2 xícara (de chá) de vinagre

1 colher (de chá) rasa de pimenta do reino

1 abacaxi bem maduro

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 colheres (de sopa) de açúcar

Modo de Preparo

No dia anterior coloque o pernil dentro de um saco plástico e coloque o alho amassado, o suco de limão, o sal, o vinagre, a pimenta do reino e meia xícara de chá de água. Feche o saco e massageie o pernil com o tempero. Deixe na geladeira.

No dia seguinte, forre uma assadeira com papel alumínio e unte com manteiga. Coloque rodelas de abacaxi, polvilhe um pouco de açúcar no abacaxi e o pernil por cima das rodelas. Cubra o pernil com outras rodelas de abacaxi, colocando pedacinhos de manteiga em cima das rodelas, polvilhando açúcar sobre elas (vai caramelar). Despeje o restante dos temperos que ficou no saco e feche muito bem o papel alumínio. Leve ao forno médio (uns 180 graus) por 2 horas e meia. Abra o papel alumínio, espete o pernil e veja se já está macio, se não estiver feche o papel alumínio e deixe assando um pouco mais. Se já estiver macio, deixe o papel alumínio aberto, pincele um pouco de manteiga e leve ao forno mais um tempo para dourar. O meu ficou cerca de 30 minutos.

Sirva o pernil quente acompanhado de um molho.

Observação:

Eu gosto de colocar o pernil em uma travessa e fatiar uma parte dele antes de servir, acho que facilita.

Dica:

  • Se quiser pode temperar o pernil em um recipiente qualquer, cubra com uma tampa ou papel filme e guarde na geladeira. Eu uso o saco plástico porque acho bem mais prático.

Comments

  1. says

    É sim Patricia, muito bom mesmo e esse molho que fiz para acompanhar é muito bom e dá uma nova vida para a carne.
    Obrigada por deixar um comentário e volte sempre por aqui.
    Beijos
    Patty

  2. Auleneide Marques says

    adorei suas sugestoes para as festas de fim de ano.Desejo a vc e a toda sua familia um Natal de paz e um ano novo de muitas realizaçoes.Foi muito bom te conhecer [virtual né kkk] suas receitas são divinas.Essas sugestões de presente amei vou fazer todas depois te falo o resultado. Abraço fica com Deus.

  3. SIDNEY DE LEMOS MENDES says

    REZA QUE EU TENHO CERTEZA QUE VAI FICAR UMA DELÍCIA. FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS SEUS FAMILIARES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *