Receita de Pernil de Porco Com Farofa

Aproveitei o feriado do dia 7 de setembro para fazer esta receita de pernil de porco com farofa, que já estava no meu freezer há alguns dias. Ele é muito prático, pois já veio temperado.

Antes de ir levar as crianças para ver o desfile cívico, já deixei ele pronto, então quando cheguei foi só fatiar  e fazer a farofa.

É uma boa opção para quando quiser fazer fazer um almoço/jantar bem prático. Mas tem um problema, este que comprei era bem pequeno, dá para umas 4 pessoas e tinha uma capa de gordura enooooorme. Deixei a capa de gordura para a carne não ficar seca e também na hora de fatiar pois ficava muito bonita, mas na hora de comer tirei, não dá gente, se fosse só um pouquinho ainda ia (pois a gorda aqui gosta de uma gordurinha assada), mas era muita gordura, arg.

Vamos lá:

Receita de Pernil de Porco Com Farofa

receita de pernil de porco com farofa

Ingredientes

1 pernil temperado

1  1/2 xícaras de água

1/2 xícara de vinho tinto seco

Para a farofa

1 cebola média

Farinha de mandioca crua quanto baste

Sal

Modo de Preparo

Retire o pernil da embalagem, coloque em uma assadeira, despeje por cima a água e depois o vinho. Feche muito bem com papel alumínio e leve para o forno por cerca de 1 hora. Depois deste tempo, retire o papel alumínio (com cuidado para não se queimar com o vapor) e deixe dourar ( no meu forno foi cerca de 30 minutos). Fatie o pernil e reserve.

Para a farofa

Escorra um pouco do óleo que juntou na assadeira. Coloque a assadeira na boca do fogão acesa e coloque a cebola bem picadinha para fritar, acrescente um pouco de sal e a farinha de mandioca aos poucos. Não deixe a farofa muito seca, pois fica ruim.

Clique nas fotos para ver maior

Obs: Se não quiser colocar o vinho, também fica bom. Ao invés de colocar 1 1/2 xícaras de água coloque 2.

Dica:

  • Se você comprou o pernil, mas não está temperado, tempere de um dia para o outro para ficar mais gostoso. Se quiser uma sugestão de tempero use o que fiz para o Lombo Assado Com Vinho e Flor de Sal, fica ótimo.

Não tirei fotos do preparo da farofa, pois é muito simples.

Já ia esquecendo de dizer o mais importante: Sim ele é gostoso. O tempero é bem suave, mas bem saboroso. Você encontra no supermercado de várias marcas.

Comments

  1. says

    OI amiga, vc é muito má, me põe pra ver esse pernil em plena hora de almoço e no meio de uma dieta!!!
    Nossa, deu ate agua na boca… essa farofinha então!!!
    Que bom que vc gostou do texto da Oprah, realmente é excelente.
    Não preciso dizer que já estou sua fã ne? Quem sabe algum dia vc me ajuda a cozinhar algo que nao seja agua ( eu sou uma negaçao )…

    SEguindo!!!

    Bjos

  2. Maura says

    Oi Patty, que coincidência eu tb fiz um pernil. mas comprei um com osso e usei a receita do Daniel Bork, estava a tempos desejando comer um, não vou nem postar porque não consegui fotos bonitas, mas o seu também ficou bonito e parece delicioso!!bjs
    Maura

  3. Marly says

    Oi, Patty,

    Nossa, gordo ou não, esse pernil ficou lindo (e parece muito saboroso)! Por coincidência, ontem também eu fiz um assado (filé mignon), que servi com farofa (pretendo publicar a receita mais adiante!).

    Um beijo e boa tarde.

  4. says

    Hummmmm, que lindo!
    Menina, sabe que domingo fiz pernil também? Só que não era temperado, aí fui temperar, resultado: salguei demais =( Mas pra não perder o pernil, desfiei e fiz uma farofa de cuscuz, que ficou uma delícia, e coincidentemente como o seu, também foi pernil com farofa né…

  5. says

    Suas receitas são mesmo de dar água na boca…
    Parabéns pelo capricho nas fotos e o detalhamento da receita.
    Voltarei mais vezes para outros banquetes!
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

  6. says

    Patty
    Adorei a receitinha, aliás, adorei o blog e tô segindo, viu?
    Vou lendo devagarinho os posts mais antigos.
    Também tenho um blog sobre coisas de casa, decoração,etc, e seria uma honra a sua visitinha e sua participação.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *