Purê de Macaxeira (mandioca, aipim)

Pure de macaxeira

Hoje venho com uma receita  básica, Purê de Macaxeira (aipim, mandioca). Ele é um ótimo acompanhamento para qualquer carne assada ou para qualquer carne ensopada, guisada. Mas, eu acho que ele nasceu para ser o acompanhamento perfeito para carne do sol e charque (opinião nada tendenciosa de uma nordestina, rs).

Se você quiser dar uma pesquisada aqui no blog, tem todas essas receitas de carnes. Ainda não sabe como pesquisar aqui? Muito simples, lá em cima, do lado direito do blog tem uma caixinha onde está escrito “Pesquise no blog”, daí é só colocar o nome do ingrediente ou da receita que você está procurando e clique no desenho da lupa que tem do lado, viu que é fácil?

Esse purê é facílimo de fazer e varia o purê de batata que todo mundo faz. Fora que ainda dá para você reaproveitar o aipim (macaxeira, mandioca) que você cozinhou para comer e sobrou.

Bem, veja como eu faço:

Receita de Purê de Macaxeira (aipim/mandioca)

Ingredientes (5 porções)

3 xícaras (de chá) de macaxeira cozida (aipim/mandioca)

1 e 1/2 xícara (de chá) de leite morno

2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina

Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe a macaxeira (aipim/mandioca) até ficar macia. Se você não souber cozinhar clique no link que tem logo abaixo da montagem de fotos.

Depois corte ao meio e retire a fibra que tem no meio da macaxeira e jogue fora. Corte em pedaços pequenos e amasse com um garfo, ou passe no espremedor de batatas ou faça como eu, bata no liquidificador com o leite.

Eu coloco um pouco do leite morno no liquidificador com o sal e bato com alguns pedaços da macaxeira, coloco na panela e faço tudo de novo até acabar todos os ingredientes. Faço isso aos poucos porque a macaxeira é muito pesada e força o liquidificador na hora de bater, ainda mais porque você não coloca tanto leite, senão ele fica líquido demais.

Depois da macaxeira toda batida (ou amassada) coloque na panela, acrescente a manteiga e volte ao fogo, mexendo até ferver. Prontinho, agora é só servir enquanto estiver quente.

Pure de macaxeira

Clique aqui e veja:

Como cozinhar macaxeira (aipim/mandioca)

Dicas:

  • Use sobras de macaxeira cozida para fazer essa receita.
  • Se tiver manteiga de garrafa, use, vai dar um sabor todo especial.
  • É muito mais fácil amassar a macaxeira quando ela estiver quente ou morna.

Comments

  1. Olegário José Malveira says

    Parabéns pelas receitas muito bem elaboradas com detalhes minuciosos alternativas.

  2. Silvana Pages says

    Olá, Patty. Vc tem alguma dica para me dar para que o purê de mandioca não fique liguento, gosmento ou coisa do tipo? Todas as vezes que faço algo com mandioca que precisa ser batido no liquificador, a massa fica com essa conscistência estranha, não fica como o purê de batatas, por exemplo. Obrigada! Silvana Pages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *